14h50 - quinta, 01/10/2020

Duas décadas exemplares!


Carlos Pinto
Inovação; colaboração e interajuda; trabalho de equipa; cooperação; participação; transparência; responsabilidade; eficiência; qualidade; ambição; especialização; diferenciação – são estes os valores que, desde o dia da fundação, moldaram ao longo do tempo a TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, que a 28 de Setembro último celebrou 20 anos de existência [ver entrevista na página 8].
Foram duas décadas em que a instituição se guiou sempre pela visão de "desenvolver e crescer Odemira para o mundo", assumindo de forma declarada (e distintiva) a ambição de "potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos habitantes do concelho de Odemira, com base nos recursos, costumes e tradições endógenos" – possibilitando que estes fossem "capazes de traçar o seu próprio caminho e assim contribuir para o desenvolvimento do território" –, além de "apoiar e promover actividades económicas que sejam sustentáveis e potenciadoras de desenvolvimento".
Cumprido este longo percurso, pode dizer-se que a missão foi cumprida! Foram 20 anos verdadeiramente exemplares por parte de uma organização cooperativa que, a partir de uma ideia concreta para o território e de uma inusual capacidade de trabalhar em parceria e em rede, soube "partir pedra" (algumas bem duras) e contribuir decisivamente para o crescimento sócio-económico do maior concelho do país. Um trabalho que se pode aferir no plano da formação profissional, mas também em áreas como a economia, a educação de adultos, a acção social, a integração de migrantes ou a igualdade de género.
Neste momento simbólico resta-nos felicitar a TAIPA e todos os seus colaboradores (antigos e actuais) pelo trabalho desenvolvido. Mas, sobretudo, deixar um desafio à instituição: o de conseguir manter o trilho percorrido, sempre em busca de novos projectos e de ideias inovadoras e integradoras que possam fazer a diferença neste território do Alentejo Litoral.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/01/2021
Caravelas-portuguesas avistadas
em praias de Odemira e de Sines
A Capitania do Porto de Sines alertou a população esta terça-feira, 26, para a presença de caravelas-portuguesas "no espelho de água e nas praias dos concelhos de Sines e de Odemira, incluindo no rio Mira".
07h00 - quinta, 28/01/2021
Cinco ADR do
Litoral Alentejano com
horário mais alargado
Os ADR Comunidade (áreas dedicadas para doentes para atendimento a utentes com sintomatologia de Covid-19) dos cinco centros de saúde do Litoral Alentejano passaram a ter um horário "mais alargado", dada a "actual situação pandémica" na região.
07h00 - quinta, 28/01/2021
Covid-19: Surto
com 38 infectados
no lar de Alvalade
Um surto de Covid-19 com 38 infectados, 10 dos quais funcionários e 28 utentes, foi identificado pelas autoridades de saúde no lar da Casa do Povo de Alvalade, informa a Câmara de Santiago do Cacém.
07h00 - terça, 26/01/2021
Câmara de Sines
entrega refeições a
alunos do concelho
A Câmara de Sines alargou o fornecimento de refeições escolares no concelho a todos os níveis de ensino, sendo que estas serão entregues em casa dos alunos, por forma a evitar "deslocações e a concentração de pessoas nas horas de levantamento das refeições".
07h00 - terça, 26/01/2021
Autarca de Alcácer quer
bombeiros e funcionários
da Câmara vacinados
O presidente da Câmara de Alcácer do Sal defende que os bombeiros voluntários e os funcionários da autarquia sejam colocados nos grupos prioritários no processo de vacinação contra a Covid-19.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial