07h00 - sexta, 09/05/2025

Sudoeste Alentejano
quer captar mais turistas

Sudoeste Alentejano quer captar mais turistas

As entidades regionais de turismo do Alentejo e Ribatejo e do Algarve acabam de lançar um novo projeto de comunicação e gestão do branding do Sudoeste Alentejo, para captar mais visitantes para esta região, que abrange os concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique.
O projeto "Programa de comunicação e gestão de branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina", financiado pelo Turismo de Portugal, tem como objetivo "a valorização do património natural entre o interior e a costa, dos trilhos pedestres e cicláveis pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, das atividades náuticas e do artesanato e produtos locais".
"É um projeto que tem como objetivo diversificar os públicos turísticos que procuram este território e trabalhar a comunicação", tendo "uma componente ligada à gestão do produto" e outra "ligada à sustentabilidade social", explica ao "SW" o presidente da Turismo do Alentejo, José Manuel Santos.
Segundo este responsável, a meta não passa por "criar uma nova marca" turística, mas sim por "olhar para um território onde o turismo é muito importante e onde há produtos turísticos estruturados, mas que têm de ser geridos, apoiados e comunicados".
"Há um conjunto de produtos que queremos que sejam comercializados e cheguem aos catálogos dos operadores, mas que cheguem também diretamente ao consumidor final", frisa.
Nesse sentido, continua José Manuel Santos, o projeto tem como lema será 'Ao natural é melhor', "onde Odemira vai ter uma oportunidade muito interessante para a sua promoção".
O projeto vai ser dinamizado ao longo dos anos de 2025 e 2026, representando um investimento a rondar os 878 mil euros, sendo financiado a 90% pelo Turismo de Portugal.
No plano de ações estão previstas campanhas nos mercados português e espanhol, "nomeadamente no País Basco, Galiza e Andaluzia, com o objetivo claro de aumentar os fluxos turísticos e distribuí-los melhor ao longo do ano", revela José Manuel Santos.
A iniciativa inclui ainda a manutenção de mais de 400 km da Rota Vicentina, "que é o produto de maior sucesso na zona e muito importante para esbater a sazonalidade", acrescenta.
"O projeto está em 'velocidade de cruzeiro' e agora é executar até 2026, esperando que seja uma boa oportunidade para reforçar ainda mais a notoriedade de um território que é muito importante para o Turismo do Alentejo, porque estamos a falar da zona do Alentejo – a seguir a Évora e a Grândola – que tem mais turistas", conclui José Manuel Santos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 04/06/2025
Alcácer cria novo
Centro de Recolha
de Animais
O novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO) de Alcácer do Sal vai ser inaugurado nesta quarta-feira, 4, após um investimento superior a 384 mil euros.
07h00 - terça, 03/06/2025
Mês da Criança
na cripta do castelo
em Alcácer do Sal
A cripta arqueológica do castelo de Alcácer do Sal vai ser o "palco" das atividades educativas e culturais do Mês da Criança naquela cidade, durante este mês de junho.
07h00 - segunda, 02/06/2025
Novas estações
meteorológicas em
Ermidas e Torrão
A associação MeteoAlentejo acaba de instalar duas novas estações meteorológicas no Alentejo Litoral, uma em Ermidas-Sado (Santiago do Cacém) e outro no Torrão (Alcácer do Sal).
07h00 - sexta, 30/05/2025
Encontro de
Arqueologia em
Alcácer do Sal
A Câmara de Alcácer do Sal promove neste sábado, 31, a segunda edição do Encontro de Arqueologia de Alcácer do Sal, dinamizado em parceria com a Universidade de Évora, o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
07h00 - terça, 27/05/2025
PJ deteve
arguido escondido
em Alcácer do Sal
A Polícia Judiciária (PJ) localizou e deteve um homem de 51 anos que era procurado na sequência de uma condenação pelo crime de abuso de confiança à Segurança Social.

Data: 13/06/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial