10h53 - quinta, 01/02/2018

Quatro anos de "Sudoeste"!


Carlos Pinto
Foi a 7 de Fevereiro de 2014 que tudo começou... Nesse dia chegou às mãos dos nossos leitores a primeira edição do "Jornal Sudoeste", um projecto arejado e ousado que assumiu o desafio de contar as histórias desta região e contribuir, à sua medida, para o desenvolvimento do território que mais potencial de crescimento possui em Portugal.
Desde então passaram-se quase quatro anos e 98 edições… Foram mais de 1.500 páginas de jornal com reportagens, entrevistas, notícias e opiniões sobre o que de bom e mau foi acontecendo pelo Alentejo Litoral. Por aqui têm passado as estórias das gentes e das suas tradições. Revelámos os pequenos grandes projectos que cada aldeia ou colectividade alimenta. Acompanhámos inaugurações de obras e apresentações de novas iniciativas. Estivemos à conversa com presidentes de câmara e de junta, com deputados e dirigentes partidários. Demos a conhecer a carreira de desportistas e a obra de dezenas de artistas. Apresentámos novas associações e não esquecemos as instituições e clubes que levam anos e anos de existência.
Por tudo isto, estes quatro anos enchem-nos de orgulho. Sem vaidade, mas tendo a consciência de que tentámos fazer sempre o melhor em nome desta região e dos nossos leitores. Por isso mesmo, nesta edição não deixámos de ser fiéis ao nosso percurso e apresentamos quatro reportagens com outros tantos bons exemplos em diferentes áreas: o empreendedorismo do Centro de Transformação e Embalamento de Produtos Hortícolas que a TAIPA tem em Luzianes-Gare; a dedicação e o trabalho meritório do Jardim-de-Infância de Nossa Senhora da Piedade junto das crianças de Odemira ao longo de 50 anos; o triunfo inédito em termos nacionais de dois columbófilos da Zambujeira do Mar; ou o novo dinamismo apresentado pelo emblemático Grupo Coral de Odemira.
Todas estas reportagens representam, na sua essência, aquilo que tem sido o nosso trabalho: compromisso com a verdade e com a região, optando por uma visão positiva mas sem nunca abdicar dum espírito crítico e construtivo. É certo que nesta quase centena de números do "SW" há erros e coisas mal feitas! Mas também há muito empenho e boas provas dadas. De criatividade, identidade e alguma ousadia. E isso faz (toda) a diferença!
A nossa história ainda é curta, mas este é o caminho que queremos percorrer. E numa altura em que celebramos o quarto aniversário assumimos o desafio de não ficar por aqui. Queremos fazer mais e melhor. Por isso iremos em breve colocar em prática muitas das ideias que temos em mente e que iremos anunciar oportunamente. Propostas que nos irão ajudar a consolidar este projecto e a concretizar as metas que definimos desde a primeira edição: "elaborar uma informação completa e fiável, capaz de fortalecer o conhecimento dos cidadãos e a sanidade da vida democrática".
Uma última palavra neste momento de celebração: aos nossos leitores e aos nossos parceiros comerciais. Sem eles tudo isto seria muito mais complicado. Por isso mesmo o nosso agradecimento. E parabéns a todos nós!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/02/2019
Marca "Escalabardo"
apresentada em S. Luís
Depois de muitos meses de trabalho no atelier instalado no Cerro do Moinho, a Junta de Freguesia de São Luís apresenta nesta terça-feira, 19 de Fevereiro, a marca "Escalabardo", resultado do projecto de cariz ambiental, social e comunitário que tem o mesmo nome.
07h00 - terça, 19/02/2019
EB 1 do Cercal
com bons resultados
A Escola Básica nº 1 do Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, surge no topo do ranking das escolas públicas, divulgado no último sábado, 16 de Fevereiro.
07h00 - terça, 19/02/2019
Luís Bernardo Freitas
reeleito no PSD Odemira
O empresário Luís Bernardo Freitas foi reeleito no último sábado, 16 de Fevereiro, presidente da comissão política da Secção de Odemira do PSD, cargo que vai continuar a desempenhar nos próximos dois anos.
07h00 - segunda, 18/02/2019
Obra do Parque Urbano
avança em Alcácer do Sal
A Câmara de Alcácer do Sal ajudicou no final da passada semana, em reunião do executivo municipal, a obra do Parque Urbano da cidade, avaliada em cerca de 3,1 milhões de euros, à empresa António Saraiva e Filhos, Lda.
07h00 - segunda, 18/02/2019
Atletas de Sines são
esperanças olímpicas
A nadadora Ana Sofia Sousa e o ginasta Rúben Tavares entram nas contas para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, tendo participado no final de Janeiro no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial