18h18 - quinta, 02/01/2020

De Portugal a Macau


António Martins Quaresma
Quando o ano de 2019 se esvai, ocorre-me um facto da história do concelho de Odemira e, especialmente, da freguesia de Vila Nova de Milfontes: a viagem aérea Portugal-Macau, realizada em 1924, por José Manuel Sarmento de Beires, António Brito Pais e Manuel Gouveia. Fez este ano 95 anos.
Numa altura em que viajar de avião se tornou banal, esquecemos, facilmente, o longo trajecto que o transporte aéreo percorreu para chegar onde nos encontramos. O desenvolvimento técnico, com raízes no século XIX, o papel dos pioneiros, esses "gloriosos malucos das máquinas voadoras" (parafraseando o título do filme realizado por Ken Annakin, em 1965), o mundo de Santos Dumont, de Charles Lindbergh, de Amelia Earhart, uma mulher que lutou pela igualdade de género, do "nosso" Brito Pais – fazem parte desse percurso.
O avião, um Breguet 16 BN2, de fabricação francesa – excedente da 1ª Guerra Mundial que poucos anos antes se travara –, partiu do campo dos Coitos, em Milfontes, na manhã enevoada de 7 de Abril de 1924, levando a bordo Pais e Beires. Alguns meses passados, em Setembro, concluída a aventurosa viagem, realizou-se em Milfontes uma festa de homenagem aos aviadores, um dos quais, António Brito Pais, era natural do concelho (na realidade, nasceu no Monte dos Malveiros, em Santa Luzia, pertencente à família, e foi baptizado em Colos).
Essa festa incluiu o assentamento da primeira pedra de um monumento, na Barbacã, que acabaria esquecido, ele e a viagem, entre os milfontenses, em particular, e os odemirenses, em geral.
Só em 1984, na sequência do surgimento de estudos históricos sobre Milfontes, houve condições para se evocar o 60º aniversário da viagem e aqueles que a realizaram. A população de Milfontes, que, com excepção dos mais velhos, ignorava o acontecimento, teve assim oportunidade de o conhecer e celebrar. Tendo sido lançada, então, a ideia de retomar o projecto do monumento, este seria erigido em Setembro de 1993, no lugar onde algumas décadas antes tinha sido assentada a primeira pedra. Sem procurar revelar os factos que, entre 1984 e 1993, envolveram o extenso processo da concretização do monumento, realço que, desta vez, não caiu no esquecimento, tendo o arranque final contado com os meios da Junta de Freguesia de Milfontes.
A viagem aérea de Portugal a Macau foi um acontecimento algo "estranho" no quadro da história local, pois até àquele momento nada ligara Milfontes à aviação. Na realidade, os aviadores escolheram esta vila para darem início à expedição por motivos mais ou menos fortuitos, sabendo, aliás, que uma abalada de Milfontes dificilmente teria a perceptibilidade de uma partida de Lisboa, com diferentes repercussões, desde logo no próprio financiamento da viagem.
Como é sabido, o infortúnio atingiria, mais tarde, os principais autores desta viagem: em 1934, Brito Pais morreu num acidente de avião e Sarmento de Beires era preso por se opor ao regime salazarista, acabando por se exilar no estrangeiro. E na terra que os viu partir para Macau foi-se esfumando a lembrança dos exaltantes dias de 1924...
No 95º aniversário deste evento histórico, a caminho de perfazer um século, a viagem aérea que, com partida de Milfontes, ligou Portugal a Macau fica aqui modestamente recordada.

Nota
Relativamente à última crónica sobre o arquivo da antiga Casa do Povo de Sabóia, apraz esclarecer que a Junta de Freguesia de Sabóia disponibilizou as suas instalações para guardar a documentação, Junta que, gentilmente, já havia facilitado o seu acesso.



Outros artigos de António Martins Quaresma

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/09/2020
ABC de Santo André
na 1ª divisão nacional
de basquetebol
A equipa do Atlético Basquete Clube (ABC) de Santo André? venceu no domingo, 27, os Salesianos do Estoril por 75-60, garantindo a subida ao campeonato nacional da 1ª divisão da modalidade.
07h00 - terça, 29/09/2020
Alcácer do Sal
mantém IMI mais baixo
do distrito de Setúbal
A Câmara de Alcácer do Sal vai manter em 2021 a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,3% para os prédios urbanos, naquele que é o valor mais baixo praticado pelas autarquias em todo o distrito de Setúbal.
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial