15h37 - quinta, 04/10/2018

O caminho das acessibilidades


Carlos Pinto
Na passada semana debateu-se, em Sines, a importância estratégica da ferrovia do Alentejo para o sistema portuário nacional, para o Alqueva e para o aeroporto de Beja. Uma iniciativa do recém-criado movimento Plataforma Alentejo onde também foram discutidos os investimentos considerados prioritários para a região que devem ser integrados no PNPOT e no novo Plano Nacional de Investimentos 2030.
Da conversa, e tal como o "SW" lhe dá conta na página 6 desta edição, destacaram-se dois pontos: por um lado, algumas empresas ligadas ao Porto de Sines esperam que o Governo avance "mais depressa" com as intervenções na ferrovia para tornar esta infra-esytrutura num verdadeiro "porto ibérico" e mais competitivo; por outro lado, voltou a defender-se a modernização da Linha do Alentejo para "absorver" comboios que sejam necessários de e para Sines e, paralelamente, para resolver o problema dos Intercidades do Algarve.
Tal como este debate comprovou, as necessidades (e potencialidades) da ferrovia na região estão bem identificadas. Assim como o estão os trabalhos e as obras necessárias na rede rodoviária nacional em todo o Alentejo Litoral, com o concelho de Odemira à cabeça. Por isso, mais que debater e discutir, está na hora de decidir para se poder fazer.
A região precisa com urgência de um plano para a área das acessibilidades. Um plano com cabeça, tronco e membros, que responda às prioridades há muito elencadas e que tem de estar presente nas negociações nacionais para o próximo quadro comunitário de apoio. Um plano que agilize procedimentos e potencie todas as oportunidades de futuro que se vislumbram no horizonte, da agricultura ao turismo. O Alentejo Litoral merece.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/07/2019
FACECO 2019 apoia
pescadores da Azenha
A FACECO terá um cariz solidário em 2019, uma vez que metade do valor resultante da venda de entradas reverterá para a campanha solidária que está a decorrer em favor dos pescadores da Azenha do Mar afectados pelo incêndio de 6 de Maio.
07h00 - quinta, 18/07/2019
"Músicas do Mundo"
arranca no Porto Covo
Arranca nesta quinta-feira, 18 de Julho, a 21ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines, que promete uma viagem em redor do globo através da música até ao próximo dia 27 de Julho (sábado), com concertos em Porto Covo e Sines.
07h00 - quinta, 18/07/2019
Transportes públicos mais baratos
em Agosto no Alentejo Litoral
As populações dos cinco concelhos do Alentejo Litoral vão passar a pagar, a partir de Agosto, um máximo de 40 euros por mês pelo seu passe nas viagens realizadas através da Rodoviária do Alentejo com origem e destino nestes municípios.
07h00 - quarta, 17/07/2019
Concurso de fotografia
em Santiago do Cacém
já tem vencedor
Nuno Alexandre Mateus, com o trabalho "Interacções", foi o vencedor da quarta edição do concurso de fotografia "Num instante… um novo olhar", promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 17/07/2019
Alcácer do Sal
promove actividades
para os mais novos
A Câmara de Alcácer do Sal e o Agrupamento de Escolas local promovem até ao final da próxma semana, 26 de Julho, mais uma edição do programa de Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF).

Data: 19/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial