12h47 - quinta, 02/07/2020

O vírus (ainda) anda por aí!


Carlos Pinto
Num contexto altamente complicado e pleno de imprevistos perante uma ameaça completamente desconhecida como era (e é) a Covid-19, não há dúvidas que Portugal é um caso de sucesso. Por muito que alguns o tentem negar, é indiscutível que ao nível do Estado, das entidades locais e de cada um de nós enquanto cidadãos houve uma capacidade exemplar de tomar medidas preventivas antecipadamente, que colocaram a saúde da comunidade como a prioridade máxima (e única) e evitaram um desastre de dimensões inimagináveis.
As últimas semanas têm sido de regresso à normalidade – ao "novo normal", como muitos frisam –, mas é preciso que todos tenham bem presente que o vírus não se evaporou simplesmente e que ainda "anda por aí". Aliás, os casos registados em incidentes como os do parque de campismo da Galé (Grândola) ou da festa de Odiáxere (Vila do Bispo) devem servir de alerta para a necessidade de não baixarmos guardas. Ainda mais numa altura em que começam a chegar à região os primeiros turistas do Verão.
Num tempo de grandes dificuldades para as economias locais, o turismo será essencial para minimizar os impactos negativos da pandemia. Por isso mesmo, há que continuar a agir com zelo e respeito por todas as directrizes de higiene e segurança, para que o Alentejo Litoral continue a ser o destino preferencial dos milhares de turistas portugueses que quererão vir para a região e desfrutar de belas praias, boa gastronomia e um ambiente único. Tudo em segurança!

2. A gestora Catarina Filipe é a nova presidente da administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e tem pela frente um missão bem "espinhosa". Sendo uma instituição há muito deficitária em recursos (humanos e técnicos), espera-se que a nova equipa de gestão da ULSLA saiba encontrar as soluções para minimizar estes problemas, possibilitando que a população desta região (e também os seus visitantes) disponha finalmente de todos os cuidados de saúde que lhe são devidos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Odemira promove
"Animar o Verão 2020"
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Lançado concurso para a
expansão do Porto de Sines
A empresa PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), já lançou o concurso para a expansão desta infra-estrutura portuária, anuncia a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS).
07h00 - sexta, 07/08/2020
Águas do Alentejo
visita obras em Santiago
A Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo (AMGAP) e a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) promoveram, no final de Julho, uma visita às obras que têm em curso na região.
07h00 - quinta, 06/08/2020
Vestígios arqueológicos
descobertos em Alvalade
A Câmara de Santiago do Cacém vai estudar os vestígios arqueológicos que foram encontrados e colocados a descoberto em várias ruas de Alvalade, no decorrer das obras de requalificação do centro histórico daquela vila.
07h00 - quinta, 06/08/2020
U. Santiago garante
12 reforços para 20-21
A formação do União de Santiago (Santiago do Cacém) já garantiu um total de 12 reforços para a época de 2020-2021, onde irá participar no campeonato distrital da 1ª divisão de Setúbal.

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial