15h31 - quinta, 01/08/2019

Existem sempre boas notícias...


Carlos Pinto
n Uma das tendências mais habituais nos últimos tempos em certos quadrantes é o de ver sempre todo e qualquer assunto pelo prisma mais negativo. Um exemplo: àquele que diz "o crescimento económico em Portugal aumentou nos últimos seis semestres", o outro responde "mas continua abaixo de muitos países da Europa". Outro exemplo: ao argumento "temos menos desemprego" há sempre quem responda "porque há muita precariedade e emigração". É uma espécie de lógica do "copo meio cheio ou meio vazio" aplicada à realidade… muitas vezes de forma enviesada e sem coerência.
Apesar desta dicotomia cada vez mais presente na nossa sociedade, há que saber separar "o trigo do joio". E perante determinados factos, depois de ponderados e devidamente analisados, concluir que estamos perante bons indicadores para aquilo que todos ambicionamos: mais economia e mais coesão social e territorial.
Vem isto a propósito de dois temas que marcaram a agenda mediática na região nas últimas duas semanas. Desde logo, a inauguração da conduta adutora de água a São Luís a partir da ETA de Vila Nova de Milfontes [ver página ao lado]. Um investimento que não foi tão avultado quanto isso e que, previsivelmente, vai colocar termo a um problema bastante antigo no abastecimento de água a esta freguesia do concelho de Odemira.
Depois, há o investimento previsto para o Porto de Sines: cerca de 1,2 mil milhões de euros na expansão do Terminal XXI e a construção do Terminal Vasco da Gama [ver página 8]. Duas obras de grande envergadura que permitirão alavancar o crescimento do porto do Alentejo Litoral e abrir-lhe novos horizontes, colocando-o em definitivo nas principais rotas de mercadorias do mundo (com todos os benefícios económicos para a região e para o país que daí advêm).
Afinal, mesmo do lado do "copo vazio", ainda há boas notícias. Boas férias!!!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

14h17 - quinta, 09/04/2020
94 casos positivos
de coronavírus
no Alentejo
Até à meia-noite desta quarta-feira, 8, o Alentejo registou 94 casos positivos de Covid-19, apenas mais um que no dia anterior, adianta o relatório da situação epidemiológica diário publicado pela Direcção Geral da Saúde (DGS).
08h00 - quinta, 09/04/2020
Junta de Porto Covo
cancela iniciativas
A Junta de Freguesia de Porto Covo, no concelho de Sines, decidiu tomar algumas medidas para fazer face à crise causada pela pandemia da Covid-19, nomeadamente o cancelamento de algumas das iniciativas que tinha previstas.
08h00 - quinta, 09/04/2020
Empresa Ambilital garante
recolha de resíduos
Apesar da pandemia de Covid-19 que afecta todo o país, a Ambilital vai manter o serviço de recolha selectiva de resíduos nos sete concelhos onde opera, incluindo os cinco do Alentejo Litoral, garante ao "SW" o presidente da empresa intermunicipal que tem sede em Ermidas-Sado (concelho de Santiago do Cacém).
08h00 - quinta, 09/04/2020
Santiago do Cacém
cria área de acolhimento
A Câmara da Santiago do Cacém está a equipar um espaço reservado ao acolhimento de pessoas não infectados com a Covid-19 no Pavilhão Municipal de Desportos da cidade, anunciou nesta quarta-feira, 8, fonte da autarquia.
13h37 - quarta, 08/04/2020
Covid-19:
Alentejo tem 93
casos positivos
O Alentejo registava, à meia-noite desta terça-feira, 7, um total de 93 casos positivos de Covid-19, mais oito que no dia anterior, adiantou hoje o relatório da situação epidemiológica em Portugal diário da Direcção Geral da Saúde (DGS).

Data: 27/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial