15h38 - quinta, 13/12/2018

Apoiar também é um investimento


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira acaba de apresentar os dados relativos aos primeiros três anos e meio de funcionamento do "Odemira Empreende", o seu Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego. E os números revelados são bem expressivos (e em certa medida impressionantes): 774.393,18 euros concedidos em apoios financeiros a 93 novos projectos empresariais, a que se junta a criação de 112 novos postos de trabalho. Dados conclusivos que permitem mesmo ao vice-presidente da autarquia, Ricardo Cardoso, afirmar que este programa tem sabido "impulsionar o tecido empresarial existente" e também "trazer novas iniciativas para o concelho de Odemira" [ver entrevista nas páginas 4 e 5 desta edição do "SW"].
Ora os resultados alcançados pela Câmara de Odemira através deste programa municipal atestam bem a necessidade deste tipo de iniciativas, sobretudo no interior, onde muitas vezes a diferença entre uma boa ideia e um bom negócio está na capacidade de ir além das intenções e ter as ferramentas (e apoios) necessárias avançar com um projecto bem planeado e com "cabeça, tronco e membros".
É, portanto, de elogiar a iniciativa do Município de Odemira, que ao invés de ficar à espera da chegada de novas iniciativas empresariais ao seu território teve a capacidade de tomar a liderança do processo e incentivar a criação de novas micro e pequenas empresas, que ajudam a robustecer a economia local. Neste caso, apoiar tem sido investir. Em nome de um território mais coeso, com mais riqueza e com mais oportunidades.

Um ano positivo
O ano de 2018 está a chegar ao fim e, na hora de fazer o balanço, pode dizer-se que estes 12 meses foram positivos para o Alentejo Litoral. Um ano que fica, sobretudo, marcado por uma excelente notícia: a de que não haverá prospecção de petróleo ao largo da mais bela costa do mundo. Boas festas e um óptimo 2019 para todos!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 21/01/2019
CM Alcácer rejeita
novas competências
A Câmara de Alcácer do Sal decidiu, no final da passada semana em reunião do executivo municipal, não aceitar a transferência de competências do Estado nos anos de 2019 e 2020.
07h00 - segunda, 21/01/2019
APC Odemira dinamiza
projecto "Abranger +"
Ceder temporariamente materiais de apoio a pessoas com incapacidade física é o grande objectivo do projecto "Abranger +", dinamizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) no âmbito do seu Centro de Apoio à Inclusão (CAI).
17h47 - domingo, 20/01/2019
Domingo de derrotas para
equipas de Odemira
Este foi um domingo para esquecer para as equipas do concelho de Odemira que disputam o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja.
07h00 - domingo, 20/01/2019
Equipas de Odemira
em acção na 1ª divisão
A deslocação do Praia de Milfontes ao reduto do Penedo Gordo é um dos grandes destaques da 9ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, agendada para as 15h00 deste domingo, 20 de Janeiro.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências
O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial