10h31 - quinta, 09/03/2017

Em nome da Igualdade


Carlos Pinto
Esta semana assinalou-se mais um Dia Internacional da Mulher, data que recorda as manifestações das mulheres por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito ao voto e que mais tarde, em 1977, foi adoptada pelas Nações Unidas para assinalar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. Mas apesar de esta efeméride se assinalar há 40 anos, existe ainda um longo caminho por percorrer rumo à paridade sócio-económica entre homens e mulheres. Em todo o mundo, sem Portugal ser excepção.
Perante isto, é de saudar o empenho das câmaras municipais de Odemira e de Aljezur na construção de um Plano Intermunicipal para a Igualdade de Género, que deve ser realidade lá para o Verão. O projecto reúne várias entidades e irá promover, entre outras áreas, a integração da igualdade de género na administração pública local e nas políticas públicas.
"Estas preocupações são uma emergência que se funde nos princípios democráticos elementares, nos valores implícitos aos direitos humanos e no direito a uma vivência em cidadania", sintetiza a vereadora odemirense Deolinda Seno Luís [ver entrevista na página ao lado].
De facto, assim é. A desigualdade de género continua a ser um flagelo muito sentido na sociedade em Portugal e uma questão que não se resolve apenas com quotas paritárias. E uma sociedade em que o mérito das mulheres não consegue ultrapassar o conservadorismo dos homens dificilmente poderá alcançar todas as metas a que se propõe em matéria de crescimento económico, social, educacional ou cultural. Por isso esperarmos que este plano seja bem sucedido e depois replicado em todo o país.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 18/01/2018
DECO dá apoio
jurídico em Odemira
A DECO/ Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor inicia nesta quinta-feira, 18, as sessões gratuitas de atendimento ao consumidor na vila de Odemira em 2018, que decorrerão sempre na terceira quinta-feira de cada mês.
07h00 - quinta, 18/01/2018
CM Sines faz mais obras
no Bairro 1º de Maio
A Câmara de Sines vai avançar com a segunda fase do projecto de reabilitação do espaço público do Bairro 1º de Maio, depois do Alentejo 2020 ter dado "luz verde" à candidatura a fundos comunitários apresentada à autarquia.
07h00 - quinta, 18/01/2018
Autarca de Santiago
elogia linha Sines-Caia
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém considera que a construção da ligação ferroviária entre Sines e Caia, na fronteira com Espanha, "é uma obra decisiva para o desenvolvimento" do Alentejo Litoral.
07h00 - quarta, 17/01/2018
Alerta para agravamento do
estado do mar no Sudoeste
A Capitania do Porto de Sines lançou um aviso para um novo agravamento do estado do mar partir da tarde desta quarta-feira, 17 de Janeiro, em que as ondas podem atingir os cinco metros de altura.
07h00 - quarta, 17/01/2018
CM Sines reabilita
parque infantil
A Câmara de Sines já concluiu os trabalhos de reabilitação do parque infantil do bairro Júdice Fialho, onde foram instalados novos equipamentos de recreio e lazer, um novo piso e máquinas de fitness ao ar livre.

Data: 05/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial