17h11 - quinta, 12/01/2017

Integração é fundamental


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira juntou-se aos municípios de Lleida (Espanha) e Follonica (Itália) no projecto transnacional "Growing Together – Capacitação de Imigrantes como Cidadãos e Educadores Locais". Tal como lhe contamos nesta edição do "SW", a iniciativa, que tem a colaboração do Agrupamento de Escolas de São Teotónio, tem como público-alvo os adultos imigrantes que residem naquela que é a maior freguesia de Portugal e que são, simultaneamente, encarregados de educação. A ideia é contribuir para a devida integração destes numa sociedade "intercultural dinâmica", através da promoção de diversas acções "com vista a uma melhor integração dos cidadãos imigrantes" e uma maior participação na educação escolar dos seus filhos.
Ora este projecto vai, precisamente, naquela que deve ser uma prioridade nos tempos que correm, onde as fronteiras deixaram de ser barreiras intransponíveis e há cada vez mais pessoas a residir (e a trabalhar) longe dos seus locais de origem. São os asiáticos que chegam à Europa, os europeus que se mudam para o Médio Oriente, os africanos que migram para o continente americano ou os americanos do norte que arriscam uma nova vida em Pequim ou Tóquio. É neste enquadramento que se coloca como essencial um trabalho concreto, concertado e abrangente junto destas populações imigrantes, no sentido de possibilitar a sua plena integração na comunidade, com garantia de direitos e a noção dos deveres.
Daí que o projecto agora iniciado pela Câmara de Odemira, a que se juntam todas as medidas/iniciativas em curso no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante, se revela extremamente importante para alcançar essa meta. Garantir que esses imigrantes se tornem em encarregados de educação na verdadeira acepção da expressão, presentes e activos, será fundamental para que os seus filhos se venham a tornar cidadãos de pleno direito. Porque serão eles os homens e as mulheres de amanhã nas nossas aldeias e vilas. E é com eles que temos de construir o nosso futuro.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/05/2018
Secretária de Estado inaugura
novas extensões de Saúde
A secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inagura nesta quarta-feira, 23, as novas extensões de Saúde das localidades de Torrão (no concelho de Alcácer do Sal) e de Alvalade-Sado (Santiago do Cacém).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Alcácer do Sal cria
rede de bibliotecas
Criar uma estrutura de cooperação com todas as bibliotecas do concelho de Alcácer de Sal é o principal objectivo do protocolo assinado esta terça-feira, 22, que oficializou a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Câmara de Santiago
estabiliza talude
A Câmara de Santiago do Cacém está a proceder a trabalhos de estabilização do talude situado na rua Professor Egas Moniz, na sede de concelho, num investimento avaliado em 10 mil euros.
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial