12h29 - quinta, 23/03/2017

Há vida no interior


Carlos Pinto
Há muito que se fala da necessidade de dinamizar o nosso interior. De combater as assimetrias face ao litoral. De lutar contra os despovoamento e contra a desertificação. De pugnar para que Portugal não seja um país literalmente "entornado" para o mar, com muitos a fazer pela vida na cada vez mais exígua faixa litoral e poucos a (sobre)viver na vastidão do interior. Uma batalha gigantesca que não coloca apenas de um lado da barricada as áreas metropolitanas de Lisboa ou Porto e do outro lado o resto do país. Esta é também uma batalha a travar em cada um dos territórios que dão corpo a Portugal, seja no plano regional ou concelhio.
É por tudo isto que é de louvar o esforço que há muito tem vindo a ser empreendido pela Câmara Municipal de Odemira no sentido de garantir as mesmas oportunidades de desenvolvimento ao interior do maior concelho de Portugal. Com uma costa tão rica e cheia de potencialidades, seria bem mais fácil apostar todas as "fichas" no litoral. Mas em Odemira isso não sucede. Felizmente!
Os exemplos são mais que muitos: desde logo o programa "Odemira Empreende", que apoia iniciativas empresariais em todo o território e tem permitido o nascimento de novos negócios fora dos principais aglomerados do concelho. Depois, com a anunciada criação de novas zonas de fixação empresarial em freguesias rurais como Colos ou Sabóia. E, mais recentemente, com a valorização territorial, seja através da candidatura de localidades como São Martinho das Amoreiras, Santa Clara-a-Velha ou Vale de Santiago às "Maravilhas de Portugal – Aldeias", seja pela dinamização da estratégia DNA – Desporto Natureza Aventura, que pretende impulsionar o turismo em redor dessa mais-valia única que é a barragem de Santa Clara.
Tudo isto é demonstrativo de um claro empenho da autarquia na construção de um concelho mais homogéneo e equilibrado, com oportunidades para todos e sem a valorização do litoral em detrimento do interior. Uma atitude que merece ser aplaudida… pois no interior também há vida!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/05/2018
Secretária de Estado inaugura
novas extensões de Saúde
A secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inagura nesta quarta-feira, 23, as novas extensões de Saúde das localidades de Torrão (no concelho de Alcácer do Sal) e de Alvalade-Sado (Santiago do Cacém).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Alcácer do Sal cria
rede de bibliotecas
Criar uma estrutura de cooperação com todas as bibliotecas do concelho de Alcácer de Sal é o principal objectivo do protocolo assinado esta terça-feira, 22, que oficializou a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Câmara de Santiago
estabiliza talude
A Câmara de Santiago do Cacém está a proceder a trabalhos de estabilização do talude situado na rua Professor Egas Moniz, na sede de concelho, num investimento avaliado em 10 mil euros.
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial