14h57 - quinta, 07/04/2022

Um trabalho interminável...e essencial!


Carlos Pinto
No final de março, a Câmara de Odemira, a TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, seis entidades empresariais, três juntas de freguesia e duas associações renovaram o consórcio público-privado, que permite a continuidade do trabalho do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) neste concelho [ver notícia e entrevista ao lado].
Trata-se de um projeto que arrancou em julho de 2016, integrado numa rede coordenada pelo Alto Comissariado para as Migrações, e que ao longo destes anos efetuou um total de 15.586 atendimentos, registando igualmente "uma maior proximidade com os cidadãos migrantes" e uma "maior colaboração com as empresas e os serviços públicos".
A continuidade da atividade do CLAIM em Odemira constitui, sem dúvida, uma excelente notícia para este município do Alentejo Litoral, tendo em conta o trabalho que tem vindo a desenvolver no território daquele que é o maior concelho de Portugal.
Ainda há pouco menos de um ano, Odemira andava "nas bocas do mundo", apontada (injustamente) por muitos como um mau exemplo de integração (sobretudo por quem, em Lisboa, não conhece minimamente a realidade local). Por essa altura, tomou-se a "árvore pela floresta", sem se avaliar devidamente as razões dos casos conhecidos e, pior, ignorando os muitos bons exemplos que o concelho tem nesta matéria. Como é o caso do CLAIM.
Ainda assim, o trabalho a fazer é ainda muito. Ou melhor, é interminável – pois haverá sempre pessoas migrantes para integrar. Mas é igualmente um trabalho cada vez mais essencial para a construção de uma comunidade que se quer acolhedora, multicultural e aberta ao próximo. E por isso é tão importante o CLAIM de Odemira.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 02/10/2023
Misericórdia de Alcácer remodelou
Residência José Godinho Jacob
A Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal inaugurou, na passada semana, as obras de requalificação da Residência José Godinho Jacob, que vai passar a funcionar como Centro de Dependência e Demência.
07h00 - segunda, 02/10/2023
Gastronomia
ligada à caça
em Grândola
A Câmara de Grândola promove, ao longo deste mês de outubro, mais uma edição das Semanas Gastronómicas, desta feira dedicada ao javali e outras caças.
19h56 - domingo, 01/10/2023
Praia de Milfontes
vence dérbi no
arranque do campeonato
O Praia de Miulfontes venceu neste domingo, 1, o Odemirense, num dérbi que marcou a jornada inagural do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - sexta, 29/09/2023
Odemira debate as diversas "dimensões" da água
As "problemáticas da água, da sustentabilidade e da resiliência territorial", associadas ao rio Mira e à barragem de Santa Clara, vão estar em debate durante o fim-de-semana, dias 29 de setembro a 1 de outubro, em Sabóia, no colóquio "Águas Gémeas".
07h00 - sexta, 29/09/2023
Rastreio ao
cancro da mama
em Odemira
O concelho de Odemira recebe, a partir desta sexta-feira, 29, um rastreio ao cancro da mama, promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e pelo ACES do Litoral Alentejano, com o apoio da Câmara Municipal.

Data: 29/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial