14h52 - quinta, 04/06/2020

"Pezinhos" na areia!


Carlos Pinto
O último fim-de-semana foi de calor no Litoral Alentejano e o "SW" também meteu os "pezinhos na areia", falando com vários dos banhistas que não quiseram perder a oportunidade de experimentar as praias da região nestes dias de canícula [ver reportagem ao lado]. Tal como era esperado, foram muitos os que foram a banhos. Mas ao contrário do que bastantes temiam, quase todos cumpriram com rigor e preocupação aquelas que são as normas de distanciamento social sugeridas pela Direcção Geral da Saúde para este tipo de situações.
Estes primeiros dias de praia poderão ser, inclusive, uma antecipação do que todos iremos passar no Verão que se aproxima. Não é expectável que haja falta de gente nas praias de Portugal, mas todos deveremos notar uma mudança nos comportamentos dos banhistas (até porque, honra seja feita, os portugueses têm sido exemplares na resposta que tem sido dada a esta pandemia, seja no plano do Estado, seja ao nível do comportamento de cada um).
Ora esta nova "normalidade" não deixa de constituir um sinal positivo e de esperança para o turismo no Alentejo, nomeadamente para a costa alentejana. Sem grandes possibilidades de viajarem para o estrangeiro, muitos portugueses optarão por fazer férias "cá dentro". E, nesse momento, certamente que preferirão uma zona tranquila, sem grandes enchentes, com "espaço", boa gastronomia, arte em receber e um "histórico" quase incólume em matéria de infectados com Covid-19.
Todos estes argumentos jogam a favor do Alentejo Litoral: por ser uma região que se diferencia pela qualidade ambiental, por manter intacta a pureza das paisagens e pelo sossego que se sente mesmo em dias de enchente. Afinal de contas, é possível que o Verão de 2020 não seja tão negativo como muitos perspectivavam em meados de Abril.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/01/2021
Inscrições abertas
para concurso nacional
de BD em Odemira
A Câmara de Odemira e a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos têm abertas, até ao próximo dia 19 de Fevereiro, o 15º Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), integrado na edição deste ano da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - sexta, 22/01/2021
Alcácer do Sal lança
novas medidas de apoio
contra a Covid-19
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou nesta quinta-feira, 21, em reunião extraordinário do executivo municipal, um novo pacote de medidas de emergência "económica e social" para apoiar a população "neste sensível momento do contexto pandémico".
07h00 - sexta, 22/01/2021
Movimento de contentores
cresceu 13% no Porto de Sines
O Porto de Sines encerrou 2020 com um aumento da carga contentorizada de 13% em relação ao ano anterior, naquele que foi "o terceiro melhor resultado de sempre" da infra-estrutura portuária do Alentejo Litoral "em termos de movimentação de contentores".
07h00 - quinta, 21/01/2021
Câmara de Odemira quer mais
medidas para pernoita e
aparcamento de auto-caravanas
A Câmara de Odemira aprovou por unanimidade, a 7 de Janeiro, uma moção sobre a proibição de pernoita e aparcamento de auto-caravanas, onde solicita "medidas adicionais" para a simplificação dos processos de licenciamento das Áreas de Serviço de Auto-caravanas e o reforço dos meios de fiscalização.
07h00 - quinta, 21/01/2021
Autarca de Santiago
defende vacinação de
elementos dos bombeiros
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém enviou um ofício ao primeiro-ministro, onde apela para que seja considerada "prioritária" a vacinação dos elementos das equipas de socorro dos corpos de bombeiros.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial