10h34 - quinta, 22/12/2016

Ikigai para 2017!


Cláudia Silva
Chegado o fim de mais um ano, muitos serão os objetivos que se desejam para o novo ano que se avizinha. A saúde é sem dúvida um dos aspetos que as pessoas mais valorizam nas suas vidas. A expectativa de vida é a medida de saúde mais utilizada para a traduzir, ainda que contemple apenas a duração de vida e não a qualidade de vida das pessoas. De acordo com dados da OCDE e OMS, o Japão está entre os países com maior longevidade, sendo que a atual expectativa de vida atual de 83,7 anos. Em particular, Ogimi, uma vila da ilha japonesa Okinawa, é conhecida pela existência de vários habitantes centenários, tendo, por isso, os seus costumes despertado o interesse de muitos. O que poderá justificar tal elevado índice de longevidade? Recentemente, Héctor García e Francesc Miralles, publicaram o livro "Ikigai – Viva bem até aos cem", onde se podem ler alguns dos costumes dos habitantes na grande idade de Ogimi. Entre estes, destaco os seguintes: 1. Manter a atividade - Os japoneses continuam a trabalhar e a realizar várias atividades para além da idade da reforma por opção, pois acreditam que deixar de fazer as coisas que se sabe e gosta leva à perda do sentido da vida. 2. Não comer até ficar cheio - As refeições dos habitantes da vila de Ogimi apresentam baixo teor de sal e são ricas em peixe, legumes, tofu e batata-doce. É também costume parar de comer quando estão 80% satisfeitos, e comem em pratos pequenos para evitar excessos na alimentação. 3. A calma - O stress é visto como uma das maiores causas do envelhecimento, pelo que organizam o seu tempo de forma eficiente por forma a viverem uma vida sossegada: "quando deixamos para trás as urgências, o tempo e a vida ganham um novo significado". 4. Bons amigos - As verdadeiras amizades são valorizadas, sendo um remédio para ultrapassar os maus momentos, contribuindo para uma maior satisfação e evitar doenças como a depressão. 5. A natureza - O contato com a natureza é privilegiado, sendo o Shinrin-yoku uma terapia popular que permite relaxar e repor as energias precisamente através desse contacto. 6. A gratidão e o sorriso - Cada minuto de vida é valorizado. Esta deve ser vivida com um sorriso nos lábios e agradecidos por tudo o que trás felicidade. Maemuki é uma expressão japonesa que significa olhar para frente, ser positivo em relação a tudo que acontece a nossa volta. 7. Viva o momento - O provérbio "Ashita wa ashita, kyo wa kyou", significa: "Amanhã é amanhã, hoje é hoje", havendo a crença de que os dias são para ser vividos um de cada vez! 8. Siga o seu ikigai, que significa "propósito de vida". Os japoneses acreditam que é importante ter uma razão para sair da cama todas as manhãs para sermos felizes, e que todas as pessoas têm dentro de si, uma paixão, um talento que pode e deve ser explorado.
De todos os costumes desta cultura aqui espelhados, este último parece-me o mais importante para um envelhecimento saudável. Ter uma razão para viver será com certeza determinante para uma vida feliz, quer esteja ainda a viver a sua juventude ou já na grande idade! Que 2017 possa ser um ano de resoluções, e quem sabe com um novo ikigai!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial