17h16 - segunda, 01/10/2018

Desistiram... e ainda bem!


Carlos Pinto
A semana que está agora a chegar ao fim começou com uma boa notícia. Aliás, com uma excelente notícia para o Alentejo Litoral (e para todo o país): a portuguesa GALP e a italiana ENI desistiram de avançar com o projecto de prospecção de petróleo ao largo da costa vicentina [ver página ao lado]. As duas empresas petrolíferas alegaram ser "objectivamente impossível" prosseguir com as actividades de exploração, deixando assim cair um projecto que visava a (pouco provável) descoberta de potenciais jazidas de hidro-carbonetos no sub-solo do Atlântico, a cerca de 50 quilómetros da faixa costeira mais bela do país.
Este desfecho vai de encontro às reivindicações de uma larga maioria da população, assim como de autarcas, associações ambientalistas e empresários das áreas agrícola e turística, que nunca viram este projecto com bons olhos. E com razão! Porque o projecto do consórcio GALP-ENI acarretava mais riscos que eventuais benefícios, colocando mesmo em causa aquela que é a maior riqueza da região: a sua natureza quase imaculada e uma biodiversidade variada e única.
É pois a altura de aplaudir aqueles que, ao longo de vários meses, nunca baixaram os braços e contestaram com argumentos e factos os interesses meramente financeiros de dois gigantes económicos. Nem sempre são os mais poderosos que ganham e, quando a luta é justa, a vitória está inevitavelmente mais próxima. Foi o que aconteceu no Alentejo Litoral em Outubro de 2018, num momento que marca, seguramente, o presente de todos nós e o futuro das próximas gerações.

2. Duas notas finais: uma para a Câmara de Odemira, pelo forte investimento que faz na Educação. É, seguramente, assim que se constrói uma sociedade mais forte, com cidadãos mais formados e participativos. A segunda para Afonso Silva, grande esperança do ciclismo nacional que começou a pedalar nas estradas de Odemira e que sonha em conquistar o Mundo. Um exemplo de esforço, abnegação e dedicação. Parabéns.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 17/05/2019
Câmara de Santiago
tem novo camião
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adquiriu um novo camião de carga de 26 toneladas, com caixa basculante, num investimento avaliado em cerca de 143 mil euros.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Parceria junta Benfica a
Vasco da Gama de Sines
O Vasco da Gama de Sines assinou nesta quinta-feira, 16 de Maio, no Caixa Futebol Campus, um protocolo de parceria com o Sport Lisboa e Benfica na área do futebol de formação.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Governante de Timor
visitou Porto de Sines
O ministro dos Transportes e Comunicações de Timor-Leste, José Agustinho da Silva, visitou nesta semana o Porto de Sines, no sentido de "conhecer o funcionamento e as potencialidades desta infra-estrutura portuária".
07h00 - quinta, 16/05/2019
Câmara de Sines
ocupa jovens no Verão
A Câmara de Sines vai voltar a promover em 2019 mais uma edição do "Mãos à Obra", programa ocupacional de Verão para jovens dos 15 aos 25 anos, que vai decorrer durante o próximo mês de Julho.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial