12h22 - quinta, 07/09/2017

Bom senso e sensibilidade


Carlos Pinto
A associação Zero está preocupada com o aumento da agricultura intensiva na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Tal como o "SW" lhe conta na página 7 desta edição, os ambientalistas estão preocupados com o que dizem ser a falta de controlo da actividade na região e até já questionaram o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas "sobre a execução de medidas e o cumprimento das normas ambientais previstas no Plano de Ordenamento" do Parque Natural. Em causa, acrescentam, está ainda o facto de a agricultura intensiva praticada na área do perímetro de rega do Mira, que é abastecido pela barragem de Santa Clara, se estender por 41 quilómetros e ocupar 15 mil hectares, fazendo do Sudoeste Alentejano (e do PNSACV) "um dos locais com maior intensidade agrícola do país".
Ora esta é uma questão que já não é nova no Alentejo Litoral, com duas visões bem vincadas. Por um lado, é por demais evidente que a região tem enormes potencialidades agrícolas, da fruticultura à horticultura e floricultura, que devem ser aproveitadas ao máximo, no sentido de ser criada mais riqueza e garantir o desenvolvimento económico local. Mas por outro lado, é inquestionável a necessidade de a agricultura não colocar em causa os valores naturais e ambientais de uma das regiões mais belas do mundo e que têm, igualmente, peso económico através do turismo de natureza e desportivo.
É por tudo isto que esta questão deve ser gerida com bom senso e sensibilidade por todas as partes envolvidas. Afinal de contas, num território tão vasto como o Alentejo Litoral há espaço para tudo e para todos. Assim se definam regras ainda mais concretas sobre o que se pode ou não fazer e como. E depois que haja quem as aplique com celeridade e eficiência. Se tudo isto acontecer, teremos seguramente um futuro mais rico sob todos os pontos de vista, do ambiental ao económico. E sobretudo, no plano social!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival da Justiça e Liberdade
para celebrar Abril em Odemira
Música, cultura local, exposições e debates, teatro, cinema, poesia, desporto e animação de rua são alguns dos destaques do programa Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade, que a Câmara de Odemira vai promover, entre os dias 13 e 28 de abril, para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Exposição em Grândola
mostra oposição
estudantil à ditadura
"Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)" é o título da exposição que está patente em Grândola (Setúbal), até 27 de abril, divulgou a câmara.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 25/03/2024
Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Dr.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial