14h53 - quinta, 12/03/2020

Coronavírus COVID-19: o que se sabe?


Cláudia Silva
Em dezembro de 2019 teve-se conhecimento de um conjunto de casos de pneumonia na China. A investigação concluiu que foi causado por um vírus não conhecido até então, agora designado por Coronavírus de 2019 ou COVID-19. Os coronavírus representam um grande grupo de vírus, cuja aparência se assemelha a uma coroa, justificando a escolha do nome. Existem vários coronavírus que podem causar sintomas respiratórios, tal como dificuldade respiratória, tosse ou febre, embora tendam a ser situações facilmente tratadas e sem implicação de maior para a pessoa. Sabe-se, contudo, que alguns desses vírus tem a capacidade de causar doença mais severa, tal como o SARS-cov descoberto na China em 2003, o MERS-cov na Arábia Saudita em 2012 e, mais recentemente, o referido COVID-19.
Sabe-se que os primeiros casos surgiram na província de Wuhan, na China, num grupo de pessoas relacionadas com o mercado de animais. A doença espalhou-se primeiro pelas pessoas próximas, tais como familiares e profissionais de saúde. Contudo, rapidamente se espalhou por todo país. Presentemente já existem casos confirmados de doença em vários países de vários continentes.

Mas de onde surgiu o COVID-19?
Sabe-se que os coronovírus existem num círculo de animais, contudo, por vezes podem ser transmitidos aos humanos.

Como se transmite?
A transmissão entre pessoas pode ocorrer de duas formas:
– contato direto com pessoas infetadas pelo vírus: as gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo,
– contato com superfícies e objetos contaminados: as gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada; se as outras pessoas tocarem nesses objetos ou superfícies e depois tocarem nos olhos, nariz ou boca com as mãos.
O período de incubação pode ir até 14 dias, pelo que os sintomas podem surgir após esse período de contato com a pessoa infetada.

Quais são os principais sintomas?
Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade respiratória; são semelhantes a uma gripe e podem evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Quais são as orientações gerais da Direção Geral de Saúde (DGS) para minimizar a propagação da doença?
– Quando espirrar ou tossir, tapar o nariz e a boca com o antebraço ou com lenço de papel.
– Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão ou usar solução à base de álcool.
– Se regressou de uma área afetada, evite contacto próximo com outras pessoas.
– Se apresentar algum dos sintomas e tiver estado em alguma das zonas afetadas ou em contato com uma pessoa infetada, ligue para a linha SNS24 (808 24 24 24) e siga as orientações.
É importante que se mantenha informado através das fontes oficiais, sendo a entidade responsável em Portugal a DGS (https://www.dgs.pt/corona-virus/). Evite a propagação de falsas informações que poderão inclusivamente ter um efeito contraproducente!

A autora utiliza o novo
Acordo Ortográfico



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 10/08/2020
Fernando Pimenta
vai 'remar' em Milfontes
Fernando Pimenta, campeão do Mundo e vice-campeão olímpico de canoagem, vai estar nesta segunda-feira, 10 de Agosto, em Vila Nova de Milfontes, numa acção de promoção da modalidade.
07h00 - segunda, 10/08/2020
Detido por tráfico de
droga em S. Teotónio
Um homem de 38 anos foi detido, no final da passada, pela GNR na freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
07h00 - segunda, 10/08/2020
Santiago requalifica
parques infantis
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém procedeu à requalificação de alguns dos parques infantis existentes no concelho, num investimento que totaliza cerca de 91375 euros.
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Odemira promove
"Animar o Verão 2020"
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Lançado concurso para a
expansão do Porto de Sines
A empresa PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), já lançou o concurso para a expansão desta infra-estrutura portuária, anuncia a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS).

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial