A empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede em Vila Nova de Santo André, está a implementar um novo programa de gestão de redes de distribuição de água, para reduzir as perdas e "aumentar a eficiência do seu sistema".
Segundo a empresa, desde 2021 que tem vindo a implementar o sistema Water Optimization for Network Efficiency (WONE), "vocacionado para a otimização do combate às perdas de água", o que permite "a sua monitorização online" e detetar "principalmente as fugas não visíveis".
"A implementação deste sistema permite à AdSA antecipar a deteção de fugas e reduzir perdas, melhorar o planeamento das intervenções de reparação e redução do seu custo, traz maior eficiência na utilização do recurso escasso que é a água e consequentemente uma redução do consumo de energia, diminuição do uso de reagentes e de emissões de CO2", acrescenta.
A AdSA refere ainda que "esta otimização traduz-se num conjunto de vantagens para os consumidores, nomeadamente, no que respeita à fiabilidade do serviço de abastecimento de água e à qualidade da água fornecida".