12h29 - quinta, 23/03/2017

Há vida no interior


Carlos Pinto
Há muito que se fala da necessidade de dinamizar o nosso interior. De combater as assimetrias face ao litoral. De lutar contra os despovoamento e contra a desertificação. De pugnar para que Portugal não seja um país literalmente "entornado" para o mar, com muitos a fazer pela vida na cada vez mais exígua faixa litoral e poucos a (sobre)viver na vastidão do interior. Uma batalha gigantesca que não coloca apenas de um lado da barricada as áreas metropolitanas de Lisboa ou Porto e do outro lado o resto do país. Esta é também uma batalha a travar em cada um dos territórios que dão corpo a Portugal, seja no plano regional ou concelhio.
É por tudo isto que é de louvar o esforço que há muito tem vindo a ser empreendido pela Câmara Municipal de Odemira no sentido de garantir as mesmas oportunidades de desenvolvimento ao interior do maior concelho de Portugal. Com uma costa tão rica e cheia de potencialidades, seria bem mais fácil apostar todas as "fichas" no litoral. Mas em Odemira isso não sucede. Felizmente!
Os exemplos são mais que muitos: desde logo o programa "Odemira Empreende", que apoia iniciativas empresariais em todo o território e tem permitido o nascimento de novos negócios fora dos principais aglomerados do concelho. Depois, com a anunciada criação de novas zonas de fixação empresarial em freguesias rurais como Colos ou Sabóia. E, mais recentemente, com a valorização territorial, seja através da candidatura de localidades como São Martinho das Amoreiras, Santa Clara-a-Velha ou Vale de Santiago às "Maravilhas de Portugal – Aldeias", seja pela dinamização da estratégia DNA – Desporto Natureza Aventura, que pretende impulsionar o turismo em redor dessa mais-valia única que é a barragem de Santa Clara.
Tudo isto é demonstrativo de um claro empenho da autarquia na construção de um concelho mais homogéneo e equilibrado, com oportunidades para todos e sem a valorização do litoral em detrimento do interior. Uma atitude que merece ser aplaudida… pois no interior também há vida!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 23/10/2017
Semana Sénior 2017
no concelho de Sines
Acções de sensibilização, sessões de desporto, cinema, baile e muito convívio são alguns dos destaques da Semana Sénior 2017, que a Câmara de Sines e diversas entidades locais promovem esta semana.
00h00 - segunda, 23/10/2017
Bombeiros de Odemira
com "casa arrumada"
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira (BVO) acaba de celebrar 82 anos de serviço e o seu presidente garante que a instituição está em franca recuperação, depois dos graves problemas – sobretudo financeiros – que a afectaram num passado recente.
00h00 - segunda, 23/10/2017
Rastreio ao cancro
da mama em Milfontes
A unidade móvel do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai estar a partir desta segunda-feira, 23, em Vila Nova de Milfontes, para a campanha de rastreio do cancro da mama que decorre no concelho de Odemira.
18h08 - domingo, 22/10/2017
Praia de Milfontes
arrasador e líder
Arrasador! O Praia de Milfontes continua a liderar o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja, depois de neste domingo, 22, ter derrotado em Castro Verde o Castrense "B" por um indiscutível 0-8.
00h00 - domingo, 22/10/2017
Praia de Milfontes defende
liderança em Castro Verde
A equipa do Praia de Milfontes desloca-se neste domingo, 22 de Outubro, a Castro Verde, onde vai defender a liderança no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja diante do Castrense "B".

Data: 20/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial