07h00 - quarta, 15/05/2024

Escolas do concelho
de Odemira no Plano
Nacional das Artes

Escolas do concelho de Odemira no Plano Nacional das Artes

Os alunos dos agrupamentos de escolas de Odemira, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes participaram, no passado dia 10 de maio, na CHÃO – Chamada às Artes e Odes/ I Mostra de Escolas Plano Nacional das Artes (PNA) & Amigos de Odemira.
A iniciativa teve início no cineteatro Camacho Costa, passando depois por vários locais da vila, onde alunos, professores e artistas "fincaram" os pés, "caminhando por um conjunto de espaços de encontro e partilha para, através das artes, pensar novas formas de viver a educação, a cultura e o património".
Tratou-se "de um desafio, sustentável e surpreendente, dentro e fora de portas, para dar a conhecer a terra lavrada pelas escolas PNA de mãos dadas com alguns amigos de sementeiras, bem como a aposta todo-o-terreno na imersão em diferentes áreas das artes e da educação", revela ao "SW" fonte oficial do PNA.
O Plano Nacional das Artes é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Cultura, que conta coma colaboração de diversas escolas espalhadas pelo país, entre as quais os agrupamentos de Odemira, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes.
A iniciativa tem como objetivos, entre outros, "assegurar a centralidade das artes e do património na formação ao longo da vida", "fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes", e "capacitar professores e educadores formais e não formais, artistas e mediadores, desenvolvendo conceitos, práticas e processos artísticos e pedagógicos que promovam a criatividade e o pensamento crítico.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/06/2024
Operação de
esterilização de gatos
errantes em Grândola
A equipa do Gabinete de Veterinária da Câmara de Grândola capturou, esterilizou e libertou 159 gatos errantes no concelho, na semana passada, tendo ainda recolhido 32 gatinhos que estão disponíveis para adoção.
07h00 - terça, 18/06/2024
Câmara de Grândola atribui
mais de 1ME às juntas de freguesia
A Câmara de Grândola vai atribuir, neste ano de 2024, mais de um milhão de euros às juntas de freguesia do concelho, no âmbito dos acordos de delegação de competências e de protocolos de colaboração.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Criminalidade voltou a aumentar
no Alentejo Litoral em 2023
A criminalidade aumentou, pelo quarto ano consecutivo, nos cinco concelhos do Alentejo Litoral, onde foram registados mais 161 crimes participados em 2023 face ao ano anterior.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Grândola
alerta para falta de
condições da estação
O presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, alertou para a falta de condições da Estação Ferroviária, salientando a importância deste serviço na "mobilidade do concelho e da região".
07h00 - quinta, 06/06/2024
Desafios do turismo no
Alentejo Litoral "em reflexão"
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promoveu nesta quarta-feira, 5, em Grândola e na Comporta, sessões de trabalho sobre os desafios do setor no território do Alentejo Litoral.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial