10h58 - quinta, 01/06/2017

Renovando as tradições


Carlos Pinto
Nesta edição do "SW" viajámos até à freguesia de São Martinho das Amoreiras. É nesta aldeia do interior do concelho de Odemira que está a ser implementado o projecto do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, dinamizado pela Câmara Municipal de Odemira em parceria com a Junta de Freguesia local, a ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e a Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras. Tudo em nome da salvaguarda e da promoção desta tradição cultural do Baixo Alentejo.
A par da criação de um núcleo museológico e da dinamização de actividades culturais, uma das vertentes do projecto passa pela formação de novos tocadores de campaniça e cantadores de despique e baldão. Um trabalho que passa, sobretudo, pelos bancos de escolas como a de São Martinho das Amoreiras (e restantes estabelecimentos dos agrupamentos de escolas de Colos e de Sabóia), onde o "SW" esteve e na qual as crianças já estão a aprender a arte de dedilhar as cordas de arame destas violas [ver reportagem na página 7].
Ora esta parece-nos ser uma aposta bastante acertada. Numa era em que temos acesso a tudo e mais alguma coisa, onde o global se sobrepõe impiedosamente ao local, é junto das gerações mais novas que se tem de começar a fazer este trabalho de preservação e salvaguarda daquilo que é mais genuíno e que faz parte da história colectiva e cultural da comunidade em que estes crescem. Assim se conseguirá renovar a tradição e, simultaneamente, abrir novos caminhos na captação de visitantes a estes territórios afastados do mar.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 18/02/2018
Três equipas de Odemira
na Taça do Distrito de Beja
Três equipas do concelho de Odemira vão tentar na tarde deste domingo, 18 de Fevereiro, garantir a passagem aos quartos-de-final da Taça da Distrito de Beja de 2017-2018.
00h00 - domingo, 18/02/2018
Acção de limpeza no
cais da Carrasqueira
O cais palafítico da Carrasqueira e porto do Possanco, ambos no concelho de Alcácer do Sal, recebem neste domingo, 18, a acção de limpeza e sensibilização ambiental "Mariscar SEM Lixo".
00h00 - sábado, 17/02/2018
Distrital de Clubes de
atletismo em Odemira
A pista de atletismo do Complexo Desportivo Dr.
00h00 - sábado, 17/02/2018
"Arregaçar as mangas"
em V. N. Santo André
A Junta de Freguesia de Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém) promove neste sábado, 17 de Fevereiro, a segunda acção da iniciativa "Arregaçar as mangas por Santo André".
00h00 - sábado, 17/02/2018
Festival das Sopas
em Santiago do Cacém
O Pavilhão de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém recebe no final da tarde deste sábado, 17, a sexta edição do "Festival das Sopas", iniciativa de cariz solidário onde será possível provar 40 variedades de sopa.

Data: 16/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial