09h38 - quinta, 15/02/2018

A importância das autarquias


Carlos Pinto
O líder da Partex, a petrolífera que é propriedade da Fundação Calouste Gulbenkian, deu nesta semana que passou uma entrevista ao "Público". Uma conversa onde António Costa e Silva revela, entre outras questões, que a empresa já colocou de parte os projectos de prospecção de hidrocarbonetos (petróleo) que tinha previsto para as zonas costeiras do Alentejo, do Algarve e de Peniche. E sem rodeios, o administrador da Partex justificou a decisão com o facto de o actual Governo, na sua opinião, agir "em função do que dizem os autarcas e a opinião pública".
Ora se o presidente da Partex tem toda a legitimidade em expressar a sua opinião, tal não significa que esta seja a mais acertada. E neste caso em concreto, a opção por um discurso de diabolização do papel dos autarcas e das autarquias parece-nos desfasada daquilo que é a realidade.
Convém lembrar que o Poder Local foi uma das grandes conquistas de Portugal no pós-Revolução de Abril. Foi através dele e dos seus eleitos, homens e mulheres cuja grande ambição é, sobretudo, servir as suas populações, que o país deu enormes passos rumo ao desenvolvimento que era almejado por todos. Foi com o Poder Local que as vilas e aldeias (nomeadamente as do interior) se requalificaram e modernizaram. Foi o Poder Local que construiu grande parte das infra-estruturas e que criou novas dinâmicas económicas e sociais. Foi com o Poder Local que muitas pessoas puderam ter finalmente acesso à Educação, à Cultura e ao Desporto.
É pois de todo injusto colocar nos autarcas (e nas autarquias) o ónus de serem um entrave a uma determinada concepção de desenvolvimento e investimento. Os autarcas (e as autarquias) serão sempre parte interessada naquilo que melhor for para as suas populações e para as suas terras. E neste caso, como em muitos outros, se autarcas (e autarquias) têm mostrado ser acérrimos opositores da aposta na prospecção de petróleo ao largo da costa portuguesa é porque, de facto, estes projectos têm muitos mais contras que prós. Seja para as suas terras, seja para o próprio país.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial