17h21 - quinta, 09/02/2017

Um atentado ao nosso futuro


Carlos Pinto
O consórcio petrolífero que junta a italiana Eni à portuguesa GALP pode avançar em breve com os trabalhos de prospecção de petróleo e gás natural ao largo de toda a Costa Alentejana, desde Sines até Aljezur. O assunto tem estado na ordem do dia em toda a região e merece bem a atenção que lhe tem sido prestada: é que não falamos de um mero furo no mar, inócuo e sem efeitos de maior, mas sim de uma operação de alto risco e que pode ter repercussões gravíssimas para o ambiente e para a biodiversidade locais.
É bem certo que Portugal precisa de encontrar meio de diminuir o peso dos combustíveis no "bolo" total das importações nacionais. Mas tal não deve ser feito à custa daquilo que temos de melhor: uma costa marítima fantástica que mantém bem conservados os seus principais valores naturais, num território que atrai cada vez mais turistas (portugueses e estrangeiros) e que tem condições únicas para uma agricultura de excelência e de elevada qualidade.
É por tudo isto que quem de direito tem de olhar a sério para esta questão. Por que em causa não está uma "guerra" entre ambientalistas e industriais, mas sim o futuro desta região, provavelmente a mais bela de Portugal! E caso não haja o "volte face" exigido por ambientalistas, autarcas (da esquerda à direita) e outros agentes económicos, podemos bem vir a assistir em tempo real a um verdadeiro atentado ao futuro do Alentejo Litoral e de todos aqueles que nele residem e/ou trabalham.

2. O "Jornal Sudoeste" celebrou esta semana o seu terceiro aniversário. Três anos em que percorremos o Alentejo Litoral de lés-a-lés, dando a conhecer o que de melhor se faz por estas bandas no plano político, social, empresarial, desportivo e cultural. Um trabalho exigente que nos enche de orgulho e que nos motiva a fazer ainda mais e melhor nos anos que se seguem. Em nome do Alentejo Litoral e, sobretudo, dos nossos leitores.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 18/01/2018
DECO dá apoio
jurídico em Odemira
A DECO/ Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor inicia nesta quinta-feira, 18, as sessões gratuitas de atendimento ao consumidor na vila de Odemira em 2018, que decorrerão sempre na terceira quinta-feira de cada mês.
07h00 - quinta, 18/01/2018
CM Sines faz mais obras
no Bairro 1º de Maio
A Câmara de Sines vai avançar com a segunda fase do projecto de reabilitação do espaço público do Bairro 1º de Maio, depois do Alentejo 2020 ter dado "luz verde" à candidatura a fundos comunitários apresentada à autarquia.
07h00 - quinta, 18/01/2018
Autarca de Santiago
elogia linha Sines-Caia
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém considera que a construção da ligação ferroviária entre Sines e Caia, na fronteira com Espanha, "é uma obra decisiva para o desenvolvimento" do Alentejo Litoral.
07h00 - quarta, 17/01/2018
Alerta para agravamento do
estado do mar no Sudoeste
A Capitania do Porto de Sines lançou um aviso para um novo agravamento do estado do mar partir da tarde desta quarta-feira, 17 de Janeiro, em que as ondas podem atingir os cinco metros de altura.
07h00 - quarta, 17/01/2018
CM Sines reabilita
parque infantil
A Câmara de Sines já concluiu os trabalhos de reabilitação do parque infantil do bairro Júdice Fialho, onde foram instalados novos equipamentos de recreio e lazer, um novo piso e máquinas de fitness ao ar livre.

Data: 05/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial