15h38 - quinta, 13/12/2018

Apoiar também é um investimento


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira acaba de apresentar os dados relativos aos primeiros três anos e meio de funcionamento do "Odemira Empreende", o seu Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego. E os números revelados são bem expressivos (e em certa medida impressionantes): 774.393,18 euros concedidos em apoios financeiros a 93 novos projectos empresariais, a que se junta a criação de 112 novos postos de trabalho. Dados conclusivos que permitem mesmo ao vice-presidente da autarquia, Ricardo Cardoso, afirmar que este programa tem sabido "impulsionar o tecido empresarial existente" e também "trazer novas iniciativas para o concelho de Odemira" [ver entrevista nas páginas 4 e 5 desta edição do "SW"].
Ora os resultados alcançados pela Câmara de Odemira através deste programa municipal atestam bem a necessidade deste tipo de iniciativas, sobretudo no interior, onde muitas vezes a diferença entre uma boa ideia e um bom negócio está na capacidade de ir além das intenções e ter as ferramentas (e apoios) necessárias avançar com um projecto bem planeado e com "cabeça, tronco e membros".
É, portanto, de elogiar a iniciativa do Município de Odemira, que ao invés de ficar à espera da chegada de novas iniciativas empresariais ao seu território teve a capacidade de tomar a liderança do processo e incentivar a criação de novas micro e pequenas empresas, que ajudam a robustecer a economia local. Neste caso, apoiar tem sido investir. Em nome de um território mais coeso, com mais riqueza e com mais oportunidades.

Um ano positivo
O ano de 2018 está a chegar ao fim e, na hora de fazer o balanço, pode dizer-se que estes 12 meses foram positivos para o Alentejo Litoral. Um ano que fica, sobretudo, marcado por uma excelente notícia: a de que não haverá prospecção de petróleo ao largo da mais bela costa do mundo. Boas festas e um óptimo 2019 para todos!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/07/2019
Presidente da CM Odemira: "FACECO é atractiva para todos os públicos"
Na dia em que começa mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, revela ao "SW" a importância do evento para o município.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ministro do Ambiente
vai inaugurar
obras em Milfontes
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, vai estar nesta sexta-feira, 19 de Julho, no concelho de Odemira, onde vai inaugurar um importante investimento no abastecimento de água a Vila Nova de Milfontes e São Luís.
07h00 - sexta, 19/07/2019
FACECO: vai começar a
grande festa de Odemira!
Está tudo preparado para a grande festa do concelho de Odemira! Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia, música e muita animação são os "ingredientes" da 29ª edição da FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que a Câmara de Odemira promove no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio neste fim-de-semana, 19 a 21 de Julho.
07h00 - sexta, 19/07/2019
"Pacto do Mira"
assinado por parceiros
na FACECO 2019
A FACECO recebe nesta sexta-feira, 19 de Julho, a assinatura do "Pacto do Mira", que marca uma nova "etapa" do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira (PEOVM), que tem vindo a ser preparado pela Câmara de Odemira em parceria com diversas entidades públicas e privadas.
07h00 - quinta, 18/07/2019
FACECO 2019 apoia
pescadores da Azenha
A FACECO terá um cariz solidário em 2019, uma vez que metade do valor resultante da venda de entradas reverterá para a campanha solidária que está a decorrer em favor dos pescadores da Azenha do Mar afectados pelo incêndio de 6 de Maio.

Data: 19/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial