14h52 - quinta, 04/06/2020

"Pezinhos" na areia!


Carlos Pinto
O último fim-de-semana foi de calor no Litoral Alentejano e o "SW" também meteu os "pezinhos na areia", falando com vários dos banhistas que não quiseram perder a oportunidade de experimentar as praias da região nestes dias de canícula [ver reportagem ao lado]. Tal como era esperado, foram muitos os que foram a banhos. Mas ao contrário do que bastantes temiam, quase todos cumpriram com rigor e preocupação aquelas que são as normas de distanciamento social sugeridas pela Direcção Geral da Saúde para este tipo de situações.
Estes primeiros dias de praia poderão ser, inclusive, uma antecipação do que todos iremos passar no Verão que se aproxima. Não é expectável que haja falta de gente nas praias de Portugal, mas todos deveremos notar uma mudança nos comportamentos dos banhistas (até porque, honra seja feita, os portugueses têm sido exemplares na resposta que tem sido dada a esta pandemia, seja no plano do Estado, seja ao nível do comportamento de cada um).
Ora esta nova "normalidade" não deixa de constituir um sinal positivo e de esperança para o turismo no Alentejo, nomeadamente para a costa alentejana. Sem grandes possibilidades de viajarem para o estrangeiro, muitos portugueses optarão por fazer férias "cá dentro". E, nesse momento, certamente que preferirão uma zona tranquila, sem grandes enchentes, com "espaço", boa gastronomia, arte em receber e um "histórico" quase incólume em matéria de infectados com Covid-19.
Todos estes argumentos jogam a favor do Alentejo Litoral: por ser uma região que se diferencia pela qualidade ambiental, por manter intacta a pureza das paisagens e pelo sossego que se sente mesmo em dias de enchente. Afinal de contas, é possível que o Verão de 2020 não seja tão negativo como muitos perspectivavam em meados de Abril.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 06/08/2020
Vestígios arqueológicos
descobertos em Alvalade
A Câmara de Santiago do Cacém vai estudar os vestígios arqueológicos que foram encontrados e colocados a descoberto em várias ruas de Alvalade, no decorrer das obras de requalificação do centro histórico daquela vila.
07h00 - quinta, 06/08/2020
U. Santiago garante
12 reforços para 20-21
A formação do União de Santiago (Santiago do Cacém) já garantiu um total de 12 reforços para a época de 2020-2021, onde irá participar no campeonato distrital da 1ª divisão de Setúbal.
07h00 - quinta, 06/08/2020
Sines: Senhora das Salas
celebrada sem procissões
A tradicional Festa da Nossa Senhora das Salas, em Sines, não contará este ano com as habituais procissões de noite, a 14 de Agosto, e de tarde, a 15 de Agosto, adianta a Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 05/08/2020
Santiago do Cacém com
mais bolsas de estudo
A Câmara de Santiago do Cacém decidiu aumentar o número de bolsas de estudo para o Ensino Superior a atribuir em 2020-2021, devido ao agravamento da situação financeira de muitas famílias em virtude da pandemia de Covid-19.
07h00 - quarta, 05/08/2020
Sines reforça apoios
a IPSS's e aos clubes
A Câmara de Sines aprovou no final da passada semana, em reunião do executivo, um reforço aos apoios concedidos às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que mantiveram a sua actividade durante o período da pandemia, assim como o aumento dos apoios concedidos ao associativismo desportivo relativos à época de 2019-2020.

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial