12h35 - quinta, 10/12/2020

Empenho recompensado


Carlos Pinto
A igualdade de acesso à educação é um direito consagrado em Portugal (e no mundo), ainda que nem sempre cumprido. Que o digam os jovens oriundos de classes mais desfavorecidas, sobretudo nos grandes centros urbanos, na maior das vezes despojados dos meios essenciais para a sua evolução educativa e lectiva, por mais esforço que concentrem nas aulas e nos seus estudos. Ou que o digam também os alunos do interior, onde nem sempre contam com professores para todas as disciplinas e que, em muitos casos, necessitam mudar de escola (e de localidade) para prosseguir determinada área de formação, sobretudo a partir do 10º ano.
Estes são apenas dois exemplos de como a igualdade no acesso à educação em Portugal (ainda) está longe de ser cumprida. É o que é e são muitas as razões que o justificam. E dificilmente este quadro será substancialmente diferente no futuro próximo, não obstante o investimento público que se faça no sector.
Por isso, mais que socorrerem-se de discursos fatalistas ou aceitarem de braços caídos esta realidade, são muitos os alunos que, no dia-a-dia, tentam contrariar esta aparente inevitabilidade. É o caso dos jovens da Escola Secundária de Odemira, que ano após ano vão dando cartas na área das Ciências Naturais, apresentando projectos inovadores e com muito potencial de desenvolvimento, alguns dos quais merecedores de prémios nacionais (como sucedeu recentemente na XIV Mostra Nacional de Ciência) – ver página 8.
Na base deste trabalho está a professora Paula Canha, que merece todos os créditos e elogios por conseguir motivar os seus alunos nestas áreas. Uma dedicação que tem encontrado eco nos seus jovens estudantes, permitindo a estes a abertura de novos horizontes, independentemente de todas as condicionantes e dificuldades de quem estuda na Secundária de Odemira e não num qualquer liceu "xpto" de Lisboa ou do Porto.
É certo que todo o meio envolvente (social, económico, etc) condiciona o futuro de cada um de nós. Mas o empenho, a dedicação e a perseverança conseguem esbater tudo isso. A prova está nos alunos odemirenses.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial