17h56 - quinta, 18/05/2017

Um desafio que é de todos


Carlos Pinto
A semana em Odemira arrancou com uma visita muito especial: a do primeiro-ministro. Acompanhado pelo ministro da Agricultura e alguns secretários de Estado, António Costa dedicou quase todo o dia ao maior concelho do país e passou demoradamente por duas explorações agrícolas locais que, até ao ano de 2021, irão investir, entre uma e outra, quase 30 milhões de euros. No final do dia, à partida para Lisboa, o líder do Governo era um homem satisfeito com o que tinha visto. Mas não deixou de lançar um "recado" a todos os presentes: em Odemira (como no país) é "essencial" continuar a preservar a qualidade ambiental ao mesmo tempo que se desenvolve uma agricultura sustentável, rentável e competitiva.
Ora este é, precisamente, um dos grandes desafios que todos os actores deste território a Sudoeste têm pela frente. Um caminho – diga-se de passagem – que já começou a ser percorrido há alguns anos e com resultados bem positivos, ainda mais depois da inesquecível (mas altamente negativa) experiência vivida ainda na década de 80.
Desde então muito mudou no concelho de Odemira. E as empresas agrícolas que cresceram no concelho são hoje referências nacionais (e até mundiais) na produção de hortícolas, florícolas e pequenos frutos. Isto sem ter colocado em causa aquela que é outra das grandes riquezas da região: o seu ambiente e a sua beleza natural, que atraem cada vez mais turistas em quantidade e, sobretudo, qualidade (turistas com maior poder de compra e capazes de gastar mais durante os dias que passam por cá).
É por tudo isto que os alertas do primeiro-ministro devem ser levados em linha de conta. É preciso que a pressão de acompanhar as exigências do mercado não coloque em causa os valores ambientais do concelho. Assim como é indispensável que a defesa da natureza não entrave o crescimento de uma agricultura que cria riqueza e postos de trabalho. Será desta conciliação que sairá uma economia local mais saudável e próspera.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 13/12/2017
Odemira revela vencedores
do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira revela nesta quarta-feira, 13, pelas 19h00, as propostas vencedoras da edição de 2017 do "Orçamento Participativo" (OP), numa iniciativa que vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
07h00 - quarta, 13/12/2017
Exposição "Colisão"
para ver em Odemira
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, recebe a partir desta quarta-feira, 13, a exposição de arte contemporânea experimental "Colisão", promovida pela Associação Cultivamos Cultura e pela autarquia.
07h00 - quarta, 13/12/2017
Santiago combate
insucesso escolar
"Insucesso Zero | Igualdade na Educação" é o nome do projecto da Câmara de Santiago do Cacém para promover o sucesso escolar, numa iniciativa que já garantiu apoio comunitário através do Alentejo 2020.
07h00 - terça, 12/12/2017
Igualdade debatida
em Alcácer do Sal
Alcácer do Sal recebe nesta terça-feira, 12 de Dezembro, à tarde, o encontro "Caminhos para a Igualdade", onde serão apresentados os novos planos intermunicipais para a Igualdade da região do Litoral Sul.
07h00 - terça, 12/12/2017
Golfinho aparece
na praia de Sines
A Polícia Marítima (PM) de Sines encontrou na manhã desta segunda-feira, 11 de Dezembro, o cadáver de um golfinho com cerca de dois metros no areal da praia Vasco da Gama, na cidade de Sines.

Data: 01/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial