15h23 - quinta, 14/02/2019

Um trabalho fundamental


Carlos Pinto
n Um homem de 28 anos foi detido nesta semana por agressões à ex-companheira em plena via pública em Vila Nova de Milfontes. A notícia surge na página 4 desta edição do "SW" e é mais uma a somar a outras tantas idênticas que nas últimas semanas têm vindo a público. Aliás, no primeiro mês do ano foi contabilizada a morte de nove mulheres e jovens às mãos de homens enlouquecidos de Norte a Sul do país, casos que nos envergonham enquanto comunidade e que, sobretudo, nos devem obrigar a uma séria reflexão sobre a sociedade que estamos a construir. Porque ninguém pode ficar indiferente a tamanha barbaridade num tempo apelidado de "moderno", cheio de tecnologia de ponta e de conceitos ingleses. Mas na acção, por vezes, parecemos recuar ao século XIX.
Por tudo isto (e muito mais) é de elogiar o trabalho desenvolvido ao longo de 2018 pela TAIPA junto das crianças das creches e jardins-de-infância do concelho de Odemira. A "Biblioteca Itinerante IG0+" é um projecto simples, mas pejado de simbolismo e de uma importância fulcral para ajudar os mais novos a interiorizarem princípios essenciais como a Igualdade de Género ou a Cidadania.
Para muitos até pode parecer coisa pouca levar uns livros para a escola e colocar os petizes a falar sobre o que é ser homem e mulher. Pode até aparentar ser insignificante e desnecessário fazer os mais novos pensar desde já na questão da Igualdade de Género ou de Oportunidades como um conceito de vida. Mas não o é, bem pelo contrário! E porquê? Porque é em tenra idade que nos são incutidos os valores (bons ou maus) que nos guiarão vida fora.
Com este projecto a TAIPA fez o seu papel e os educadores/as também. Resta que na casa de cada um de nós tenhamos a capacidade de seguir este exemplo, com consciência cívica e responsabilidade. Para que a barbárie não continue.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
CIMAL cria Centro
de Apoio ao Consumidor
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) assinou na passada semana, com o Governo e a Direcção Geral do Consumidor (DGC), o protocolo que permite a criação em Grândola do Centro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor (CIAC).
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Câmara de Santiago
tem novo camião
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adquiriu um novo camião de carga de 26 toneladas, com caixa basculante, num investimento avaliado em cerca de 143 mil euros.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Parceria junta Benfica a
Vasco da Gama de Sines
O Vasco da Gama de Sines assinou nesta quinta-feira, 16 de Maio, no Caixa Futebol Campus, um protocolo de parceria com o Sport Lisboa e Benfica na área do futebol de formação.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial