10h34 - quinta, 22/12/2016

Ikigai para 2017!


Cláudia Silva
Chegado o fim de mais um ano, muitos serão os objetivos que se desejam para o novo ano que se avizinha. A saúde é sem dúvida um dos aspetos que as pessoas mais valorizam nas suas vidas. A expectativa de vida é a medida de saúde mais utilizada para a traduzir, ainda que contemple apenas a duração de vida e não a qualidade de vida das pessoas. De acordo com dados da OCDE e OMS, o Japão está entre os países com maior longevidade, sendo que a atual expectativa de vida atual de 83,7 anos. Em particular, Ogimi, uma vila da ilha japonesa Okinawa, é conhecida pela existência de vários habitantes centenários, tendo, por isso, os seus costumes despertado o interesse de muitos. O que poderá justificar tal elevado índice de longevidade? Recentemente, Héctor García e Francesc Miralles, publicaram o livro "Ikigai – Viva bem até aos cem", onde se podem ler alguns dos costumes dos habitantes na grande idade de Ogimi. Entre estes, destaco os seguintes: 1. Manter a atividade - Os japoneses continuam a trabalhar e a realizar várias atividades para além da idade da reforma por opção, pois acreditam que deixar de fazer as coisas que se sabe e gosta leva à perda do sentido da vida. 2. Não comer até ficar cheio - As refeições dos habitantes da vila de Ogimi apresentam baixo teor de sal e são ricas em peixe, legumes, tofu e batata-doce. É também costume parar de comer quando estão 80% satisfeitos, e comem em pratos pequenos para evitar excessos na alimentação. 3. A calma - O stress é visto como uma das maiores causas do envelhecimento, pelo que organizam o seu tempo de forma eficiente por forma a viverem uma vida sossegada: "quando deixamos para trás as urgências, o tempo e a vida ganham um novo significado". 4. Bons amigos - As verdadeiras amizades são valorizadas, sendo um remédio para ultrapassar os maus momentos, contribuindo para uma maior satisfação e evitar doenças como a depressão. 5. A natureza - O contato com a natureza é privilegiado, sendo o Shinrin-yoku uma terapia popular que permite relaxar e repor as energias precisamente através desse contacto. 6. A gratidão e o sorriso - Cada minuto de vida é valorizado. Esta deve ser vivida com um sorriso nos lábios e agradecidos por tudo o que trás felicidade. Maemuki é uma expressão japonesa que significa olhar para frente, ser positivo em relação a tudo que acontece a nossa volta. 7. Viva o momento - O provérbio "Ashita wa ashita, kyo wa kyou", significa: "Amanhã é amanhã, hoje é hoje", havendo a crença de que os dias são para ser vividos um de cada vez! 8. Siga o seu ikigai, que significa "propósito de vida". Os japoneses acreditam que é importante ter uma razão para sair da cama todas as manhãs para sermos felizes, e que todas as pessoas têm dentro de si, uma paixão, um talento que pode e deve ser explorado.
De todos os costumes desta cultura aqui espelhados, este último parece-me o mais importante para um envelhecimento saudável. Ter uma razão para viver será com certeza determinante para uma vida feliz, quer esteja ainda a viver a sua juventude ou já na grande idade! Que 2017 possa ser um ano de resoluções, e quem sabe com um novo ikigai!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 19/01/2018
Autarca de Odemira assume
mandato com "ambição"
O ano de 2018 será o primeiro do último mandato de José Alberto Guerreiro à frente da Câmara de Odemira.
00h00 - sexta, 19/01/2018
Sorteio da campanha
de Natal em Odemira
A Câmara de Odemira promove nesta sexta-feira, 19 de Janeiro, o sorteio dos prémios relativos à campanha "Natal é no Comércio Local", promovida pela autarquia e a que aderiram 94 comerciantes do concelho.
00h00 - sexta, 19/01/2018
Dário Guerreiro vai
liderar PS de Odemira
Dário Guerreiro, actual presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, é o único candidato à presidência da comissão política da Concelhia de Odemira do Partido Socialista.
00h00 - sexta, 19/01/2018
NDCO em bom plano
no nacional de estrada
Além de José Ferreira, foram mais 10 os atletas do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira presentes no Jamor a 13 de Janeiro, para o Campeonato Nacional de Estrada.
00h00 - sexta, 19/01/2018
Atleta do NDCOdemira
campeão aos 75 anos
Na sua estreia oficial como atleta federado do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO), a 13 de Janeiro, José Ferreira sagrou-se campeão nacional de estrada de 2018 na categoria de Veteranos 75.

Data: 19/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial