14h53 - quinta, 12/03/2020

O bom exemplo de Odemira


Carlos Pinto
n A secretária de Estado para a Integração e as Migrações esteve no final da passada semana no concelho de Odemira e não poupou nos elogios ao trabalho realizado localmente, pela autarquia e por diversas instituições parceiras, em prol da integração de cidadãos migrantes.
Cláudia Pereira passou pelo Agrupamento de Escolas de São Teotónio e ainda por uma herdade agrícola, espaços onde observou in loco o "grande esforço" que tem sido feito em Odemira "por manter a harmonia social num concelho onde um quarto da população é estrangeira", como refere em entrevista ao "SW" [ver página 7]. A governante vai mais longe e diz mesmo ter ficado impressionada com muito daquilo que viu, daí Odemira ter sido convidado para ser "um 'concelho-piloto' de integração", dadas "as suas boas práticas".
Estas palavras, proferidas por uma voz externa ao concelho mas atenta àquelas que são as exigências associadas a estas matérias, atestam, de facto, que o caminho percorrido por Odemira em termos de integração de migrantes tem sido o mais adequado. Ainda assim, não tem sido um percurso fácil (bem pelo contrário), faltando dar muitos passos rumo a uma integração total de todos aqueles que chegam ao território provenientes de outras latitudes.
Sabemos que este é um trabalho complexo, moroso, por vezes sem resultados imediatos. Mas é um trabalho necessário e premente, que tem de ser compreendido, aceite e realizado por todos (entidades, empresas, cidadãos locais e estrangeiros) e não apenas por algumas das partes. Se assim for, será mais fácil alcançar os resultados desejados perante uma realidade incontornável: os migrantes vieram mesmo para ficar!

2. O surto de coronavírus tem sido o tema dos últimos dias em Portugal. O caso é grave e exige ponderação e cautela. Por isso mesmo, mais que perorar sobre o assunto, a mensagem essencial a passar é que todos tomem as devidas medidas de precaução e sigam à risca as recomendações da Direcção Geral de Saúde. Pela sua saúde e para o bem de todos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/09/2020
ABC de Santo André
na 1ª divisão nacional
de basquetebol
A equipa do Atlético Basquete Clube (ABC) de Santo André? venceu no domingo, 27, os Salesianos do Estoril por 75-60, garantindo a subida ao campeonato nacional da 1ª divisão da modalidade.
07h00 - terça, 29/09/2020
Alcácer do Sal
mantém IMI mais baixo
do distrito de Setúbal
A Câmara de Alcácer do Sal vai manter em 2021 a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,3% para os prédios urbanos, naquele que é o valor mais baixo praticado pelas autarquias em todo o distrito de Setúbal.
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial