Um total de 12 alunos, de vários ciclos de ensino, venceu a 10ª edição do concurso "Odemira a Ler +", cuja final decorreu no passado dia 6 de maio no cineteatro Camacho Costa e em que foram utilizados textos de Luís Vaz de Camões, no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento do autor.
O concurso concelhio de leitura foi promovido pela Biblioteca Municipal José Saramago, em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Odemira, entre os meses de janeiro e abril, tendo por objetivo "promover a leitura, o desenvolvimento da expressão e compreensão oral".
A iniciativa envolveu "alunos dos vários níveis de ensino do concelho dos agrupamentos e escolas não agrupadas", chegando à final 51 jovens.
Na final acabaram por ser distinguidos 12 vencedores (dois alunos e um aluno de Português Língua Não Materna por cada nível de ensino), sendo que no 1º Ciclo triunfaram Mariana Costa (Agrupamento de Escolas de São Teotónio), Martim Alves (Agrupamento de Escolas de Colos) e Nina Pines (Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes).
No 2º Ciclo foram vencedores Jamilah Queimado (Agrupamento de Escolas de Sabóia), Francisco Batista e Aron Eckmann (ambos do Agrupamento de Escolas de Colos), enquanto no 3º Ciclo venceram Anna Hashlag (Agrupamento de Escolas de Colos), Miguel Modesto e Maria Raposo (os dois do Agrupamento de Escolas de Odemira).
Por fim, entre os alunos do Secundário ganharam Margarida Jorge (Colégio Nossa Senhora da Graça, de Vila Nova de Milfontes), José Lima e Sujita Magar (ambos do Agrupamento de Escolas de Odemira).
A final do 10ª edição do concurso "Odemira a Ler +" teve a presença da vereadora Isabel Palma, da coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Maria José Alves, e de Sílvia Laureano Costa enquanto membros do júri.