11h40 - quinta, 04/01/2018

Começar com bons exemplos


Carlos Pinto
Na primeira edição deste novo ano de 2018, o "Jornal Sudoeste" esteve à conversa com dois homens que, julgamos nós, são bons exemplos de cidadania e de participação activa em prol da comunidade. Duas reportagens onde fica bem expressa a vontade de cada um dos seus intervenientes em fazer bem, ajudar a construir e empreender.
Desde logo uma palavra para José Manuel Guerreiro, o homem que durante duas décadas liderou os destinos da Junta de São Teotónio, "apenas" a maior freguesia de Portugal em área territorial (347,3 quilómetros quadrados) e com uma população de mais de 6.400 habitantes (mais que muitos concelhos). Apesar desta vastidão de território para gerir, o agora ex-autarca soube sempre estar à altura da responsabilidade, contribuindo eficazmente na transformação de São Teotónio numa terra com memória e com futuro. O seu legado são algumas obras importantes, mas também a semente de desenvolvimento social e económico que lançou e fez crescer no âmbito das suas funções.
Uma palavra de reconhecimento igualmente para o jovem Vasil Dimitrov Kapov, nascido há 22 anos na Bulgária mas há muito a residir em São Teotónio. Foi nesta terra que os seus pais encontraram solução para um futuro melhor para a família. Foi também por aqui que Vasil cresceu e se fez homem, tendo hoje um papel importante na integração das crianças e jovens que chegam a este território vindos de outras latitudes. O seu empenho e dedicação acabam agora de ser reconhecidos pelo programa "Escolhas" [ver texto na página ao lado], demonstrando que quem muito luta (quase) sempre alcança o que deseja.
Apesar de gerações distintas e de percursos de vida bem diferentes, José Manuel Guerreiro e Vasil Kapov são dois bons exemplos das pessoas que temos no Sudoeste Alentejano. Há muitos mais, obviamente. E é com todos eles que devemos construir o futuro que almejamos: um território sustentável, com coesão social, qualidade de vida e desenvolvimento económico.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 17/01/2019
Concelho de Odemira recebe
409.200 euros para coesão social
Os municípios do distrito de Beja vão receber mais de seis milhões de euros para dinamizarem, nos próximos três anos, novos projectos de coesão social, no sentido de mitigar problemas como o desemprego, a pobreza e o envelhecimento.
07h00 - quinta, 17/01/2019
NDC Odemira com
duas medalhas no
Nacional de Estrada
A equipa de atletismo do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) teve uma participação bastante positiva no Campeonato Nacional de Estrada/ Corrida Allianz, disputado no último sábado, 12 de Janeiro, em Oeiras, regressando a casa com duas medalhas.
07h00 - quinta, 17/01/2019
REN entrega prémio
"AGIR 2018"
na Carrasqueira
A empresa Redes Eléctricas Nacionais (REN) promove nesta quinta-feira, 17 de Janeiro, a cerimónia de entrega do prémio "AGIR 2018", que decorrerá a partir das 17h00 na sede da Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira, na Comporta (Grândola).
07h00 - quarta, 16/01/2019
Ossadas humanas
descobertas em Tróia
Uma equipa de arqueólogos descobriu na última segunda-feira, 14 de janeiro, ossadas humanas na crista do areal da Ponta do Verde, nas imediações da Caldeira de Tróia (Grândola), onde está a realizar trabalho de campo.
07h00 - quarta, 16/01/2019
"Tourism Innovation
Journeys" em Sines
O auditório do Centro de Artes de Sines acolhe nesta quarta-feira, 16 de Janeiro, uma sessão pública do projecto "Tourism Innovation Journeys", promovido pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP) e pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e dedicado à valorização turística do Alentejo.

Data: 04/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial