10h31 - quinta, 09/03/2017

Em nome da Igualdade


Carlos Pinto
Esta semana assinalou-se mais um Dia Internacional da Mulher, data que recorda as manifestações das mulheres por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito ao voto e que mais tarde, em 1977, foi adoptada pelas Nações Unidas para assinalar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. Mas apesar de esta efeméride se assinalar há 40 anos, existe ainda um longo caminho por percorrer rumo à paridade sócio-económica entre homens e mulheres. Em todo o mundo, sem Portugal ser excepção.
Perante isto, é de saudar o empenho das câmaras municipais de Odemira e de Aljezur na construção de um Plano Intermunicipal para a Igualdade de Género, que deve ser realidade lá para o Verão. O projecto reúne várias entidades e irá promover, entre outras áreas, a integração da igualdade de género na administração pública local e nas políticas públicas.
"Estas preocupações são uma emergência que se funde nos princípios democráticos elementares, nos valores implícitos aos direitos humanos e no direito a uma vivência em cidadania", sintetiza a vereadora odemirense Deolinda Seno Luís [ver entrevista na página ao lado].
De facto, assim é. A desigualdade de género continua a ser um flagelo muito sentido na sociedade em Portugal e uma questão que não se resolve apenas com quotas paritárias. E uma sociedade em que o mérito das mulheres não consegue ultrapassar o conservadorismo dos homens dificilmente poderá alcançar todas as metas a que se propõe em matéria de crescimento económico, social, educacional ou cultural. Por isso esperarmos que este plano seja bem sucedido e depois replicado em todo o país.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/05/2018
Secretária de Estado inaugura
novas extensões de Saúde
A secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inagura nesta quarta-feira, 23, as novas extensões de Saúde das localidades de Torrão (no concelho de Alcácer do Sal) e de Alvalade-Sado (Santiago do Cacém).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Alcácer do Sal cria
rede de bibliotecas
Criar uma estrutura de cooperação com todas as bibliotecas do concelho de Alcácer de Sal é o principal objectivo do protocolo assinado esta terça-feira, 22, que oficializou a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Câmara de Santiago
estabiliza talude
A Câmara de Santiago do Cacém está a proceder a trabalhos de estabilização do talude situado na rua Professor Egas Moniz, na sede de concelho, num investimento avaliado em 10 mil euros.
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial