10h48 - quinta, 29/06/2017

Uma linha indispensável


Carlos Pinto
A Comissão Europeia vai apoiar com 89,5 milhões de euros a construção do Corredor Internacional Sul, que ligará o Porto de Sines à fronteira do Caia. Tal como o "SW" lhe conta nesta edição [ver página 8], trata-se de um dos projectos mais importantes do Plano Ferrovia 2020 e vai permitir que o porto alentejano fique finalmente ligado por via terrestre a toda a Europa através de uma via moderna, rápida e, sobretudo, capaz de dar resposta às necessidades da economia regional e nacional.
Há muito que se fala nesta ligação ferroviária de Sines para Espanha e restam poucas dúvidas que esta é uma linha indispensável. As razões são por demais óbvias: o Porto de Sines é já o que mais carga movimenta no país e um dos principais em toda a Península Ibérica. Além dos mais, Sines é um dos maiores portos de águas profundas da Europa e está no centro das grandes rotas marítimas mundiais, nomeadamente nas ligações transatlânticas e nos percursos com origem no Pacífico.
É por tudo isto que a criação da ligação ferroviária de Sines a Espanha (e daí para o resto da Europa) é uma necessidade de ontem. Com ela abrir-se-ão novos horizontes ao porto que muitos classificaram, não há muito tempo atrás, como um "elefante branco". E se o Porto de Sines continuar a crescer e reforçar a sua posição no sector, também o Alentejo Litoral dará passos significativos no seu dinamismo económico e social.

2 – Há 15 dias escrevemos neste mesmo espaço que a aposta feita no concelho de Odemira na promoção do turismo de natureza e desportivo era a mais acertada e estava a dar frutos, com cada vez mais visitantes a passarem pela região sem ser pelo sol e mar. A Rota Vicentina deu um forte contributo para esta nova realidade e o recente anúncio da sua expansão, avaliada em cerca 1,5 milhões de euros, reforça o sentimento de que o Alentejo Litoral é cada vez mais um destino turístico de excelência.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 18/02/2018
Três equipas de Odemira
na Taça do Distrito de Beja
Três equipas do concelho de Odemira vão tentar na tarde deste domingo, 18 de Fevereiro, garantir a passagem aos quartos-de-final da Taça da Distrito de Beja de 2017-2018.
00h00 - domingo, 18/02/2018
Acção de limpeza no
cais da Carrasqueira
O cais palafítico da Carrasqueira e porto do Possanco, ambos no concelho de Alcácer do Sal, recebem neste domingo, 18, a acção de limpeza e sensibilização ambiental "Mariscar SEM Lixo".
00h00 - sábado, 17/02/2018
Distrital de Clubes de
atletismo em Odemira
A pista de atletismo do Complexo Desportivo Dr.
00h00 - sábado, 17/02/2018
"Arregaçar as mangas"
em V. N. Santo André
A Junta de Freguesia de Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém) promove neste sábado, 17 de Fevereiro, a segunda acção da iniciativa "Arregaçar as mangas por Santo André".
00h00 - sábado, 17/02/2018
Festival das Sopas
em Santiago do Cacém
O Pavilhão de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém recebe no final da tarde deste sábado, 17, a sexta edição do "Festival das Sopas", iniciativa de cariz solidário onde será possível provar 40 variedades de sopa.

Data: 16/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial