11h09 - quinta, 06/04/2017

Um projecto incompreensível


Carlos Pinto
De acordo com o presidente-executivo da GALP, Carlos Gomes da Silva, o consórcio da petrolífera portuguesa com a italiana Eni está pronto para avançar com o furo de prospecção de petróleo no Alentejo Litoral, aguardando apenas autorização por parte das entidades competentes. O que pode acontecer já nas próximas semanas, sendo que a execução do furo deverá demorar entre 45 a 60 dias e apenas pode decorrer até Junho, devido às condições do mar. E se tal suceder e os resultados positivos, teremos "ouro negro" na mais bela costa de Portugal. O que está muito longe de ser uma boa notícia.
É certo que o país precisa de diminuir as suas importações e, nesse capítulo, os combustíveis são o produto que tem mais peso na nossa (quase sempre) deficitária balança comercial. Mas tal como aqui escrevemos há semanas, tal não pode ser feito à custa de duas das maiores riquezas naturais que Portugal: o mar e a paisagem natural da costa do Alentejo Litoral.
É precisamente por isto que este projecto da GALP e da Eni é cada vez mais incompreensível – porque vai prejudicar actividades essenciais às populações locais como a agricultura, a pesca ou o turismo. E também por isso é incompreensível que as autoridades competentes, seja ao nível do Governo seja no plano dos organismos públicos com responsabilidades nos sectores do ambiente e da energia, não tenham ainda agido e travado quanto antes o avanço do furo.
Bem melhor têm estado os municípios, tanto a despertar consciências como a dinamizar acções concretas contra o projecto, caso da providência cautelar interposta pela Câmara de Odemira. A eles poderemos agradecer um eventual volte-face no projecto. E se tal suceder, essa não será uma vitória de apenas alguns: será o triunfo de todos os que olham para o Alentejo Litoral como a melhor terra do mundo para viver e investir.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 25/06/2017
Ultra-maratona
liga Melides a Tróia
O areal da costa do concelho de Grândola recebe na manhã deste domingo, 25, mais uma edição da já tradicional Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, que contará com a participação de cerca de 200 atletas.
00h00 - domingo, 25/06/2017
Saneamento básico em
bairro do Carvalhal
A Câmara de Grândola e a empresa MAJA Construções assinaram esta semana o contrato de empreitada para construção do saneamento básico no bairro dos Pescadores, no Carvalhal.
00h00 - sábado, 24/06/2017
Dia do Pescador
na Azenha do Mar
A pequena aldeia piscatória da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, recebe este sábado, 24 de Junho, a 15ª edição das comemorações do "Dia do Pescador".
00h00 - sábado, 24/06/2017
Corrida do Porto
de Sines este sábado
As ruas de Sines recebem este sábado, 24 de Junho, a segunda edição da Corrida do Porto de Sines, iniciativa integrada nas comemorações do 40º aniversário da infra-estrutura.
00h00 - sábado, 24/06/2017
Taça de Portugal de
trampolins em Sines
O Pavilhão Multiusos de Sines recebe este fim-de-semana, dias 24 e 25 de Junho, a Taça de Portugal de Trampolins, prova que contará com a participação de 46 clubes e mais de 300 atletas.

Data: 16/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial