10h58 - quinta, 01/06/2017

Renovando as tradições


Carlos Pinto
Nesta edição do "SW" viajámos até à freguesia de São Martinho das Amoreiras. É nesta aldeia do interior do concelho de Odemira que está a ser implementado o projecto do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, dinamizado pela Câmara Municipal de Odemira em parceria com a Junta de Freguesia local, a ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e a Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras. Tudo em nome da salvaguarda e da promoção desta tradição cultural do Baixo Alentejo.
A par da criação de um núcleo museológico e da dinamização de actividades culturais, uma das vertentes do projecto passa pela formação de novos tocadores de campaniça e cantadores de despique e baldão. Um trabalho que passa, sobretudo, pelos bancos de escolas como a de São Martinho das Amoreiras (e restantes estabelecimentos dos agrupamentos de escolas de Colos e de Sabóia), onde o "SW" esteve e na qual as crianças já estão a aprender a arte de dedilhar as cordas de arame destas violas [ver reportagem na página 7].
Ora esta parece-nos ser uma aposta bastante acertada. Numa era em que temos acesso a tudo e mais alguma coisa, onde o global se sobrepõe impiedosamente ao local, é junto das gerações mais novas que se tem de começar a fazer este trabalho de preservação e salvaguarda daquilo que é mais genuíno e que faz parte da história colectiva e cultural da comunidade em que estes crescem. Assim se conseguirá renovar a tradição e, simultaneamente, abrir novos caminhos na captação de visitantes a estes territórios afastados do mar.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 22/09/2018
Capitania de Sines
alerta banhistas
Com o calor anunciado para estes dias, a Capitania do Porto de Sines aconselha os eventuais banhistas da região a adoptarem "uma cultura de segurança e prevenção", redobrando os cuidados junto à água.
07h01 - sexta, 21/09/2018
Normalidade no arranque das aulas em Odemira
Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Rácio para o pessoal
auxiliar é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começa com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora Telma Guerreiro.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Debate sobre o SNS
em Santiago do Cacém
As Comissões de Utentes do Litoral Alentejano promovem esta sexta-feira, 21 de Setembro, em Santiago do Cacém, um debate, por forma a assinalar os 39 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
07h00 - sexta, 21/09/2018
Craques da orientação
"à prova" em Odemira
Neste fim-de-semana Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT! Tudo porque o concelho recebe, entre sexta-feira e sábado, dias 21 a 23 de Setembro, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países de várias latitudes, entre os quais perto de meia centena de portugueses.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial