10h34 - quinta, 22/12/2016

Ikigai para 2017!


Cláudia Silva
Chegado o fim de mais um ano, muitos serão os objetivos que se desejam para o novo ano que se avizinha. A saúde é sem dúvida um dos aspetos que as pessoas mais valorizam nas suas vidas. A expectativa de vida é a medida de saúde mais utilizada para a traduzir, ainda que contemple apenas a duração de vida e não a qualidade de vida das pessoas. De acordo com dados da OCDE e OMS, o Japão está entre os países com maior longevidade, sendo que a atual expectativa de vida atual de 83,7 anos. Em particular, Ogimi, uma vila da ilha japonesa Okinawa, é conhecida pela existência de vários habitantes centenários, tendo, por isso, os seus costumes despertado o interesse de muitos. O que poderá justificar tal elevado índice de longevidade? Recentemente, Héctor García e Francesc Miralles, publicaram o livro "Ikigai – Viva bem até aos cem", onde se podem ler alguns dos costumes dos habitantes na grande idade de Ogimi. Entre estes, destaco os seguintes: 1. Manter a atividade - Os japoneses continuam a trabalhar e a realizar várias atividades para além da idade da reforma por opção, pois acreditam que deixar de fazer as coisas que se sabe e gosta leva à perda do sentido da vida. 2. Não comer até ficar cheio - As refeições dos habitantes da vila de Ogimi apresentam baixo teor de sal e são ricas em peixe, legumes, tofu e batata-doce. É também costume parar de comer quando estão 80% satisfeitos, e comem em pratos pequenos para evitar excessos na alimentação. 3. A calma - O stress é visto como uma das maiores causas do envelhecimento, pelo que organizam o seu tempo de forma eficiente por forma a viverem uma vida sossegada: "quando deixamos para trás as urgências, o tempo e a vida ganham um novo significado". 4. Bons amigos - As verdadeiras amizades são valorizadas, sendo um remédio para ultrapassar os maus momentos, contribuindo para uma maior satisfação e evitar doenças como a depressão. 5. A natureza - O contato com a natureza é privilegiado, sendo o Shinrin-yoku uma terapia popular que permite relaxar e repor as energias precisamente através desse contacto. 6. A gratidão e o sorriso - Cada minuto de vida é valorizado. Esta deve ser vivida com um sorriso nos lábios e agradecidos por tudo o que trás felicidade. Maemuki é uma expressão japonesa que significa olhar para frente, ser positivo em relação a tudo que acontece a nossa volta. 7. Viva o momento - O provérbio "Ashita wa ashita, kyo wa kyou", significa: "Amanhã é amanhã, hoje é hoje", havendo a crença de que os dias são para ser vividos um de cada vez! 8. Siga o seu ikigai, que significa "propósito de vida". Os japoneses acreditam que é importante ter uma razão para sair da cama todas as manhãs para sermos felizes, e que todas as pessoas têm dentro de si, uma paixão, um talento que pode e deve ser explorado.
De todos os costumes desta cultura aqui espelhados, este último parece-me o mais importante para um envelhecimento saudável. Ter uma razão para viver será com certeza determinante para uma vida feliz, quer esteja ainda a viver a sua juventude ou já na grande idade! Que 2017 possa ser um ano de resoluções, e quem sabe com um novo ikigai!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 17/07/2018
AM Odemira aprova
moções do Bloco
Os eleitos na Assembleia Municipal de Odemira aprovaram, por unanimidade, duas moções apresentadas pelo Bloco de Esquerda (BE), uma contra a prospecção de petróleo e outra contra a utilização de glifosato.
07h00 - terça, 17/07/2018
Atendimento alargado na
Segurança Social de Odemira
Humanizar e optimizar os serviços, reduzir os tempos de espera e aumentar a eficácia na capacidade de resposta: são estes os objectivos da Segurança Social com as mudanças que vai introduzir no seu Serviço Local de Atendimento de Odemira a partir do dia 23 de Julho.
07h00 - terça, 17/07/2018
Canoístas "ligaram"
Milfontes a Porto Covo
Os clubes de canoagem do concelho de Odemira celebraram um total de quatro vitórias na quarta etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, que decorreu no sábado, 14, no Alentejo Litoral.
00h00 - segunda, 16/07/2018
CM Alcácer do Sal
investiu 303 mil euros
no transporte escolar
A Câmara de Alcácer do Sal investiu um total de pouco mais de 303 mil euros no transporte escolar de centenas de jovens e crianças do concelho ao longo do ano lectivo 2017-2018.
00h00 - segunda, 16/07/2018
CM Santiago garante
nadadores-salvadores
para duas praias
A Câmara de Santiago do Cacém já assegurou a contratação dos nadadores-salvadores que vão estar de serviço neste Verão nas praias da Fonte do Cortiço e do Porto das Carretas.

Data: 06/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial