16h02 - quinta, 21/04/2022

O elogio da persistência


Carlos Pinto
As coisas aparentemente "simples" dão muito trabalho. Pode haver muito boa gente a pensar o contrário, mas será seguramente porque nunca estiveram envolvidos na organização de algo em prol da comunidade ou de uma determinada instituição. É que para fazer acontecer é preciso coragem, dedicação e persistência… muita persistência.
As Festas de Maio, que arrancam no próximo dia 29 de abril na aldeia de Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira, são um perfeito exemplo disso mesmo. Um certame que nasceu da boa-vontade de muitos para divulgar as artes e as tradições locais que, rapidamente, se transformou num evento emblemático, capaz de trazer centenas de visitantes ao território. Tudo feito sem assomos de protagonismo ou outros "artificialismos", mas sim com simplicidade e uma clara noção do que era esperado da iniciativa.
Passados 30 anos, as Festas de Maio ganharam um lugar próprio no calendário festivo da região, sendo hoje um espaço de convívio e (re)encontro, além de palco privilegiado para o cante alentejano, para o cante a despique e baldão e para a viola campaniça. Mas as festas são ainda mais que isso: constituem um momento único de promoção territorial e de desenvolvimento económico numa zona longe de todos os "centros".
Por tudo isto, quem fez e faz as Festas de Maio está, indiscutivelmente, de parabéns. Pela coragem, pela dedicação e pela persistência!

2. Persistência é também uma das características de todos aqueles que, quinzenalmente, ajudam a fazer o "SW". Já lá vão 200 edições desde que, a 7 de fevereiro de 2014, nasceu este projeto jornalístico vocacionado para o Alentejo Litoral. O caminho percorrido nunca foi fácil, mas as metas alcançadas compensam todo o esforço e dedicação. Obrigado.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 07/10/2022
Odemira lança projeto
"O Museu Somos Todos"
Valorizar o território do concelho como "lugar de eleição" para o desenvolvimento de atividades profissionalizadas no sector cultural e criativo é uma das grandes metas do novo projeto cultural "O Museu Somos Todos", lançado pela Câmara de Odemira no âmbito do Plano Municipal de Cultura "Odemira 2030".
07h00 - sexta, 07/10/2022
"Renascente quer
chegar aos primeiros
seis classificados"
Depois de ter garantido a manutenção e chegado à final da Taça do Distrito de Beja em 2021-2022, técnico do Renascente de São Teotónio entra na nova temporada com a ambição de ficar na primeira metade da tabela classificativa.
15h13 - quinta, 06/10/2022
Detido em
Odemira por tráfico
de estupefacientes
A GNR deteve, na segunda-feira, 3, um homem com 38 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 04/10/2022
AHSA promove
conferência
em Odemira
Como dar resposta "aos novos e cada vez mais exigentes e complexos" desafios da agricultura e do setor agroalimenta é o mote da "Stargate Conference", que a Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA) promove nesta terça-feira, 4, em Odemira.
07h00 - terça, 04/10/2022
BD em Odemira
conta histórias "à
sombra do montado"
As bandas desenhadas do projeto "Histórias à Sombra do Montado", que alerta para o declínio deste ecossistema, já começaram a ser distribuídas, de forma gratuita, pelo concelho de Odemira.

Data: 29/09/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial