11h05 - quinta, 23/02/2017

Os desafios do Porto de Sines


Carlos Pinto
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve recentemente em Sines a apresentar a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária em Portugal, delineada pelo Governo de António Costa. E o facto de o palco escolhido ter sido a infra-estrutura do Alentejo Litoral e não os "clássicos" portos de Lisboa ou de Leixões atesta bem da (cada vez maior) importância que Sines tem no contexto económico nacional.
Os números, aliás, falam por si: em 2016 o porto alentejano cresceu 16,4% face ao ano anterior, tendo registado mais de 51 milhões de toneladas movimentadas. O terminal de contentores cresceu 25% e o de granéis líquidos 15,6%. E foram 2.422 os navios que escalaram em Sines ao longo de 2016, mais 235 que em 2015, ou seja, um crescimento de 10,7%.
Ao contrário do que muitos preconizaram no passado (não tão distante quanto isso), o Porto de Sines é cada vez mais um caso de sucesso à escala regional, nacional e internacional. Mas os desafios que a infra-estrutura tem pela frente ainda são muitos e bastante exigentes. Até porque a estratégia do Governo aponta para um crescimento de 283% na próxima década!
Sejamos, portanto, realistas: o Porto de Sines será cada vez mais uma peça essencial ao crescimento da economia em Portugal. E se conseguir o desiderato de se assumir como a principal porta de entrada para Europa via Atlântico, será com certeza um dos principais portos marítimos do mundo. E se assim for, certamente que a região do Alentejo Litoral poderá dar um salto significativo na qualidade de vida das suas populações.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/05/2018
Secretária de Estado inaugura
novas extensões de Saúde
A secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inagura nesta quarta-feira, 23, as novas extensões de Saúde das localidades de Torrão (no concelho de Alcácer do Sal) e de Alvalade-Sado (Santiago do Cacém).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Alcácer do Sal cria
rede de bibliotecas
Criar uma estrutura de cooperação com todas as bibliotecas do concelho de Alcácer de Sal é o principal objectivo do protocolo assinado esta terça-feira, 22, que oficializou a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Câmara de Santiago
estabiliza talude
A Câmara de Santiago do Cacém está a proceder a trabalhos de estabilização do talude situado na rua Professor Egas Moniz, na sede de concelho, num investimento avaliado em 10 mil euros.
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial