11h40 - quinta, 04/01/2018

Começar com bons exemplos


Carlos Pinto
Na primeira edição deste novo ano de 2018, o "Jornal Sudoeste" esteve à conversa com dois homens que, julgamos nós, são bons exemplos de cidadania e de participação activa em prol da comunidade. Duas reportagens onde fica bem expressa a vontade de cada um dos seus intervenientes em fazer bem, ajudar a construir e empreender.
Desde logo uma palavra para José Manuel Guerreiro, o homem que durante duas décadas liderou os destinos da Junta de São Teotónio, "apenas" a maior freguesia de Portugal em área territorial (347,3 quilómetros quadrados) e com uma população de mais de 6.400 habitantes (mais que muitos concelhos). Apesar desta vastidão de território para gerir, o agora ex-autarca soube sempre estar à altura da responsabilidade, contribuindo eficazmente na transformação de São Teotónio numa terra com memória e com futuro. O seu legado são algumas obras importantes, mas também a semente de desenvolvimento social e económico que lançou e fez crescer no âmbito das suas funções.
Uma palavra de reconhecimento igualmente para o jovem Vasil Dimitrov Kapov, nascido há 22 anos na Bulgária mas há muito a residir em São Teotónio. Foi nesta terra que os seus pais encontraram solução para um futuro melhor para a família. Foi também por aqui que Vasil cresceu e se fez homem, tendo hoje um papel importante na integração das crianças e jovens que chegam a este território vindos de outras latitudes. O seu empenho e dedicação acabam agora de ser reconhecidos pelo programa "Escolhas" [ver texto na página ao lado], demonstrando que quem muito luta (quase) sempre alcança o que deseja.
Apesar de gerações distintas e de percursos de vida bem diferentes, José Manuel Guerreiro e Vasil Kapov são dois bons exemplos das pessoas que temos no Sudoeste Alentejano. Há muitos mais, obviamente. E é com todos eles que devemos construir o futuro que almejamos: um território sustentável, com coesão social, qualidade de vida e desenvolvimento económico.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/05/2018
Secretária de Estado inaugura
novas extensões de Saúde
A secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inagura nesta quarta-feira, 23, as novas extensões de Saúde das localidades de Torrão (no concelho de Alcácer do Sal) e de Alvalade-Sado (Santiago do Cacém).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Alcácer do Sal cria
rede de bibliotecas
Criar uma estrutura de cooperação com todas as bibliotecas do concelho de Alcácer de Sal é o principal objectivo do protocolo assinado esta terça-feira, 22, que oficializou a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Câmara de Santiago
estabiliza talude
A Câmara de Santiago do Cacém está a proceder a trabalhos de estabilização do talude situado na rua Professor Egas Moniz, na sede de concelho, num investimento avaliado em 10 mil euros.
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial