17h50 - quinta, 26/01/2017

Políticas com sentido


Carlos Pinto
Num mundo muito versátil, onde se multiplicam as ideias, as oportunidades e a coragem de ter iniciativas empresariais, falta muitas vezes aquele "clique" fundamental que permite, fundamentalmente aos mais jovens, concretizar os seus projectos empresariais.
É certo que ainda estamos confrontados com exigências burocráticas que muitas vezes não fazem sentido e, por outro lado, dificuldades de acesso ao crédito que são uma verdadeira barreira para fomentar o tal espírito empreendedor que todos gostamos muito de exigir e apregoar,mas que está muitas vezes "barrado" por inimagináveis dificuldades.
É neste contexto que não pode passar despercebida toda a dinâmica implementada pela Câmara de Odemira neste domínio. De facto, a raiz e a dimensão entretanto cimentadas pelo projecto "Odemira Empreende" são, nas suas várias facetas, uma acção fundamental e exemplar que manifesta com clareza aquilo que deve ser o carácter das políticas públicas: proactividade e trabalho estratégico para fomentar dinâmicas positivas! Neste caso, na área empresarial.
Dirão os mais cépticos que é possível fazer mais e melhor. Até pode ser verdade! Mas uma coisa parece muita óbvia para quem tem honestidade intelectual: Odemira definiu uma estratégia, implementou-a no terreno e está a consolidá-la em cada dia que passa, num caminho que é árduo e exigente mas que, não temos dúvidas sobre isso, já está a dar frutos e irá dar muitos mais.
Como "Roma e Pavia não se fizeram num dia"... também a concretização sólida do desenvolvimento económico é um percurso sempre inacabado, que requer visão, trabalho e profissionalismo. E isso, creio que todos concordamos, parece ser coisa que não falta naquilo que é a determinação política e técnica que está na base deste "Odemira Empreende".



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 18/01/2018
DECO dá apoio
jurídico em Odemira
A DECO/ Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor inicia nesta quinta-feira, 18, as sessões gratuitas de atendimento ao consumidor na vila de Odemira em 2018, que decorrerão sempre na terceira quinta-feira de cada mês.
07h00 - quinta, 18/01/2018
CM Sines faz mais obras
no Bairro 1º de Maio
A Câmara de Sines vai avançar com a segunda fase do projecto de reabilitação do espaço público do Bairro 1º de Maio, depois do Alentejo 2020 ter dado "luz verde" à candidatura a fundos comunitários apresentada à autarquia.
07h00 - quinta, 18/01/2018
Autarca de Santiago
elogia linha Sines-Caia
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém considera que a construção da ligação ferroviária entre Sines e Caia, na fronteira com Espanha, "é uma obra decisiva para o desenvolvimento" do Alentejo Litoral.
07h00 - quarta, 17/01/2018
Alerta para agravamento do
estado do mar no Sudoeste
A Capitania do Porto de Sines lançou um aviso para um novo agravamento do estado do mar partir da tarde desta quarta-feira, 17 de Janeiro, em que as ondas podem atingir os cinco metros de altura.
07h00 - quarta, 17/01/2018
CM Sines reabilita
parque infantil
A Câmara de Sines já concluiu os trabalhos de reabilitação do parque infantil do bairro Júdice Fialho, onde foram instalados novos equipamentos de recreio e lazer, um novo piso e máquinas de fitness ao ar livre.

Data: 05/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial