17h21 - quinta, 08/12/2016

A importância do Poder Local


Carlos Pinto
Na próxima segunda-feira, 12 de Dezembro, celebram-se 40 anos de Poder Local Democrático em Portugal. Foi nessa data, no ano de 1976, que os portugueses puderam pela primeira vez eleger os órgãos de governação local em consciência e, sobretudo, em liberdade. Uma conquista para o povo que se traduziu igualmente num período de grande transformação nas nossas terras, que puderam desde então alimentar (e concretizar) a ambição de ter mais e melhores condições de vida para todos.
Portugal não seria o que é hoje sem o Poder Local. E quem como todos nós está mais longe dos grandes centros urbanos sabe bem do que estamos a falar. As nossas pequenas cidades, vilas e aldeias seriam hoje locais bem menos apetrechados e pouco apetecíveis para viver não fosse (e seja) a acção das câmaras municipais e das juntas de freguesia, que muitas vezes vão além das suas competências mais directas para proporcionar o desenvolvimento social e económico dos seus territórios.
Sem Poder Local haveria hoje lugares e montes sem uma estrada de acesso em condições. Teríamos aldeias sem as mais básicas das infra-estruturas, desde o saneamento à electricidade. Ou ainda vilas e cidades sem equipamentos educativos, sociais, culturais e/ou recreativos com o nível de qualidade que se encontra nas grandes urbes.
As eleições Autárquicas de 1976 – e as quatro décadas de Poder Local que se seguiram – são, por tudo isto, um momento histórico para os portugueses que não se pode perder nos confins da memória. É que para entender o presente e melhor desenhar o futuro, há que saber o que foi o passado. Daí que se saúde a decisão da Câmara Municipal de Odemira de promover por estes dias um programa comemorativo que assinala com dignidade esta data histórica no Portugal pós-25 de Abril. É assim que se promove a cidadania e valoriza a Liberdade.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/05/2018
Secretária de Estado inaugura
novas extensões de Saúde
A secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inagura nesta quarta-feira, 23, as novas extensões de Saúde das localidades de Torrão (no concelho de Alcácer do Sal) e de Alvalade-Sado (Santiago do Cacém).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Alcácer do Sal cria
rede de bibliotecas
Criar uma estrutura de cooperação com todas as bibliotecas do concelho de Alcácer de Sal é o principal objectivo do protocolo assinado esta terça-feira, 22, que oficializou a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Câmara de Santiago
estabiliza talude
A Câmara de Santiago do Cacém está a proceder a trabalhos de estabilização do talude situado na rua Professor Egas Moniz, na sede de concelho, num investimento avaliado em 10 mil euros.
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial