07h00 - sexta, 21/02/2025

Autarcas do Alentejo
Litoral discutiram
mobilidade com o Governo

Autarcas do Alentejo Litoral discutiram mobilidade com o Governo

Os autarcas do Alentejo Litoral reuniram, na quarta-feira, 19, com a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, onde deram conta dos projetos que dependem da aprovação e apoio governamental "para dotar a região de um sistema de transportes coletivos que sirva eficazmente a população".
Segundo a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), durante a reunião a governante e a sua comitiva "ficaram a conhecer em detalhe a redução dos preços máximos dos passes para 20 euros desde o início deste ano, para lá da gratuitidade anteriormente atribuída aos títulos de transporte de estudantes e antigos combatentes".
Também "a gratuitidade do transporte para praias da região durante os meses de julho e agosto, um projeto inédito a nível nacional que se realiza há dois anos", foi apresentado à governante, acrescenta a mesma fonte em comunicado enviado ao "SW".
Relativamente ao futuro, continua a CIMAL, está "na calha" a criação de "quatro novos interfaces de transportes públicos de passageiros em Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines", assim como "a renovação da estrutura existente em Alcácer do Sal, tudo com verbas Fundo da Transição Justa (FTJ)".
Outra aspiração que vai continuar entre as exigências da CIMAL junto do Governo "é a redução do custo da travessia fluvial do rio Sado entre Tróia e Setúbal", enquanto na área da ferrovia foi reforçada, junto da secretária de Estado, "a necessidade de retomar o serviço regional de passageiros da CP na linha do Sul, servindo os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Odemira, com ligação a Santiago do Cacém e Sines".
Já na rodovia voltou a estar "em cima da mesa" a necessidade "urgente de reparar o troço do IC1 entre Palma e Alcácer do Sal e da Estrada Nacional 263 entre a Comporta e Alcácer do Sal".
Por seu lado, ao nível de novas vias, e para lá da transformação do IP8/A26 em autoestrada, "voltou a ser reforçada, por parte dos dirigentes da CIMAL, a necessidade de uma nova via com perfil de autoestrada para ligar Sines a Odemira", conclui o comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 19/04/2025
Evento solidário
em Santa Margarida
da Serra
A Associação Despert'Alfazema promove neste sábado, 19, um baile de Páscoa, de cariz solidário, em Santa Margarida da Serra, no concelho de Grândola.
07h00 - terça, 15/04/2025
GNR detém
suspeito de furto
em Grândola
Um homem, de 43 anos, foi detido nesta segunda-feira, 14, pela GNR por alegadamente furtar 120 litros de combustível num estaleiro, em Grândola.
07h00 - segunda, 14/04/2025
CDU candidata
Fátima Luzia à
Câmara de Grândola
A atual presidente da União das Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, Fátima Luzia, vai ser a candidata da CDU à Câmara de Grândola, de maioria comunista, nas eleições Autárquicas deste ano.
07h00 - sábado, 05/04/2025
Em abril há
"flores mil"
em Grândola
Passeios na natureza, workshops com flores e uma mostra gastronómica são alguns dos destaques de mais uma edição da iniciativa "Em abril, flores mil", que a Câmara de Grândola promove até início de maio.
07h00 - terça, 25/03/2025
Projeto da Mina
da Lagoa Salgada em
consulta pública
O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto da Mina da Lagoa Salgada, nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, para explorar cobre e outros metais, está em consulta pública, até 28 de abril.

Data: 17/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial