Valorizar e preservar a cantares de improviso nacionais é o grande objetivo da edição deste ano do Festival de Improviso "Despique e Baldão", que vai decorrer neste sábado, 2 de novembro, em Amoreiras-Gare, na freguesia de São Martinho das Amoreiras.
A iniciativa é promovida pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI), com os apoios da Câmara de Odemira e da Junta de São Martinho das Amoreiras e a colaboração da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras e da associação Terra e Gente.
Segundo o CVVCCI, o festival tem como objetivo "valorizar e preservar a cantares de improviso nacionais, em particular os do Baixo Alentejo, nomeadamente o cante ao despique e o cante ao baldão".
O programa do III Festival de Improviso "Despique e Baldão", que arranca pelas 15h00, inclui mesas-redondas, seguindo-se, às 17h00, uma sessão de cantares ao desafio e, pelas 21h30, um concerto com a presença de artistas do Alentejo, Minho, Açores, Madeira e Porto Santo.
No festival estarão igualmente presentes tocadores de viola campaniça, viola rajão, viola da terra, viola de arame, viola braguinha e concertinas.