10h31 - quinta, 09/03/2017

Em nome da Igualdade


Carlos Pinto
Esta semana assinalou-se mais um Dia Internacional da Mulher, data que recorda as manifestações das mulheres por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito ao voto e que mais tarde, em 1977, foi adoptada pelas Nações Unidas para assinalar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. Mas apesar de esta efeméride se assinalar há 40 anos, existe ainda um longo caminho por percorrer rumo à paridade sócio-económica entre homens e mulheres. Em todo o mundo, sem Portugal ser excepção.
Perante isto, é de saudar o empenho das câmaras municipais de Odemira e de Aljezur na construção de um Plano Intermunicipal para a Igualdade de Género, que deve ser realidade lá para o Verão. O projecto reúne várias entidades e irá promover, entre outras áreas, a integração da igualdade de género na administração pública local e nas políticas públicas.
"Estas preocupações são uma emergência que se funde nos princípios democráticos elementares, nos valores implícitos aos direitos humanos e no direito a uma vivência em cidadania", sintetiza a vereadora odemirense Deolinda Seno Luís [ver entrevista na página ao lado].
De facto, assim é. A desigualdade de género continua a ser um flagelo muito sentido na sociedade em Portugal e uma questão que não se resolve apenas com quotas paritárias. E uma sociedade em que o mérito das mulheres não consegue ultrapassar o conservadorismo dos homens dificilmente poderá alcançar todas as metas a que se propõe em matéria de crescimento económico, social, educacional ou cultural. Por isso esperarmos que este plano seja bem sucedido e depois replicado em todo o país.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 28/04/2017
Câmata de Sines
requalifica parques
infantis do concelho
A Câmara Municipal de Sines já concluiu a primeira fase da operação de reparação dos parques infantis do concelho, investimento avaliado em cerca de 60 mil euros.
00h00 - sexta, 28/04/2017
"Tall Ships 2017"
chega à cidade de Sines
A cidade de Sines acolhe a partir desta sexta-feira, 28 de Abril, a "Rendez-vous 2017 Tall Ships Regatta", que traz ao Alentejo Litoral alguns dos maiores veleiros do mundo.
00h00 - sexta, 28/04/2017
Bombeiros de Milfontes
agradecem apoio
da Câmara de Odemira
O presidente dos Bombeiros de Vila Nova de Milfontes reconhece que a Câmara Municipal de Odemira tem sido uma boa parceria da instituição, sobretudo no plano financeiro.
07h00 - quinta, 27/04/2017
GNR fiscaliza caravanistas
e campistas no Alentejo Litoral
A GNR elaborou um total de 19 autos de contra-ordenação pela prática de campismo ou caravanismo irregular e por pernoita em local não autorizado durante uma operação no Alentejo Litoral.
07h00 - quinta, 27/04/2017
Fábio Costa e José Sousa
vencem Troféu José Poeira
Os jovens Fábio Costa e José Sousa estiveram em grande plano no último fim-de-semana, vencendo as duas corridas do Troféu José Poeira 2017, que decorreu no concelho de Odemira e contou para a Taça de Portugal de Juniores em ciclismo.

Data: 21/04/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial