12h29 - quinta, 23/03/2017

Há vida no interior


Carlos Pinto
Há muito que se fala da necessidade de dinamizar o nosso interior. De combater as assimetrias face ao litoral. De lutar contra os despovoamento e contra a desertificação. De pugnar para que Portugal não seja um país literalmente "entornado" para o mar, com muitos a fazer pela vida na cada vez mais exígua faixa litoral e poucos a (sobre)viver na vastidão do interior. Uma batalha gigantesca que não coloca apenas de um lado da barricada as áreas metropolitanas de Lisboa ou Porto e do outro lado o resto do país. Esta é também uma batalha a travar em cada um dos territórios que dão corpo a Portugal, seja no plano regional ou concelhio.
É por tudo isto que é de louvar o esforço que há muito tem vindo a ser empreendido pela Câmara Municipal de Odemira no sentido de garantir as mesmas oportunidades de desenvolvimento ao interior do maior concelho de Portugal. Com uma costa tão rica e cheia de potencialidades, seria bem mais fácil apostar todas as "fichas" no litoral. Mas em Odemira isso não sucede. Felizmente!
Os exemplos são mais que muitos: desde logo o programa "Odemira Empreende", que apoia iniciativas empresariais em todo o território e tem permitido o nascimento de novos negócios fora dos principais aglomerados do concelho. Depois, com a anunciada criação de novas zonas de fixação empresarial em freguesias rurais como Colos ou Sabóia. E, mais recentemente, com a valorização territorial, seja através da candidatura de localidades como São Martinho das Amoreiras, Santa Clara-a-Velha ou Vale de Santiago às "Maravilhas de Portugal – Aldeias", seja pela dinamização da estratégia DNA – Desporto Natureza Aventura, que pretende impulsionar o turismo em redor dessa mais-valia única que é a barragem de Santa Clara.
Tudo isto é demonstrativo de um claro empenho da autarquia na construção de um concelho mais homogéneo e equilibrado, com oportunidades para todos e sem a valorização do litoral em detrimento do interior. Uma atitude que merece ser aplaudida… pois no interior também há vida!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 28/04/2017
Câmata de Sines
requalifica parques
infantis do concelho
A Câmara Municipal de Sines já concluiu a primeira fase da operação de reparação dos parques infantis do concelho, investimento avaliado em cerca de 60 mil euros.
00h00 - sexta, 28/04/2017
"Tall Ships 2017"
chega à cidade de Sines
A cidade de Sines acolhe a partir desta sexta-feira, 28 de Abril, a "Rendez-vous 2017 Tall Ships Regatta", que traz ao Alentejo Litoral alguns dos maiores veleiros do mundo.
00h00 - sexta, 28/04/2017
Bombeiros de Milfontes
agradecem apoio
da Câmara de Odemira
O presidente dos Bombeiros de Vila Nova de Milfontes reconhece que a Câmara Municipal de Odemira tem sido uma boa parceria da instituição, sobretudo no plano financeiro.
07h00 - quinta, 27/04/2017
GNR fiscaliza caravanistas
e campistas no Alentejo Litoral
A GNR elaborou um total de 19 autos de contra-ordenação pela prática de campismo ou caravanismo irregular e por pernoita em local não autorizado durante uma operação no Alentejo Litoral.
07h00 - quinta, 27/04/2017
Fábio Costa e José Sousa
vencem Troféu José Poeira
Os jovens Fábio Costa e José Sousa estiveram em grande plano no último fim-de-semana, vencendo as duas corridas do Troféu José Poeira 2017, que decorreu no concelho de Odemira e contou para a Taça de Portugal de Juniores em ciclismo.

Data: 21/04/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial