07h00 - sexta, 19/04/2024

Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio

Agricultores de Campilhas e Alto Sado apostam no regadio

A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes. Em comunicado enviado ao "SW", a associação revela que os contratos para a elaboração dos projetos de execução do reforço de água à barragem de Campilhas e do bloco de rega do concelho são assinados nesta sexta-feira, 19, pelas 15h00, na sua sede.
Os dois projetos resultam de numa candidatura da ARBCAS ao PDR 2020, "representando um investimento de 836.700 euros, financiados a 95%, [e] inserindo-se na ação e dinâmica necessária para combate às alterações climáticas".
Segundo a associação, os projetos visam, "por um lado, aumentar a resiliência dos sistemas existentes com o reforço do abastecimento de água através de novas origens, neste caso através da ligação de Alqueva à albufeira de Campilhas".
Por outro lado, continua a ARBCAS, o investimento vai "melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes, passando sistemas de rega por gravidade, a céu aberto, para sistemas de rega em pressão, aumentando a eficiência e reduzindo as perdas de água em 2.000 hectares".
"Este será o arranque da mudança esperada, para evitar a desertificação, numa das regiões mais afetadas pela escassez de água, sendo essencial unir esforços e tomar medidas robustas a pensar no futuro", conclui o comunicado da ARBCAS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 12/06/2024
Freguesias de
Odemira organizam
campos de férias
As juntas de freguesia do concelho de Odemira promovem, ao longo dos meses de verão, vários campos de férias para ocupação dos tempos livres dos mais jovens.
07h00 - segunda, 20/05/2024
Praia de Milfontes
perde na final da
Taça do Distrito
A equipa do Praia de Milfontes perdeu para o Moura AC a final da Taça do Distrito de Beja, que se realizou na tarde deste domingo, 19, na capital de distrito.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Festival de
dança em
Santiago do Cacém
Espetáculos, oficinas, apresentações, momentos dançantes e convívios são algumas das atividades da segunda edição do Festival ComDança, que está a decorrer em vários pontos do concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sexta, 10/05/2024
Santiago do Cacém tem
nova Loja do Cidadão
A cidade de Santiago do Cacém conta, desde o final de abril, com uma Loja do Cidadão, instalada no edifício do antigo Banco Nacional Ultramarino (BNU) e que resulta de um investimento avaliado em mais de 1,5 milhões de euros.
06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial