14h50 - quinta, 01/10/2020
Duas décadas exemplares!
Carlos Pinto
Inovação; colaboração e interajuda; trabalho de equipa; cooperação; participação; transparência; responsabilidade; eficiência; qualidade; ambição; especialização; diferenciação são estes os valores que, desde o dia da fundação, moldaram ao longo do tempo a TAIPA Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, que a 28 de Setembro último celebrou 20 anos de existência [ver entrevista na página 8].
Foram duas décadas em que a instituição se guiou sempre pela visão de "desenvolver e crescer Odemira para o mundo", assumindo de forma declarada (e distintiva) a ambição de "potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos habitantes do concelho de Odemira, com base nos recursos, costumes e tradições endógenos" possibilitando que estes fossem "capazes de traçar o seu próprio caminho e assim contribuir para o desenvolvimento do território" , além de "apoiar e promover actividades económicas que sejam sustentáveis e potenciadoras de desenvolvimento".
Cumprido este longo percurso, pode dizer-se que a missão foi cumprida! Foram 20 anos verdadeiramente exemplares por parte de uma organização cooperativa que, a partir de uma ideia concreta para o território e de uma inusual capacidade de trabalhar em parceria e em rede, soube "partir pedra" (algumas bem duras) e contribuir decisivamente para o crescimento sócio-económico do maior concelho do país. Um trabalho que se pode aferir no plano da formação profissional, mas também em áreas como a economia, a educação de adultos, a acção social, a integração de migrantes ou a igualdade de género.
Neste momento simbólico resta-nos felicitar a TAIPA e todos os seus colaboradores (antigos e actuais) pelo trabalho desenvolvido. Mas, sobretudo, deixar um desafio à instituição: o de conseguir manter o trilho percorrido, sempre em busca de novos projectos e de ideias inovadoras e integradoras que possam fazer a diferença neste território do Alentejo Litoral.
Outros artigos de Carlos Pinto