17h50 - quinta, 26/01/2017

Políticas com sentido


Carlos Pinto
Num mundo muito versátil, onde se multiplicam as ideias, as oportunidades e a coragem de ter iniciativas empresariais, falta muitas vezes aquele "clique" fundamental que permite, fundamentalmente aos mais jovens, concretizar os seus projectos empresariais.
É certo que ainda estamos confrontados com exigências burocráticas que muitas vezes não fazem sentido e, por outro lado, dificuldades de acesso ao crédito que são uma verdadeira barreira para fomentar o tal espírito empreendedor que todos gostamos muito de exigir e apregoar,mas que está muitas vezes "barrado" por inimagináveis dificuldades.
É neste contexto que não pode passar despercebida toda a dinâmica implementada pela Câmara de Odemira neste domínio. De facto, a raiz e a dimensão entretanto cimentadas pelo projecto "Odemira Empreende" são, nas suas várias facetas, uma acção fundamental e exemplar que manifesta com clareza aquilo que deve ser o carácter das políticas públicas: proactividade e trabalho estratégico para fomentar dinâmicas positivas! Neste caso, na área empresarial.
Dirão os mais cépticos que é possível fazer mais e melhor. Até pode ser verdade! Mas uma coisa parece muita óbvia para quem tem honestidade intelectual: Odemira definiu uma estratégia, implementou-a no terreno e está a consolidá-la em cada dia que passa, num caminho que é árduo e exigente mas que, não temos dúvidas sobre isso, já está a dar frutos e irá dar muitos mais.
Como "Roma e Pavia não se fizeram num dia"... também a concretização sólida do desenvolvimento económico é um percurso sempre inacabado, que requer visão, trabalho e profissionalismo. E isso, creio que todos concordamos, parece ser coisa que não falta naquilo que é a determinação política e técnica que está na base deste "Odemira Empreende".



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/05/2018
Secretária de Estado inaugura
novas extensões de Saúde
A secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inagura nesta quarta-feira, 23, as novas extensões de Saúde das localidades de Torrão (no concelho de Alcácer do Sal) e de Alvalade-Sado (Santiago do Cacém).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Alcácer do Sal cria
rede de bibliotecas
Criar uma estrutura de cooperação com todas as bibliotecas do concelho de Alcácer de Sal é o principal objectivo do protocolo assinado esta terça-feira, 22, que oficializou a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Câmara de Santiago
estabiliza talude
A Câmara de Santiago do Cacém está a proceder a trabalhos de estabilização do talude situado na rua Professor Egas Moniz, na sede de concelho, num investimento avaliado em 10 mil euros.
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial