As equipas do concelho de Odemira do Programa de Gestão de Caso para Doentes Crónicos com Multimorbilidade e dos Percursos Assistenciais da Insuficiência Cardíaca e Multimorbilidade, a administração da ULSLA e o médico Fernando Medina vão ser distinguidas pela Câmara Municipal neste domingo, 8.
A homenagem, agendada para as 10h30, vai decorrer na Igreja da Misericórdia de Odemira, durante a Sessão Solene do Dia do Município, sendo reconhecidos com a Medalha de Serviços Públicos um total de 12 profissionais de saúde.
Entre estes surgem os médicos Fernando Rivero e Lisandra Diaz, e os enfermeiros Hugo Mendonça, Vitor Gomes, Luís Gomes e Mónica Raimundo, que integram as equipas do Programa de Gestão de Caso para Doentes Crónicos com Multimorbilidade e dos Percursos Assistenciais da Insuficiência Cardíaca e Multimorbilidade e "que se destacaram pelo seu trabalho ao serviço do Alentejo e da comunidade odemirense".
"Este projeto traduz-se num novo modelo de prestação de cuidados, focado nas necessidades dos doentes e da sua família, proactivo e baseado na comunidade, que tem como pilar a coordenação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários, assentando numa equipa multidisciplinar", nota a Câmara Municipal.
Durante a sessão serão igualmente distinguidos com a medalha de Serviços Públicos do Município de Odemira os cinco membros do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, presidido por Catarina Filipe e que integra ainda Pedro Ruas, José Sousa e Costa, Zaida Alves e Ana Palmeirinha.
O Município de Odemira vai ainda atribuir a medalha de Serviços Públicos ao médico Fernando Manuel Medina, "pelo trabalho prestado ao serviço do Alentejo e da comunidade odemirense enquanto coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Odemira e da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos".
"A sua capacidade de liderança e o seu forte sentido de responsabilidade levaram-no a lutar pela reabilitação das extensões de saúde, no sentido de responder às necessidades da população e dignificar as condições de prestação de cuidados de saúde no território", destaca a Câmara Municipal.
As comemorações do Dia do Município incluem ainda, pelas 13h00, um almoço-convívio no recinto de festas da Capela da Nossa Senhora da Piedade e, às 21h30, um concerto dos Resistência no Jardim Ribeirinho de Odemira.