13h01 - quinta, 15/10/2020

Estaremos de regresso a Março?


Carlos Pinto
Os últimos dias têm sido marcados pelo crescimento alarmante dos números da Covid-19 em todo o mundo, confirmando o que muitos peritos desde cedo alertaram: haveria uma segunda vaga da pandemia no início do Outono! Em Portugal esta previsão confirmou-se, com a quantidade de casos diários registados na última semana a igualar (e até a superar) aqueles que foram identificados nos meses de Março e Abril, aqueles em que o país foi obrigado ao confinamento.
Posto isto, o Governo decidiu colocar o país em Estado de Calamidade, apertando muito as regras e restrições a que todos estamos impostos. Mas só isto será insuficiente se todos nós, enquanto cidadãos e membros de uma comunidade, não interiorizarmos que a prevenção e a diminuição do número de casos depende em grande medida das nossas acções e opções no dia-a-dia.
É nesse sentido indispensável que todos cumpramos escrupulosamente com as regras de higienização e distanciamento social. Que evitemos os ajuntamentos na via pública. Que utilizemos máscara sempre que nos desloquemos por uma via pública onde haja mais cidadãos em circulação. Acima de tudo, que não facilitemos nem baixemos a guarda, para evitar um crescimento avassalador do número de casos e, sobretudo, do número de doentes internados com Covid-19.
Caso contrário, poderemos estar de regresso àquelas semanas intermináveis de confinamento que vivemos entre Março e Maio… E nesse caso, os problemas que se seguirão serão muito mais graves. Porque não haverá nem economia nem Estado social que aguente tamanha crise!

2. António Ceia da Silva foi eleito presidente da CCDR do Alentejo, sucedendo no cargo a Roberto Grilo, seu adversário nas eleições de 13 de Outubro [ver página 10]. Seguem-se cinco anos de mandato e um gigantesco desafio: concretizar todas as ambições (algumas há muito adiadas) do Alentejo. Que seja bem sucedido!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 27/10/2020
Câmara de Santiago
prepara orçamento 2021
com juntas de freguesia
A Câmara de Santiago do Cacém promoveu nos últimos dias um conjunto de reuniões com os executivos das oito juntas de freguesia do concelho, no sentido de preparar as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2021.
07h00 - terça, 27/10/2020
CM Sines renova
medidas de apoio
no âmbito da Covid-19
A Câmara de Sines aprovou, por unanimidade, um novo conjunto de medidas de apoio no âmbito do combate à Covid-19 no concelho, tendo em conta o actual estado da pandemia no território nacional.
07h00 - terça, 27/10/2020
Câmara de Odemira atribui
apoio financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - segunda, 26/10/2020
CM Alcácer do Sal
atribui apoio à
associação Focinho's
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou, no final da passada semana, em reunião do executivo municipal, um apoio financeiro extraordinário, no valor de oito mil euros, para a associação Focinho's.
07h00 - segunda, 26/10/2020
Arquivo de Grândola colabora
na divulgação de genealogia
A Câmara de Grândola, através do Arquivo Municipal, e a organização "FamilySearch" estabeleceram uma parceria que visa "a preservação e publicação de arquivos com valor genealógico" do concelho.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial