11h42 - quinta, 04/05/2017

Qualidade à beira da água


Carlos Pinto
A ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa acaba de anunciar as mais de 300 praias costeiras e fluviais de Portugal que em 2017 vão poder hastear a Bandeira Azul, símbolo máximo de qualidade ambiental e natural à beira da água. E entre estas encontram-se 25 praias de quatro concelhos do Alentejo Litoral (além da Marina de Tróia e do Porto de Recreio de Sines). O que é, sem dúvida, um número significativo. E muito positivo… por várias razões!
Como todos sabemos, desde há muito que o Turismo é um dos pilares da economia nos territórios do Sudoeste, a par da agricultura e da indústria (esta circunscrita ao complexo petroquímico e ao Porto de Sines). Os últimos anos têm mesmo sido marcados pelo crescimento da actividade turística na região, que tem sabido, por um lado, contrariar a efeito "centrifugador" do Algarve e, por outro lado, criar produtos capazes de "seduzir" novos mercados (veja-se o caso exemplar da Rota Vicentina).
Mas há mais dados que atestam a (boa) nova realidade do Alentejo Litoral: ao longo desta década o número de unidades turísticas foi multiplicado vezes sem conta (sem ter sido necessário surgirem grandes empreendimentos) e os postos de trabalhos ligados ao sector do Turismo são cada vez mais. E tudo tendo por base aquela que é a maior riqueza do território: a beleza natural de uma costa única (com mar e serra), as suas gentes hospitaleiras e a gastronomia de excelência.
A distinção atribuída a 25 praias pela ABAE apenas vem reforçar esta realidade. E mostrar que o Turismo pode ter qualidade e ser rentável sem ser necessário destruir o que sempre existiu ou desvirtuar aquilo que é mais genuíno.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 18/11/2017
Fotografia em debate no
Centro de Artes de Sines
"Que papel tem a fotografia na criação do nosso mundo?" é esta a questão colocada pela conferência "Fotografia em fuga", que se realiza neste sábado, 18, das 10h30 às 18h30, no Centro de Artes de Sines.
00h00 - sábado, 18/11/2017
Dias de arte para
bebés em Sines
Sessões de ioga, espectáculos de teatro e a apresentação de "contos cantados" são alguns dos destaques da segunda edição do "Bebés e Famílias às Artes", que se realiza neste fim-de-semana, 18 e 19, no Centro de Artes de Sines (CAS).
12h00 - sexta, 17/11/2017
Palestra em Odemira sobre envelhecimento activo
O auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, recebe nesta sexta-feira, 17, uma palestra sobre envelhecimento activo e saudável, promovida Comissão Municipal do Idoso.
00h00 - sexta, 17/11/2017
Central termoeléctrica
de Sines fecha até 2030
O ministro do Ambiente garantiu esta quinta-feira, 16, na cidade alemã de Bona, que a central termoeléctrica de Sines, assim como a do Pego, irá ser encerrada até ao ano de 2030.
00h00 - sexta, 17/11/2017
Selecção "era sonho"
de Ana Rita Viegas
Aos 27 anos, a atleta odemirense Ana Rita Viegas, que este ano representa o Estoril-Praia, é uma das 20 atletas eleitas pelo selecionador Francisco Neto, para os jogos da Selecção Nacional de futebol feminino que vai defrontar a Moldávia e Itália na qualificação para o Mundial de 2019, que decorre em França.

Data: 17/11/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial