A Câmara de Grândola estabeleceu um protocolo com as autarquias de Aljustrel e de Mértola para a salvaguarda, valorização e desenvolvimento sustentável destes territórios mineiros.
A parceria foi estabelecida no âmbito do XV Encontro Anual dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico em Portugal, que decorreu na passada semana na aldeia mineira do Lousal.
O protocolo visa a "colaboração entre os referidos municípios para a definição e concretização de uma estratégia coletiva de salvaguarda do património mineiro, valorização dos seus ativos territoriais e promoção do desenvolvimento sustentável do território".
No momento da assinatura, o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, referiu a importância de "potenciar um nicho de mercado que é o Turismo Industrial e Geológico, comum às três câmaras que representam a Faixa Piritosa Ibérica em Portugal, desenvolvendo produtos turísticos que contribuam para a construção e desenvolvimento do futuro comum".