10h58 - quinta, 01/06/2017

Renovando as tradições


Carlos Pinto
Nesta edição do "SW" viajámos até à freguesia de São Martinho das Amoreiras. É nesta aldeia do interior do concelho de Odemira que está a ser implementado o projecto do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, dinamizado pela Câmara Municipal de Odemira em parceria com a Junta de Freguesia local, a ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e a Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras. Tudo em nome da salvaguarda e da promoção desta tradição cultural do Baixo Alentejo.
A par da criação de um núcleo museológico e da dinamização de actividades culturais, uma das vertentes do projecto passa pela formação de novos tocadores de campaniça e cantadores de despique e baldão. Um trabalho que passa, sobretudo, pelos bancos de escolas como a de São Martinho das Amoreiras (e restantes estabelecimentos dos agrupamentos de escolas de Colos e de Sabóia), onde o "SW" esteve e na qual as crianças já estão a aprender a arte de dedilhar as cordas de arame destas violas [ver reportagem na página 7].
Ora esta parece-nos ser uma aposta bastante acertada. Numa era em que temos acesso a tudo e mais alguma coisa, onde o global se sobrepõe impiedosamente ao local, é junto das gerações mais novas que se tem de começar a fazer este trabalho de preservação e salvaguarda daquilo que é mais genuíno e que faz parte da história colectiva e cultural da comunidade em que estes crescem. Assim se conseguirá renovar a tradição e, simultaneamente, abrir novos caminhos na captação de visitantes a estes territórios afastados do mar.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 19/12/2018
Voluntários plantam
árvores em Sines
O movimento "Terra da Esperança" dinamiza nesta quarta-feira, 19 de Dezembro, uma acção de plantação de 10 mil árvores de seis espécies na zona de Sines, numa iniciativa da Fundação GALP e da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente.
07h00 - quarta, 19/12/2018
Odemira apoia actividades
culturais e recreativas
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até dia 10 de Janeiro, a fase de candidaturas ao seu Programa de Apoio às Actividades Culturais e Recreativa, que em 2019 conta com um orçamento total de 180 mil euros.
07h00 - quarta, 19/12/2018
Arte contemporânea na
Biblioteca de Odemira
Onze artistas e um colectivo apresentam os seus trabalhos na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, a partir desta quarta-feira, 19 de Dezembro, no âmbito da exposição de arte contemporânea experimental "Raízes".
07h00 - terça, 18/12/2018
Turismo cresce
no concelho de
Santiago do Cacém
O concelho de Santiago do Cacém registou um crescimento na procura turística no ano de 2017, com um aumento no número de dormidas e dos benefícios económicos que as empresas de alojamento obtiveram.
07h00 - terça, 18/12/2018
Taça da Liga de
futsal em Sines já
tem calendário
Já está definido o calendário de jogos da quarta edição da Taça de Liga de futsal, que será disputada no Pavilhão Multiusos de Sines entre os dias 10 e 13 de Janeiro com os oito primeiros classificados da primeira volta da Liga Sport Zone.

Data: 14/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial