15h49 - quinta, 25/02/2021

A força das autarquias!


Carlos Pinto
Voltemos à Covid-19… sempre a Covid-19! Agora que o momento mais crítico da chamada "terceira vaga" da pandemia parece ter passado, com os números de infectados, de internados e de óbitos a diminuir significativamente e o processo de vacinação a generalizar-se entre a população, há outros impactos da doença a que urge dar resposta.
Desde logo na área social, mas também no apoio a empresas e instituições sociais, culturais ou desportivas, a braços com uma crise nunca antes vista e sem solução imediata, dada a imprevisibilidade de toda esta situação que vivemos há praticamente um ano.
É precisamente esta realidade – em que a crise sanitária resvalou, em simultâneo, para uma crise económica – que levou as câmaras municipais do Alentejo Litoral a avançar, desde já, com novos pacotes de medidas de apoio extraordinárias, no sentido de mitigar os problemas que vão (ou podem vir) surgindo nos seus territórios.
Por exemplo, e como o "SW" lhe conta na página 4 desta edição, a Câmara de Odemira reservou 1,25 milhões de euros e lançou 30 novas medidas para tentar "combater" os danos causados pela Covid-19 neste concelho.
Este é apenas mais um (bom) exemplo de como as câmaras municipais da região – e também do país – estão a tentar dar a resposta que os seus cidadãos exigem neste momento, mesmo que isso implique, na maior parte das vezes, ir muito para além daquelas que são as suas próprias competências.
Em tempo de crise como é esta "era Covid", as autarquias tem sabido estar à altura das necessidades e dito "presente" no combate à pandemia. Uma resposta que comprova a necessidade de haver em Portugal um Poder Local forte. E que demonstra, igualmente, ao contrário do que muitos criticam quando falam de Regionalização, que é com uma gestão local ou regional que se alcançam resultados mais efectivos. Seja nesta, seja em muitas outras matérias.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 17/04/2021
Novo abrigo de
observação de aves
na Lagoa de Melides
A Câmara de Grândola inaugura neste sábado, 17, pelas 11h00, um novo abrigo de observação de aves junto à Lagoa de Melides, ponto de residência e passagem de aves migratórias.
11h01 - sexta, 16/04/2021
Covid-19. CM Odemira considera "injustas" medidas aplicadas ao concelho
A Câmara de Odemira "discorda das medidas adotadas" pelo Governo relativamente à pandemia da Covid-19, que farão o concelho regredir, a partir de segunda-feira, 19, no plano de desconfinamento em curso no país, exigindo que seja revista "imediatamente a metodologia de cálculo dos indicadores que serviram de base à decisão".
07h00 - sexta, 16/04/2021
Monte Novo
de Palma vai ter
casa comunitária
A União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana vai avançar "em breve" com a construção de uma casa comunitária na localidade de Monte Novo de Palma, tendo o contrato da empreitada sido assinado na segunda-feira, 12.
07h00 - sexta, 16/04/2021
Utentes de Alcácer
manifestam-se junto
ao Centro de Saúde
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Alcácer do Sal promove nesta sexta-feira, 16, pelas 18h00, uma "ação de luta" em defesa do Serviço Nacional de Saúde junto ao Centro de Saúde local.
07h00 - sexta, 16/04/2021
Porto de Sines cresce 10%
no primeiro trimestre de 2021
O Porto de Sines movimentou quase 12 milhões de toneladas de carga nos primeiros três meses deste ano, o que representa um crescimento de 10% face ao mesmo período de 2020, adianta fonte da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial