16h11 - quinta, 15/11/2018

Campistas transgressores


Carlos Pinto
Quem costuma circular pela costa do Alentejo Litoral há muito que se habituou ao cenário: seja junto às arribas ou nos locais mais inusitados, a escassos metros das praias ou a coberto da vegetação de um parque natural, são às dezenas os campistas que estacionam as suas auto-caravanas onde melhor lhes convém, fechando olhos às restrições e beneficiando de vista privilegiada para o pôr-do-sol sobre a mais bela faixa litoral do país.
Há muito que este problema está identificado pelos principais agentes locais, com as forças de segurança com competência na matéria a actuar dentro das suas possibilidades legais. Mas, infelizmente, nem sempre a legislação vai de encontro ao bem comum, favorecendo por negligência quem prevarica. É o que muitas vezes sucede nestes casos, onde apesar dos esforços das autoridades poucas vezes os campistas transgressores são efectivamente punidos.
A situação tem vindo a ganhar contornos mais alarmantes nos últimos anos, tendo mesmo a Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Milfontes vindo a terreiro com uma moção, aprovada por unanimidade, onde delibera contra o auto-caravanismo e campismo selvagem na Costa Vicentina e exige, em simultâneo, que Governo altere a Lei 50/2006, "no sentido desta prever que as coimas sejam efectivas" e "pagas na hora" [ver texto na página ao lado].
A posição assumida pelos eleitos de Vila Nova de Milfontes é de aplaudir e deve ser seguida por todas as autarquias que, diariamente, sofrem com esta situação. É que apesar de o turismo ser uma das principais fontes de receita da região, há que saber respeitar as regras. E ao Estado exige-se a fiscalização deste cumprimento. Sobretudo porque este mesmo Estado, em muitas outras questões, actua com um rigor quase inquisitório que depois não aplica neste problema.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/07/2019
FACECO 2019 apoia
pescadores da Azenha
A FACECO terá um cariz solidário em 2019, uma vez que metade do valor resultante da venda de entradas reverterá para a campanha solidária que está a decorrer em favor dos pescadores da Azenha do Mar afectados pelo incêndio de 6 de Maio.
07h00 - quinta, 18/07/2019
"Músicas do Mundo"
arranca no Porto Covo
Arranca nesta quinta-feira, 18 de Julho, a 21ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines, que promete uma viagem em redor do globo através da música até ao próximo dia 27 de Julho (sábado), com concertos em Porto Covo e Sines.
07h00 - quinta, 18/07/2019
Transportes públicos mais baratos
em Agosto no Alentejo Litoral
As populações dos cinco concelhos do Alentejo Litoral vão passar a pagar, a partir de Agosto, um máximo de 40 euros por mês pelo seu passe nas viagens realizadas através da Rodoviária do Alentejo com origem e destino nestes municípios.
07h00 - quarta, 17/07/2019
Concurso de fotografia
em Santiago do Cacém
já tem vencedor
Nuno Alexandre Mateus, com o trabalho "Interacções", foi o vencedor da quarta edição do concurso de fotografia "Num instante… um novo olhar", promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 17/07/2019
Alcácer do Sal
promove actividades
para os mais novos
A Câmara de Alcácer do Sal e o Agrupamento de Escolas local promovem até ao final da próxma semana, 26 de Julho, mais uma edição do programa de Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF).

Data: 19/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial