10h57 - quinta, 30/01/2020

Cancro e fumo do tabaco!


Paulo Vitória
Comemora-se, a 4 de fevereiro, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, uma doença que mata, por ano, 10 milhões de pessoas no mundo e 30.000 em Portugal. Estes números tendem a agravar-se, uma vez que a incidência do cancro continua a subir em Portugal e na Europa.
Os objetivos do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro são aumentar os conhecimentos sobre esta doença e promover ações eficazes para o seu controlo. Cerca de 40% das mortes causadas por cancro podem ser evitadas se forem adotadas as medidas adequadas de prevenção, deteção precoce e tratamento. É necessário insistir na mensagem que o cancro pode ser prevenido e que cada um deve proteger-se desta doença.
As causas evitáveis de cancro são conhecidas e o fumo do tabaco é a principal. Em Portugal estima-se que 20% das mortes causadas por cancro são atribuíveis a esta causa.
Deixar de fumar e evitar ambientes poluídos pelo fumo do tabaco são as melhores medidas individuais contra o cancro. Apresentamos a seguir algumas dicas para deixar de fumar, dirigindo-as a quatros grupos diferentes: 1) quem não pensa em deixar de fumar; 2) quem pensa em deixar de fumar nos próximos seis meses; 3) quem pensa deixar de fumar nos próximos dias; e 4) quem já parou de fumar.
Se não pensa em deixar de fumar, mas chegou até aqui na leitura deste texto, eis a sua dica: informe-se melhor sobre as consequências de fumar e as vantagens de deixar de fumar. Não fumar é o melhor que pode fazer pela sua saúde. Mas ganha ainda bem-estar, confiança em si, facilidade em respirar e em fazer exercício, tempo e dinheiro e mais liberdade para os usar.
Se pensa em deixar de fumar nos próximos seis meses, deve estar a sentir o conflito entre esta vontade e a falta da confiança para avançar. A principal dica para si é enfrentar este conflito e resolvê-lo. Invista na motivação definindo os seus motivos para mudar. Aumente a sua confiança, informando-se sobre os métodos para deixar de fumar. Procure pessoas próximas que tenham realizado esta mudança e peça-lhes apoio.
Se pensa deixar de fumar nos próximos dias, prepare-se para dar este passo com segurança, dedicando tempo a conhecer e a controlar os seus hábitos tabágicos. Quais são os cigarros mais importantes para si? E aqueles que podia evitar sem dificuldade? Encare esta fase como se estivesse a preparar uma viagem e divirta-se. Consulte o seu médico de família. Existem medicamentos para deixar de fumar que são mais eficazes quando são tomados com acompanhamento médico.
Se já parou de fumar sinta o orgulho por ter realizado algo tão importante para si e para os seus familiares e amigos. Vai sentir vontade de fumar com alguma frequência… Repita as vezes que for necessário que já não fuma e que agora é um(a) não fumador(a). Se estiver a tomar medicamentos, siga o plano terapêutico e não termine a medicação antes do tempo.
Para terminar desejamos uma boa viagem contra o cancro. Se sentir necessidade de mais informação ou apoio, não hesite em ligar para a linha do Serviço Nacional de Saúde, SNS 24: 808 242 424.

O autor utiliza o novo
Acordo Ortográfico



Outros artigos de Paulo Vitória

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 10/08/2020
Fernando Pimenta
vai 'remar' em Milfontes
Fernando Pimenta, campeão do Mundo e vice-campeão olímpico de canoagem, vai estar nesta segunda-feira, 10 de Agosto, em Vila Nova de Milfontes, numa acção de promoção da modalidade.
07h00 - segunda, 10/08/2020
Detido por tráfico de
droga em S. Teotónio
Um homem de 38 anos foi detido, no final da passada, pela GNR na freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
07h00 - segunda, 10/08/2020
Santiago requalifica
parques infantis
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém procedeu à requalificação de alguns dos parques infantis existentes no concelho, num investimento que totaliza cerca de 91375 euros.
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Odemira promove
"Animar o Verão 2020"
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Lançado concurso para a
expansão do Porto de Sines
A empresa PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), já lançou o concurso para a expansão desta infra-estrutura portuária, anuncia a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS).

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial