15h17 - quinta, 13/02/2020

O "SW" faz seis anos. Parabéns!


Carlos Pinto
Foi, como tem sido sempre desde então, numa sexta-feira que o "Jornal Sudoeste" chegava às mãos dos nossos leitores pela primeira vez. Depois de semanas de muito trabalho, a 7 de Fevereiro de 2014 materializámos a ambição de criar um jornal que fosse "a voz e o rosto" de todo o Alentejo Litoral, dando a conhecer o que de melhor esta fantástica região tem, denunciando problemas e aplaudindo novos projectos. Um jornal capaz de ir da serra ao mar, mas que fosse, acima de tudo, feito para e pelas pessoas. Com dedicação, empenho, seriedade e isenção.
Desde então passaram-se seis anos e 147 edições. São cerca de 2.500 páginas de jornal com notícias, factos e reportagens para todos os gostos. Páginas de jornal que são, em simultâneo, o "espelho" daquela que tem sido a evolução do Alentejo Litoral, servindo igualmente de "fiéis depositárias" da memória colectiva destas terras e destas gentes ao longo desta meia dúzia de anos.
Longe de querermos ser juízes em causa própria, também não negamos que nos orgulhamos do trabalho feito desde Fevereiro de 2014. Calcorreámos milhares de quilómetros, falámos com centenas de pessoas, assistimos "em primeira mão" a momentos únicos. O trabalho feito está à vista de todos e o reconhecimento que o "SW" já granjeou entre os seus leitores é a melhor prova de que o caminho percorrido tem valido a pena. Ainda mais num meio como o Alentejo Litoral, onde fazer um jornal é tudo menos tarefa fácil…
Por isso mesmo, e neste singelo momento de celebração, não podemos deixar de agradecer àqueles que sempre estiveram a nosso lado: desde os colaboradores incansáveis aos anunciantes que sempre nos apoiaram, passando – obviamente – pelos leitores que nunca deixaram de nos dispensar a sua atenção.
Hoje mais que nunca um jornalismo de qualidade é essencial para termos uma democracia saudável e, sobretudo, participativa. Só assim teremos cidadãos informados, capazes de "puxar" pelo desenvolvimento social da região. É isso que esteve na base do nascimento do "SW" e é isso que continua a motivar-nos todos os dias.
Os desafios do futuro são mais que muitos, a todos os níveis. Da nossa parte há metas bem claras que queremos atingir ao longo deste ano de 2020, a começar pelo reforço dos conteúdos que apresentamos quinzenalmente. O aumento do número de assinantes e uma renovada presença na Internet são outros objectivos que assumimos para os próximos 12 meses, sempre guiados pelos princípios de rigor e inconformismo de que não abdicamos.
Tudo para termos um "SW" melhor de edição para edição. Tudo pelos nossos leitores.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

08h00 - quinta, 02/04/2020
Câmara de Odemira lança
15 medidas de apoio económico
Com a crise "à porta" devido à pandemia de Covid-19, a Câmara de Odemira acaba de lançar um pacote de 15 medidas de apoio às famílias, instituições e empresas do concelho, no valor de dois milhões de euros, com o objectivo "de contribuir para a salvaguarda da economia familiar, da preservação do tecido empresarial e do emprego e ajudar as instituições no seu trabalho diário de apoio social".
08h00 - quinta, 02/04/2020
Obras retomadas
no centro de Santiago
A empresa Arquijardim vai retomar nesta quinta-feira, 2 de Abril, as obras de requalificação da Avenida Manuel da Fonseca, da zona comercial do centro histórico e da envolvente do Mercado Municipal em Santiago do Cacém.
08h00 - quinta, 02/04/2020
Aulas de ginástica na
Internet em Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal começa a promover nesta quinta-feira, 2 de Abril, aulas de ginástica em directo na sua página no Facebook para crianças e seniores, ministradas pelos professores da equipa de Desporto da autarquia.
08h00 - quarta, 01/04/2020
Alojamentos de
Grândola apoiam
profissionais de saúde
A Câmara de Grândola tem vindo a estabelecer contacto com os diersos alojamentos turísticos licenciados no concelho, no sentido destes disponibilizarem alojamento a profissionais de saúde e outros que estejam envolvidos no combate à Covid-19.
08h00 - quarta, 01/04/2020
aicep Global Parques
concedeu apoio à
Misericórdia de Sines
A aicep Global Parques anunciou que, na sequência da pandemia de Covid-19 que afecta Portugal, apoiou financeiramente a Santa Casa da Misericórdia de Sines na aquisição de equipamentos de protecção individual, nomeadamente máscaras, luvas e gel desinfectante.

Data: 27/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial