17h21 - quinta, 09/02/2017

Um atentado ao nosso futuro


Carlos Pinto
O consórcio petrolífero que junta a italiana Eni à portuguesa GALP pode avançar em breve com os trabalhos de prospecção de petróleo e gás natural ao largo de toda a Costa Alentejana, desde Sines até Aljezur. O assunto tem estado na ordem do dia em toda a região e merece bem a atenção que lhe tem sido prestada: é que não falamos de um mero furo no mar, inócuo e sem efeitos de maior, mas sim de uma operação de alto risco e que pode ter repercussões gravíssimas para o ambiente e para a biodiversidade locais.
É bem certo que Portugal precisa de encontrar meio de diminuir o peso dos combustíveis no "bolo" total das importações nacionais. Mas tal não deve ser feito à custa daquilo que temos de melhor: uma costa marítima fantástica que mantém bem conservados os seus principais valores naturais, num território que atrai cada vez mais turistas (portugueses e estrangeiros) e que tem condições únicas para uma agricultura de excelência e de elevada qualidade.
É por tudo isto que quem de direito tem de olhar a sério para esta questão. Por que em causa não está uma "guerra" entre ambientalistas e industriais, mas sim o futuro desta região, provavelmente a mais bela de Portugal! E caso não haja o "volte face" exigido por ambientalistas, autarcas (da esquerda à direita) e outros agentes económicos, podemos bem vir a assistir em tempo real a um verdadeiro atentado ao futuro do Alentejo Litoral e de todos aqueles que nele residem e/ou trabalham.

2. O "Jornal Sudoeste" celebrou esta semana o seu terceiro aniversário. Três anos em que percorremos o Alentejo Litoral de lés-a-lés, dando a conhecer o que de melhor se faz por estas bandas no plano político, social, empresarial, desportivo e cultural. Um trabalho exigente que nos enche de orgulho e que nos motiva a fazer ainda mais e melhor nos anos que se seguem. Em nome do Alentejo Litoral e, sobretudo, dos nossos leitores.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 20/08/2017
CM Sines conclui obras
no bairro 1º de Maio
Estão concluídas as obras da primeira fase da reabilitação do espaço público do Bairro 1º de Maio, na cidade de Sines, promovidas pela autarquia local e avaliadas em cerca de 158 mil euros.
00h00 - domingo, 20/08/2017
Aldeia do Pico vai ter
Centro Comunitário
A Aldeia do Pico, no concelho de Grândola, vai ter um novo Centro Comunitário, obra da Câmara Municipal da "vila morena" que está avaliada em cerca de 270 mil euros.
00h00 - sábado, 19/08/2017
STAL assina ACEEP
com CM Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) assinaram na passada semana a alteração ao Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP).
00h00 - sábado, 19/08/2017
Aldeia da Comporta
vai ter nova ETAR
Já foi publicado em Diário da República o concurso público da empreitada de concepção e construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Comporta, o concelho de Alcácer do Sal.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Arte urbana para
ver em Grândola
O filantropo António Inácio da Cruz, falecido em 1955, foi homenageado pela Câmara de Grândola através de uma obra de arte urbana concebida pelo conceituado Samina.

Data: 11/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial