16h45 - quinta, 10/05/2018

Haja respeito pelo Interior


Carlos Pinto
Já não é a primeira vez que escrevemos sobre o péssimo estado de algumas das estradas nacionais (EN) que cruzam o Alentejo Litoral, em particular no concelho de Odemira. Fizemo-lo sobre os troços da EN 266 entre São Martinho das Amoreiras e Santa Clara-a-Velha, sobre a EN 389 entre Colos e Santa Luzia e ainda sobre a EN 120 entre São Luís e a sede de concelho, Odemira.
Foi precisamente a esta última que voltámos nesta edição, com uma reportagem no terreno que atesta bem o acentuado estado de degradação em que se encontra uma via bastante movimentada [ver página 7]. Em declarações ao "SW" os condutores que utilizam a estrada sublinham os perigos que encontram no dia-a-dia e não escondem o descontentamento face aos prejuízos que os buracos no piso provocam nas suas viaturas.
"Tanto a população individualmente como as autarquias têm alertado a Infra-estruturas de Portugal para esta situação, mas não temos tido qualquer resposta. É o abandono total desta via por parte de quem tem a obrigação de proceder à sua reparação", acrescenta mesmo o presidente da Junta de Freguesia local, Fernando Parreira.
Ora "abandono" é, precisamente, a palavra que melhor ilustra o quadro em que se encontra este troço da EN 120 (e muitas outras estradas espalhadas pela região). E isto num tempo em que, depois das tragédias provocadas há um ano pelos incêndios na zona Centro, o país "despertou" para a necessidade de revitalizar os territórios mais afastados dos grandes centros urbanos.
Sabemos que "Roma e Pavia não se fizeram num dia", mas é inconcebível que situações como a da EN 120 (para não falar de outras) se arrastem no tempo sem resolução. Umas vezes porque falta dinheiro… Outras vezes por não existirem projectos… Quase sempre por falta de vontade e empenho por parte de empresas que gerem dinheiro do Estado, mas que poucas vezes revelam a necessária sensibilidade para a causa pública. E é isto que tem de mudar, para bem do Interior!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2019
Sete vitórias em
canoagem de mar
As canoístas Micaela Silvestre e Sara Rafael, ambas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos, do Clube Fluvial Odemirense (CFO), estiveram em excelente plano no arranque do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Alentejo Litoral
comemora 25 de Abril
Música e espectáculos de fogo-de-artifício marcam os festejos do 45º aniversário do 25 de Abril no Alentejo Litoral, em diversas iniciativas promovidas pelos municípios da região na noite desta quarta-feira, 24.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Dias de festa em Odemira
para celebrar a Liberdade
Foi há (quase) 45 anos que a Liberdade chegou a Portugal, numa revolução que se fez sem tiros, apenas com cravos, heroísmo e poesia.
07h00 - terça, 23/04/2019
Concurso de leitura
em Alcácer do Sal
O Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe nesta terça-feira, 23 deAbril, pelas 13h00, a final jntermunicipal do Alentejo Litoral do Concurso Nacional de Leitura, que vai contar com 37 participantes.
07h00 - terça, 23/04/2019
Contas aprovadas
na Câmara de Alcácer
A Assembleia Municipal de Alcácer do Sal reúne nesta terça-feira, 23 de Abril, para discutir e votar a prestação de contas do Município relativa ao ano de 2018, já aprovada em reunião do executivo munincipal.

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial