07h00 - sexta, 17/05/2024

Semana da Reabilitação
Urbana em Odemira

Semana da Reabilitação Urbana em Odemira

A Câmara de Odemira promove, a partir desta sexta-feira, 17, a Semana da Reabilitação Urbana, dinamizada no âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa um conjunto de incentivos à reabilitação do património edificado.
A iniciativa prolonga-se até à próxima sexta-feira, 24, contando no programa com exposições, apresentação de projetos, debates e a cerimónia de entrega do Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO).
A Semana da Reabilitação Urbana de Odemira arranca nesta sexta-feira, 17, pelas 16h00, no edifício da Moagem de Sabóia, com a inauguração de uma exposição sobre o projeto de recuperação deste espaço, da autoria da equipa José Adrião Arquitetos.
Um dos grandes destaques da iniciativa será o colóquio "Odemira Reabilita 2024", que se realiza no sábado, 18, assente nos temas "Regenerar", "Reinventar" e "Revelar". A iniciativa vai decorrer no auditório do edifício do ICNF em Odemira, arrancando pelas 10h00, com a presença do autarca Hélder Guerreiro na sessão de abertura.
Durante a manhã estão previstas as apresentações dos projetos de requalificação do núcleo antigo de São Teotónio e do parque ribeirinho, pela equipa de projetistas INPLENITUS, e das operações de reabilitação urbana em Odemira e São Teotónio, pela TERRAFORMA.
Segue-se uma sessão sobre alojamento local e a regeneração do centro histórico de Faro, pelo geógrafo Davide Alpestana. Este geógrafo participa depois no debate "A rua como produção de sociedade", moderado pelo vereador Pedro Ramos e que terá ainda as participações do arquiteto Vítor Matos e do engenheiro João Belard Correia.
O colóquio segue durante a tarde, a partir das 14h00, com a cerimónia de entrega dos prémios do PRUMO e a apresentação dos projetos premiados. Depois serão apresentados os projetos da Moagem de Sabóia e da Olaria Municipal de Odemira.
A fechar, terá lugar o debate "Memória e Reinvenção", moderado pela presidente da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (SRAOA), Cláudia Gaspar, e que terá como intervenientes os arquitetos José Adrião, Pedro de Oliveira, Inês Regato e Daniel Pinho.
Também no sábado, mas no Espaço CRIAR, em Odemira, será inaugurada às 18h00 a exposição "Odemira Reabilita 2024", que inclui os projetos candidatos ao PRUMO, uma mostra da SRAOA, e os projetos da Olaria Municipal de Odemira e do CEDI SW. A fechar o dia, haverá música no terraço do Espaço CRIAR, com Matheus Alcântara.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 24/10/2024
Águas de Santo André
reduz perdas de água
A empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede em Vila Nova de Santo André, está a implementar um novo programa de gestão de redes de distribuição de água, para reduzir as perdas e "aumentar a eficiência do seu sistema".
07h00 - quinta, 24/10/2024
Câmara de Santiago
entregou Prémio
Literário Escolar
Os alunos Afonso Fernandes, Álvaro Silva e Clara Pexirra foram os vencedores da primeira edição do Prémio Literário Escolar – Escrever com Prazer, dinamizado pela Câmara de Santiago do Cacém para "promover a escrita, junto dos mais jovens".
07h00 - quarta, 23/10/2024
Câmara de Santiago do Cacém
vai reduzir taxa de IMI em 2025
A Câmara de Santiago do Cacém vai reduzir de 0,32% para 0,31% a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2025, mantendo a descida progressiva e beneficiando "um número significativo de famílias".
07h00 - segunda, 21/10/2024
Degradação das estradas preocupa
utentes de Santiago do Cacém
A "enorme degradação" das estradas que atravessam o concelho de Santiago do Cacém, bem como as da região, estão a preocupar a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Santiago do Cacém, que no sábado, 19, promoveu uma ação de luta sobre esta matéria.
07h00 - sexta, 18/10/2024
Santiago recorda
chegada do primeiro
automóvel a Portugal
O concelho de Santiago do Cacém recebe, neste fim de semana, dias 19 e 20 de outubro, uma iniciativa de reconstituição da chegada do primeiro automóvel a Portugal, comprado em 1895 por Jorge de Avillez e Paris, conde de Santiago do Cacém.

Data: 25/10/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial