15h38 - quinta, 13/12/2018

Apoiar também é um investimento


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira acaba de apresentar os dados relativos aos primeiros três anos e meio de funcionamento do "Odemira Empreende", o seu Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego. E os números revelados são bem expressivos (e em certa medida impressionantes): 774.393,18 euros concedidos em apoios financeiros a 93 novos projectos empresariais, a que se junta a criação de 112 novos postos de trabalho. Dados conclusivos que permitem mesmo ao vice-presidente da autarquia, Ricardo Cardoso, afirmar que este programa tem sabido "impulsionar o tecido empresarial existente" e também "trazer novas iniciativas para o concelho de Odemira" [ver entrevista nas páginas 4 e 5 desta edição do "SW"].
Ora os resultados alcançados pela Câmara de Odemira através deste programa municipal atestam bem a necessidade deste tipo de iniciativas, sobretudo no interior, onde muitas vezes a diferença entre uma boa ideia e um bom negócio está na capacidade de ir além das intenções e ter as ferramentas (e apoios) necessárias avançar com um projecto bem planeado e com "cabeça, tronco e membros".
É, portanto, de elogiar a iniciativa do Município de Odemira, que ao invés de ficar à espera da chegada de novas iniciativas empresariais ao seu território teve a capacidade de tomar a liderança do processo e incentivar a criação de novas micro e pequenas empresas, que ajudam a robustecer a economia local. Neste caso, apoiar tem sido investir. Em nome de um território mais coeso, com mais riqueza e com mais oportunidades.

Um ano positivo
O ano de 2018 está a chegar ao fim e, na hora de fazer o balanço, pode dizer-se que estes 12 meses foram positivos para o Alentejo Litoral. Um ano que fica, sobretudo, marcado por uma excelente notícia: a de que não haverá prospecção de petróleo ao largo da mais bela costa do mundo. Boas festas e um óptimo 2019 para todos!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
CIMAL cria Centro
de Apoio ao Consumidor
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) assinou na passada semana, com o Governo e a Direcção Geral do Consumidor (DGC), o protocolo que permite a criação em Grândola do Centro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor (CIAC).
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Câmara de Santiago
tem novo camião
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adquiriu um novo camião de carga de 26 toneladas, com caixa basculante, num investimento avaliado em cerca de 143 mil euros.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Parceria junta Benfica a
Vasco da Gama de Sines
O Vasco da Gama de Sines assinou nesta quinta-feira, 16 de Maio, no Caixa Futebol Campus, um protocolo de parceria com o Sport Lisboa e Benfica na área do futebol de formação.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial