17h50 - quinta, 26/01/2017

Políticas com sentido


Carlos Pinto
Num mundo muito versátil, onde se multiplicam as ideias, as oportunidades e a coragem de ter iniciativas empresariais, falta muitas vezes aquele "clique" fundamental que permite, fundamentalmente aos mais jovens, concretizar os seus projectos empresariais.
É certo que ainda estamos confrontados com exigências burocráticas que muitas vezes não fazem sentido e, por outro lado, dificuldades de acesso ao crédito que são uma verdadeira barreira para fomentar o tal espírito empreendedor que todos gostamos muito de exigir e apregoar,mas que está muitas vezes "barrado" por inimagináveis dificuldades.
É neste contexto que não pode passar despercebida toda a dinâmica implementada pela Câmara de Odemira neste domínio. De facto, a raiz e a dimensão entretanto cimentadas pelo projecto "Odemira Empreende" são, nas suas várias facetas, uma acção fundamental e exemplar que manifesta com clareza aquilo que deve ser o carácter das políticas públicas: proactividade e trabalho estratégico para fomentar dinâmicas positivas! Neste caso, na área empresarial.
Dirão os mais cépticos que é possível fazer mais e melhor. Até pode ser verdade! Mas uma coisa parece muita óbvia para quem tem honestidade intelectual: Odemira definiu uma estratégia, implementou-a no terreno e está a consolidá-la em cada dia que passa, num caminho que é árduo e exigente mas que, não temos dúvidas sobre isso, já está a dar frutos e irá dar muitos mais.
Como "Roma e Pavia não se fizeram num dia"... também a concretização sólida do desenvolvimento económico é um percurso sempre inacabado, que requer visão, trabalho e profissionalismo. E isso, creio que todos concordamos, parece ser coisa que não falta naquilo que é a determinação política e técnica que está na base deste "Odemira Empreende".



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 25/06/2017
Ultra-maratona
liga Melides a Tróia
O areal da costa do concelho de Grândola recebe na manhã deste domingo, 25, mais uma edição da já tradicional Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, que contará com a participação de cerca de 200 atletas.
00h00 - domingo, 25/06/2017
Saneamento básico em
bairro do Carvalhal
A Câmara de Grândola e a empresa MAJA Construções assinaram esta semana o contrato de empreitada para construção do saneamento básico no bairro dos Pescadores, no Carvalhal.
00h00 - sábado, 24/06/2017
Dia do Pescador
na Azenha do Mar
A pequena aldeia piscatória da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, recebe este sábado, 24 de Junho, a 15ª edição das comemorações do "Dia do Pescador".
00h00 - sábado, 24/06/2017
Corrida do Porto
de Sines este sábado
As ruas de Sines recebem este sábado, 24 de Junho, a segunda edição da Corrida do Porto de Sines, iniciativa integrada nas comemorações do 40º aniversário da infra-estrutura.
00h00 - sábado, 24/06/2017
Taça de Portugal de
trampolins em Sines
O Pavilhão Multiusos de Sines recebe este fim-de-semana, dias 24 e 25 de Junho, a Taça de Portugal de Trampolins, prova que contará com a participação de 46 clubes e mais de 300 atletas.

Data: 16/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial