15h54 - quinta, 29/11/2018

Uma aposta que vale a pena


Carlos Pinto
Odemira foi reconhecido esta semana como "Município Amigo do Desporto". Uma distinção atribuída pela plataforma "Cidade Social" e que reconhece as boas práticas e o trabalho desenvolvido pela autarquia local na área do Desporto e na promoção da actividade física, seja através da promoção e dinamização da prática desportiva no concelho, seja pela diversidade de instalações desportivas colocadas à disposição dos munícipes, pelos eventos que organiza, pela promoção do desporto adaptado ou pelo apoio aos clubes [ver notícia na página 13 desta edição].
Em suma, a plataforma "Cidade Social" acaba por reconhecer aquela que tem sido uma estratégia seguida desde há anos pelo Município odemirense, em que o Desporto é encarado como algo muito mais lato e amplo, numa visão que extravasa o clubismo e que vai além da mera competição.
Ora esta parece-nos uma aposta acertada e que, seguramente, proporcionará colher bons frutos no futuro a curto-médio prazo. Porque o Desporto é muito mais que a prática de determinada modalidade ou a conquista de determinado resultado desportivo. O Desporto vai para além de vitórias e derrotas. É muito mais que as taças e as medalhas que se conquistam. O Desporto é uma escola de vida, onde se incutem valores e princípios, onde se valoriza o trabalho de equipa (mesmo quando se compete individualmente), onde se aprende a importância de seguir normas e regras, onde se promove a camaradagem, a entreajuda e o espírito de sacrifício.
Tudo isto são pilares essenciais na formação de uma comunidade mais justa e mais solidária e na construção de uma sociedade onde a igualdade e a coesão social estejam na linha da frente das prioridades. Apostar no Desporto é apostar no futuro. E por isso o Município de Odemira merece todos os elogios (e os parabéns) pela opção que assumiu.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

08h00 - quinta, 20/06/2019
AHSA defende melhores
condições de acolhimento
Resolver a questão do acolhimento e da integração dos cidadãos estrangeiros a trabalhar nas explorações horto-frutícolas do concelho de Odemira tem de ser uma prioridade, no sentido de garantir o desenvolvimento de um sector que já movimenta anualmente mais de 200 milhões de euros.
08h00 - quinta, 20/06/2019
Dois reforços no
Vasco da Gama de Sines
Os médios Cléber Monteiro (sem clube) e Tiago Guia (ex-Estrela de Santo André) são os reforços já confirmados no Vasco da Gama de Sines para a temporada 2019-2020, em que a equipa vai disputar a 1ª divisão distrital de Setúbal.
08h00 - quinta, 20/06/2019
CDS questiona Governo
sobre Porto de Sines
O deputado do CDS-PP Hélder Amaral questionou esta semana a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre o futuro do sector portuário na cidade de Sines e sobre as alterações legislativas previstas na área.
07h00 - quarta, 19/06/2019
Fundação Oceano Azul
apoia escolas de Sines
O Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas de Sines foi um dos 19 de todo o país que integram a rede do Desporto Escolar que receberam equipamentos náuticos oferecidos pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa.
07h00 - quarta, 19/06/2019
Delegação do Conselho
da Europa visita Alcácer
O concelho de Alcácer do Sal recebe nesta quarta-feira, 19, a partir das 9h30, a visita de uma delegação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

Data: 07/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial