12h29 - quinta, 23/03/2017

Há vida no interior


Carlos Pinto
Há muito que se fala da necessidade de dinamizar o nosso interior. De combater as assimetrias face ao litoral. De lutar contra os despovoamento e contra a desertificação. De pugnar para que Portugal não seja um país literalmente "entornado" para o mar, com muitos a fazer pela vida na cada vez mais exígua faixa litoral e poucos a (sobre)viver na vastidão do interior. Uma batalha gigantesca que não coloca apenas de um lado da barricada as áreas metropolitanas de Lisboa ou Porto e do outro lado o resto do país. Esta é também uma batalha a travar em cada um dos territórios que dão corpo a Portugal, seja no plano regional ou concelhio.
É por tudo isto que é de louvar o esforço que há muito tem vindo a ser empreendido pela Câmara Municipal de Odemira no sentido de garantir as mesmas oportunidades de desenvolvimento ao interior do maior concelho de Portugal. Com uma costa tão rica e cheia de potencialidades, seria bem mais fácil apostar todas as "fichas" no litoral. Mas em Odemira isso não sucede. Felizmente!
Os exemplos são mais que muitos: desde logo o programa "Odemira Empreende", que apoia iniciativas empresariais em todo o território e tem permitido o nascimento de novos negócios fora dos principais aglomerados do concelho. Depois, com a anunciada criação de novas zonas de fixação empresarial em freguesias rurais como Colos ou Sabóia. E, mais recentemente, com a valorização territorial, seja através da candidatura de localidades como São Martinho das Amoreiras, Santa Clara-a-Velha ou Vale de Santiago às "Maravilhas de Portugal – Aldeias", seja pela dinamização da estratégia DNA – Desporto Natureza Aventura, que pretende impulsionar o turismo em redor dessa mais-valia única que é a barragem de Santa Clara.
Tudo isto é demonstrativo de um claro empenho da autarquia na construção de um concelho mais homogéneo e equilibrado, com oportunidades para todos e sem a valorização do litoral em detrimento do interior. Uma atitude que merece ser aplaudida… pois no interior também há vida!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 25/06/2017
Ultra-maratona
liga Melides a Tróia
O areal da costa do concelho de Grândola recebe na manhã deste domingo, 25, mais uma edição da já tradicional Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, que contará com a participação de cerca de 200 atletas.
00h00 - domingo, 25/06/2017
Saneamento básico em
bairro do Carvalhal
A Câmara de Grândola e a empresa MAJA Construções assinaram esta semana o contrato de empreitada para construção do saneamento básico no bairro dos Pescadores, no Carvalhal.
00h00 - sábado, 24/06/2017
Dia do Pescador
na Azenha do Mar
A pequena aldeia piscatória da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, recebe este sábado, 24 de Junho, a 15ª edição das comemorações do "Dia do Pescador".
00h00 - sábado, 24/06/2017
Corrida do Porto
de Sines este sábado
As ruas de Sines recebem este sábado, 24 de Junho, a segunda edição da Corrida do Porto de Sines, iniciativa integrada nas comemorações do 40º aniversário da infra-estrutura.
00h00 - sábado, 24/06/2017
Taça de Portugal de
trampolins em Sines
O Pavilhão Multiusos de Sines recebe este fim-de-semana, dias 24 e 25 de Junho, a Taça de Portugal de Trampolins, prova que contará com a participação de 46 clubes e mais de 300 atletas.

Data: 16/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial