17h16 - segunda, 01/10/2018

Desistiram... e ainda bem!


Carlos Pinto
A semana que está agora a chegar ao fim começou com uma boa notícia. Aliás, com uma excelente notícia para o Alentejo Litoral (e para todo o país): a portuguesa GALP e a italiana ENI desistiram de avançar com o projecto de prospecção de petróleo ao largo da costa vicentina [ver página ao lado]. As duas empresas petrolíferas alegaram ser "objectivamente impossível" prosseguir com as actividades de exploração, deixando assim cair um projecto que visava a (pouco provável) descoberta de potenciais jazidas de hidro-carbonetos no sub-solo do Atlântico, a cerca de 50 quilómetros da faixa costeira mais bela do país.
Este desfecho vai de encontro às reivindicações de uma larga maioria da população, assim como de autarcas, associações ambientalistas e empresários das áreas agrícola e turística, que nunca viram este projecto com bons olhos. E com razão! Porque o projecto do consórcio GALP-ENI acarretava mais riscos que eventuais benefícios, colocando mesmo em causa aquela que é a maior riqueza da região: a sua natureza quase imaculada e uma biodiversidade variada e única.
É pois a altura de aplaudir aqueles que, ao longo de vários meses, nunca baixaram os braços e contestaram com argumentos e factos os interesses meramente financeiros de dois gigantes económicos. Nem sempre são os mais poderosos que ganham e, quando a luta é justa, a vitória está inevitavelmente mais próxima. Foi o que aconteceu no Alentejo Litoral em Outubro de 2018, num momento que marca, seguramente, o presente de todos nós e o futuro das próximas gerações.

2. Duas notas finais: uma para a Câmara de Odemira, pelo forte investimento que faz na Educação. É, seguramente, assim que se constrói uma sociedade mais forte, com cidadãos mais formados e participativos. A segunda para Afonso Silva, grande esperança do ciclismo nacional que começou a pedalar nas estradas de Odemira e que sonha em conquistar o Mundo. Um exemplo de esforço, abnegação e dedicação. Parabéns.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 17/01/2019
Concelho de Odemira recebe
409.200 euros para coesão social
Os municípios do distrito de Beja vão receber mais de seis milhões de euros para dinamizarem, nos próximos três anos, novos projectos de coesão social, no sentido de mitigar problemas como o desemprego, a pobreza e o envelhecimento.
07h00 - quinta, 17/01/2019
NDC Odemira com
duas medalhas no
Nacional de Estrada
A equipa de atletismo do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) teve uma participação bastante positiva no Campeonato Nacional de Estrada/ Corrida Allianz, disputado no último sábado, 12 de Janeiro, em Oeiras, regressando a casa com duas medalhas.
07h00 - quinta, 17/01/2019
REN entrega prémio
"AGIR 2018"
na Carrasqueira
A empresa Redes Eléctricas Nacionais (REN) promove nesta quinta-feira, 17 de Janeiro, a cerimónia de entrega do prémio "AGIR 2018", que decorrerá a partir das 17h00 na sede da Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira, na Comporta (Grândola).
07h00 - quarta, 16/01/2019
Ossadas humanas
descobertas em Tróia
Uma equipa de arqueólogos descobriu na última segunda-feira, 14 de janeiro, ossadas humanas na crista do areal da Ponta do Verde, nas imediações da Caldeira de Tróia (Grândola), onde está a realizar trabalho de campo.
07h00 - quarta, 16/01/2019
"Tourism Innovation
Journeys" em Sines
O auditório do Centro de Artes de Sines acolhe nesta quarta-feira, 16 de Janeiro, uma sessão pública do projecto "Tourism Innovation Journeys", promovido pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP) e pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e dedicado à valorização turística do Alentejo.

Data: 04/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial