07h00 - sexta, 17/05/2024

Semana da Reabilitação
Urbana em Odemira

Semana da Reabilitação Urbana em Odemira

A Câmara de Odemira promove, a partir desta sexta-feira, 17, a Semana da Reabilitação Urbana, dinamizada no âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa um conjunto de incentivos à reabilitação do património edificado.
A iniciativa prolonga-se até à próxima sexta-feira, 24, contando no programa com exposições, apresentação de projetos, debates e a cerimónia de entrega do Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO).
A Semana da Reabilitação Urbana de Odemira arranca nesta sexta-feira, 17, pelas 16h00, no edifício da Moagem de Sabóia, com a inauguração de uma exposição sobre o projeto de recuperação deste espaço, da autoria da equipa José Adrião Arquitetos.
Um dos grandes destaques da iniciativa será o colóquio "Odemira Reabilita 2024", que se realiza no sábado, 18, assente nos temas "Regenerar", "Reinventar" e "Revelar". A iniciativa vai decorrer no auditório do edifício do ICNF em Odemira, arrancando pelas 10h00, com a presença do autarca Hélder Guerreiro na sessão de abertura.
Durante a manhã estão previstas as apresentações dos projetos de requalificação do núcleo antigo de São Teotónio e do parque ribeirinho, pela equipa de projetistas INPLENITUS, e das operações de reabilitação urbana em Odemira e São Teotónio, pela TERRAFORMA.
Segue-se uma sessão sobre alojamento local e a regeneração do centro histórico de Faro, pelo geógrafo Davide Alpestana. Este geógrafo participa depois no debate "A rua como produção de sociedade", moderado pelo vereador Pedro Ramos e que terá ainda as participações do arquiteto Vítor Matos e do engenheiro João Belard Correia.
O colóquio segue durante a tarde, a partir das 14h00, com a cerimónia de entrega dos prémios do PRUMO e a apresentação dos projetos premiados. Depois serão apresentados os projetos da Moagem de Sabóia e da Olaria Municipal de Odemira.
A fechar, terá lugar o debate "Memória e Reinvenção", moderado pela presidente da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (SRAOA), Cláudia Gaspar, e que terá como intervenientes os arquitetos José Adrião, Pedro de Oliveira, Inês Regato e Daniel Pinho.
Também no sábado, mas no Espaço CRIAR, em Odemira, será inaugurada às 18h00 a exposição "Odemira Reabilita 2024", que inclui os projetos candidatos ao PRUMO, uma mostra da SRAOA, e os projetos da Olaria Municipal de Odemira e do CEDI SW. A fechar o dia, haverá música no terraço do Espaço CRIAR, com Matheus Alcântara.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 12/06/2024
Freguesias de
Odemira organizam
campos de férias
As juntas de freguesia do concelho de Odemira promovem, ao longo dos meses de verão, vários campos de férias para ocupação dos tempos livres dos mais jovens.
07h00 - segunda, 20/05/2024
Praia de Milfontes
perde na final da
Taça do Distrito
A equipa do Praia de Milfontes perdeu para o Moura AC a final da Taça do Distrito de Beja, que se realizou na tarde deste domingo, 19, na capital de distrito.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Festival de
dança em
Santiago do Cacém
Espetáculos, oficinas, apresentações, momentos dançantes e convívios são algumas das atividades da segunda edição do Festival ComDança, que está a decorrer em vários pontos do concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sexta, 10/05/2024
Santiago do Cacém tem
nova Loja do Cidadão
A cidade de Santiago do Cacém conta, desde o final de abril, com uma Loja do Cidadão, instalada no edifício do antigo Banco Nacional Ultramarino (BNU) e que resulta de um investimento avaliado em mais de 1,5 milhões de euros.
06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial