17h26 - quinta, 06/09/2018

A Europa da "igualdade"


Carlos Pinto
Em pleno século XXI são ainda muitos os atropelos em matéria laboral praticados na Europa (Portugal inclusive), na sua maioria cometidos sobre cidadãos de outras nacionalidades. Casos de trabalhadores obrigados a esconder-se numa sala frigorífica durante uma inspecção ou de um patrão que cobrava aos funcionários dinheiro para pagar as suas próprias multas foram, a título de exemplo, alguns dos casos encontrados em Portugal e denunciados num relatório da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA) divulgado nesta semana.
Mas se extravasarmos a fronteira do trabalho, também a solidariedade parece ser cada vez menos praticada pelos europeus. Basta ver como ainda hoje são tratados em algumas latitudes muitos dos refugiados que chegam ao "Velho Continente" provenientes de territórios oprimidos e/ ou em guerra. Continua a haver quem lhes feche a porta, colocando-os em "campos de refugiados" que não são mais que guetos de onde os problemas teimam em sair e as soluções raramente entram. São medidas, muitas vezes, escudadas pelo populismo de alguns líderes, que aludem a riscos e outros perigos para as respectivas soberanias nacionais, renegando princípios básicos do humanismo. E ainda assim, muitas vezes vão em seguida apregoar que esta é a Europa da "igualdade"…
Felizmente há excepções e Portugal surge na linha da frente. Os refugiados que chegam ao nosso país são devidamente alojados, ainda que seja longo o caminho a percorrer em matéria de integração social destas populações nas comunidades que os acolhem. E em matéria laboral, a fiscalização apertada que tem vindo a ser dinamizada pelas entidades competentes tem posto cobro a muitas situações de irregularidade.
A juntar a tudo isto, há ainda que enaltecer o trabalho que muitas entidades têm realizado de Norte a Sul para enfrentar estes problemas de frente, optando por trabalhar em conjunto em prol de soluções e evitando "sacudir a água do capote". É o que sucede em Odemira, onde o trabalho do CLAIM – Centro Local de Atendimento e Integração de Migrantes, consórcio que junta instituições públicas (com a Câmara Municipal à cabeça) e privadas do concelho, que tem alcançado resultados bastante encorajadores (e exemplares) nesta matéria.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 17/01/2019
Concelho de Odemira recebe
409.200 euros para coesão social
Os municípios do distrito de Beja vão receber mais de seis milhões de euros para dinamizarem, nos próximos três anos, novos projectos de coesão social, no sentido de mitigar problemas como o desemprego, a pobreza e o envelhecimento.
07h00 - quinta, 17/01/2019
NDC Odemira com
duas medalhas no
Nacional de Estrada
A equipa de atletismo do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) teve uma participação bastante positiva no Campeonato Nacional de Estrada/ Corrida Allianz, disputado no último sábado, 12 de Janeiro, em Oeiras, regressando a casa com duas medalhas.
07h00 - quinta, 17/01/2019
REN entrega prémio
"AGIR 2018"
na Carrasqueira
A empresa Redes Eléctricas Nacionais (REN) promove nesta quinta-feira, 17 de Janeiro, a cerimónia de entrega do prémio "AGIR 2018", que decorrerá a partir das 17h00 na sede da Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira, na Comporta (Grândola).
07h00 - quarta, 16/01/2019
Ossadas humanas
descobertas em Tróia
Uma equipa de arqueólogos descobriu na última segunda-feira, 14 de janeiro, ossadas humanas na crista do areal da Ponta do Verde, nas imediações da Caldeira de Tróia (Grândola), onde está a realizar trabalho de campo.
07h00 - quarta, 16/01/2019
"Tourism Innovation
Journeys" em Sines
O auditório do Centro de Artes de Sines acolhe nesta quarta-feira, 16 de Janeiro, uma sessão pública do projecto "Tourism Innovation Journeys", promovido pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP) e pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e dedicado à valorização turística do Alentejo.

Data: 04/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial