15h31 - quinta, 01/08/2019

Existem sempre boas notícias...


Carlos Pinto
n Uma das tendências mais habituais nos últimos tempos em certos quadrantes é o de ver sempre todo e qualquer assunto pelo prisma mais negativo. Um exemplo: àquele que diz "o crescimento económico em Portugal aumentou nos últimos seis semestres", o outro responde "mas continua abaixo de muitos países da Europa". Outro exemplo: ao argumento "temos menos desemprego" há sempre quem responda "porque há muita precariedade e emigração". É uma espécie de lógica do "copo meio cheio ou meio vazio" aplicada à realidade… muitas vezes de forma enviesada e sem coerência.
Apesar desta dicotomia cada vez mais presente na nossa sociedade, há que saber separar "o trigo do joio". E perante determinados factos, depois de ponderados e devidamente analisados, concluir que estamos perante bons indicadores para aquilo que todos ambicionamos: mais economia e mais coesão social e territorial.
Vem isto a propósito de dois temas que marcaram a agenda mediática na região nas últimas duas semanas. Desde logo, a inauguração da conduta adutora de água a São Luís a partir da ETA de Vila Nova de Milfontes [ver página ao lado]. Um investimento que não foi tão avultado quanto isso e que, previsivelmente, vai colocar termo a um problema bastante antigo no abastecimento de água a esta freguesia do concelho de Odemira.
Depois, há o investimento previsto para o Porto de Sines: cerca de 1,2 mil milhões de euros na expansão do Terminal XXI e a construção do Terminal Vasco da Gama [ver página 8]. Duas obras de grande envergadura que permitirão alavancar o crescimento do porto do Alentejo Litoral e abrir-lhe novos horizontes, colocando-o em definitivo nas principais rotas de mercadorias do mundo (com todos os benefícios económicos para a região e para o país que daí advêm).
Afinal, mesmo do lado do "copo vazio", ainda há boas notícias. Boas férias!!!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 21/08/2019
Câmara de Alcácer do Sal
mantém taxa de IMI em 2020
A Câmara de Alcácer do Sal vai manter o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) na taxa de 0,3% em 2020, continuando a ser, segundo a autarquia, o valor mais baixo do distrito de Setúbal.
07h00 - quarta, 21/08/2019
Jovens colaboraram
na Câmara de Sines
Meia centena de jovens do concelho de Sines participaram, durante o passado mês de Julho, na terceira edição do "Mãos à Obra", programa ocupacional de Verão para jovens organizado pela Câmara Municipal local.
07h00 - terça, 20/08/2019
Teatro e animação de rua
em Vila Nova de Milfontes
As ruas de Vila Nova de Milfontes (concelho de Odemira) recebem nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de Agosto, a passagem do Festival E.
07h00 - terça, 20/08/2019
Praia de Milfontes
no Nacional de juvenis
A equipa de juvenis do Praia de Milfontes entrou "de pé esquerdo" no campeonato nacional da categoria, que arrancou na manhã do passado domingo, 18 de Agosto.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Feira de Agosto valoriza
produtos endógenos
Os produtos endógenos do concelho de Grândola, como o arroz, o azeite ou as uvas, vão estar em destaque na edição de 2019 da Feira de Agosto, que arranca na "vila morena" já nesta quinta-feira, 22.

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial