Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos
serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas
com a Google. Ao utilizar este site, concorda com a utilização de cookies.
14h57 - quinta, 07/04/2022
Um trabalho interminável...e essencial!
Carlos Pinto
No final de março, a Câmara de Odemira, a TAIPA Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, seis entidades empresariais, três juntas de freguesia e duas associações renovaram o consórcio público-privado, que permite a continuidade do trabalho do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) neste concelho [ver notícia e entrevista ao lado].
Trata-se de um projeto que arrancou em julho de 2016, integrado numa rede coordenada pelo Alto Comissariado para as Migrações, e que ao longo destes anos efetuou um total de 15.586 atendimentos, registando igualmente "uma maior proximidade com os cidadãos migrantes" e uma "maior colaboração com as empresas e os serviços públicos".
A continuidade da atividade do CLAIM em Odemira constitui, sem dúvida, uma excelente notícia para este município do Alentejo Litoral, tendo em conta o trabalho que tem vindo a desenvolver no território daquele que é o maior concelho de Portugal.
Ainda há pouco menos de um ano, Odemira andava "nas bocas do mundo", apontada (injustamente) por muitos como um mau exemplo de integração (sobretudo por quem, em Lisboa, não conhece minimamente a realidade local). Por essa altura, tomou-se a "árvore pela floresta", sem se avaliar devidamente as razões dos casos conhecidos e, pior, ignorando os muitos bons exemplos que o concelho tem nesta matéria. Como é o caso do CLAIM.
Ainda assim, o trabalho a fazer é ainda muito. Ou melhor, é interminável pois haverá sempre pessoas migrantes para integrar. Mas é igualmente um trabalho cada vez mais essencial para a construção de uma comunidade que se quer acolhedora, multicultural e aberta ao próximo. E por isso é tão importante o CLAIM de Odemira.