12h47 - quinta, 18/01/2018

Polis tem valido a pena


Carlos Pinto
Quem há um par de anos tiver desfrutado das praias do Malhão, das Furnas ou Franquia (para falar apenas destas) ou passeado pelo centro de Vila Nova de Milfontes (ou Zambujeira do Mar) e tiver oportunidade de, nos tempos mais próximos, regressar a estes locais no concelho de Odemira vai notar diferenças abissais. Para melhor. Aliás, para muito melhor!
Tanto estas praias como o núcleo de Milfontes e da Zambujeira (a par de muitos outros locais naturais e urbanos ao longo de dezenas de quilómetros por toda a costa do Alentejo Litoral) sofreram nos últimos dois/ três anos profundas obras de requalificação, num investimento superior a 30 milhões de euros que permitiu dotar a região de condições ímpares de segurança, sustentabilidade ambiental e visitação. Intervenções que eram indispensáveis e que muitos pensaram ser irrealizáveis…
Ora tudo isto aconteceu no âmbito do Polis Litoral Sudoeste, um programa que juntou o Estado (e diversos organismos públicos) às autarquias de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo, numa parceria que "lavou" por completo a face da costa alentejana. Mas nada disto caiu do céu. Foi antes fruto de bastante trabalho e empenho, alguma imaginação e muita capacidade de diálogo, sobretudo numa altura em que todos os sonhos estiveram em risco de não sair do papel por decisão do então Governo PSD/ CDS.
Felizmente conseguiu-se inverter a tempo essa decisão e as desejadas obras avançaram no terreno. O resultado está agora à vista de todos e é caso para dizer que valeu a pena a espera... e o trabalho. Porque depois deste programa, o Alentejo Litoral fica (ainda) com melhores condições para agarrar o futuro de desenvolvimento que almeja.

Velhos? Só os trapos…
José Ferreira tem 75 anos e ainda corre. Aliás, só começou a praticar atletismo há pouco mais de três anos, mas mesmo assim ainda foi a tempo de ser campeão nacional de estrada. O atleta do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira é a prova de que "velhos só os trapos". E um exemplo – sobretudo para os mais jovens – de que com força de vontade tudo se alcança.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/03/2019
Alcácer requalifica
piscinas cobertas
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai avançar com a requalificação das piscinas cobertas, num investimento avaliado em pouco mais de 400 mil euros e cujo lançamento de empreitada já foi aprovado pelo executivo.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Grândola aprova plano
contra incêndios de 2019
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Grândola aprovou, no final da passada semana, o Plano Operacional Municipal para o presente ano de 2019, documento indispensável para uma melhor resposta em caso de incêndios.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Pelotão da "Alentejana"
parte de Santiago
Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 22 de Março, a partida da terceira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que continua a ser liderada pelo espanhol Enrique Sanz, da equipa Euskadi-Murias.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Festival de Teatro Amador
arranca em Odemira
A peça "O perfume de Gardénia", do Grupo de Teatro do Mira, abre nesta quinta-feira, 21 de Março, mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, promovido pela Câmara Municipal local para os grupos de teatro do concelho apresentarem as suas novas produções.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Odemirense quer
ganhar Taça AVAL
em voleibol feminino
O próximo sábado, 23 de Março, pode ser um dia muito especial para as jovens voleibolistas do Odemirense, que disputam, em Loulé, a final da Taça da Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) em Juniores Femininas, diante das algarvias do Atlético Clube de Albufeira.

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial